Darksiders Genesis – Horseman Assemble

Antes de mais, é importante dizer que Darkisders é uma das minhas séries favoritas dos últimos anos. Apesar de Darksiders 3 ser o jogo mais fraco, continua a ser um bom jogo, com o primeiro e segundo a serem do melhor que o género já viu nas ultimas gerações.

Darksiders Genesis foge à fórmula dos seus antecessores e apresenta-se como um jogo Diablo style com o habitual humor da série. Além de jogarmos com o já conhecido War, controlamos também Strife pela primeira vez, o único cavaleiro do Apocalipse que atá agora se mantinha na penumbra.

Strife é o mais cool dos quatro irmãos, aquele que tem mais graça e estilo. As suas principais armas são duas pistolas, a Mercy e a Redemption, tendo ainda um conjunto de facas para encontros mais próximo. Podemos utilizar estes dois heróis e trocar de personagem em qualquer momento do jogo. Aliás, ambos têm estilos muito diferentes e cada um é ideal para situações distintas. War é mais forte mas menos ágil, ja´Strife consegue atingir os inimigos de longe mas é mais vulnerável. Esta mistura entre o combate corpo-a-corpo e ao longe dá uma imensa variedade ao jogo, nunca caindo em repetição ou exaustão para o jogador.

Tive o prazer de experimentar o jogo em duas consolas distintas. A primeira vez que o joguei foi na PlayStation 4 e, apesar de ter gostado da experiência, senti que era o tipo de jogo que encaixa melhor numa consola como a Nintendo Switch, apesar de perder algum potencial gráfico na versão portátil. Ainda assim, preferi abdicar de visuais mais definidos em prol de uma experiência mais frenética e viva, além de poder levar o jogo para todo o lado. No entanto, para quem não tem a Switch, deve a mesma considerar este jogo com uma opção válida e de qualidade elevada.

Um dos aspectos mais interessantes no jogo é a possibilidade de explorar livremente os vários cenários. Temos uma “base” onde viajamos entre os vários níveis e onde podemos adquirir melhorias e itens de Vulgrim e Dis mas o resto do tempo é passado a explorar os vários locais calorosos e recheados de seres esbeltos e simpáticos. O que não falta aqui são coleccionáveis para encontrar, itens para melhorar os nossos personagens e chaves que abrem zonas secretas. É um jogo com bastante conteúdo que não se esgota rápido.

Darksiders Genesis já está disponível para a PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Conclusão:

Darksiders Genesis não é melhor jogo da franquia mas é uma entrada interessante, diferente e muito divertida. Recomendável para qualquer fã da série ou de jogos ao estilo Diablo. Tendo experimentado a versão de PS4 e Nintendo Switch, recomendo que seja jogado na híbrida da Nintendo, existindo essa possibilidade.