Liberated – Primeiras impressões

Tive o privilégio de experimentar uma demo jogável do primeiro jogo da Atomic Wolf.

Liberated é o primeiro título do pequeno estúdio situado em Varsóvia, Polónia, tendo lançamento previsto para os próximos meses através da Walkabout.

“Liberated é um jogo de acção-aventura que se desenrola ao longo das páginas de um livro de banda desenhada. Mistura a arte das novelas gráficas desenhadas à mão com a interactividade e acção side-scrolling para criar uma revolucionária mescla entre jogo e BD.” Atomic Wolf

O setting é um futuro distópico, com uma forte estética noir e uma paleta de cores muito restrita (preto, branco e vermelho). Nesta sociedade o governo tem um forte controlo sobre os cidadãos, através do acesso constante aos seus dados e sua presença online. É-nos dado a entender que há pelo menos 3 partes em oposição.

A história avança por blocos, constituídos pelas vinhetas da comic e, pelo que percebi, coloca-nos na pele de vários personagens, que não estão necessariamente no mesmo lado do conflito.

A demo jogável está muito despida de história, tendo apenas conteúdo em algumas páginas da BD, permitindo-nos jogar apenas pequenas missões, que dão para perceber como controlar os personagens.

Inicialmente estranhei o sistema de controlo, fazia lembrar um twin stick shooter mas em versão side scrolling de plataformas, analógico esquerdo para mover e direito para apontar, sendo que disparamos com o gatilho direito. Rapidamente a estranheza passou e percebi que a opção de controlo fazia todo o sentido.

A mecânica é simples, mas muito eficaz, não havendo nada para curar o nosso personagem a não ser o recolher-se num canto escuro, caso estejam inimigos por perto, ou deixar passar alguns segundos, caso estejamos a sós.

Estou curioso com os puzzles, na demo há a possibilidade de fazer hacking com o smartphone, que consiste em pequenos quebra cabeças. Numa outra vinheta tive também a oportunidade de perceber o funcionamento de outras mecânicas, como o empurrar caixas para aceder a certas áreas ou o subir cordas.

É difícil não pensar em Limbo ou Inside ao jogar Liberated, mas enquanto os primeiros são mais virados para a vertente de puzzle e quebra cabeças, este é muito mais virado para a acção, conseguindo manter os nervos em franja e o jogador atento, com o dedo no gatilho.

Liberated estará brevemente disponível para Nintendo Switch e PC.

Primeiras impressões:

A demo de Liberated deixou-me com muita vontade de explorar mais. Com uma jogabilidade refrescante e a promessa de uma história que agarra. A Atomic Wolf pode muito bem estar no caminho de um sucesso à primeira tentativa.