One Piece: Pirate Warriors 4 – Luffy na sua melhor forma

Luffy e companhia regressam ao campo de batalha e estão melhores do que nunca.

Desde os tempos da PlayStation 2 que aprecio imenso jogos Musou, género que ganhou fama em Dynasty Warriors e que tem sido utilizado noutras séries ao longo dos anos como em Dragon Quest ou One Piece. A ideia de ter centenas de inimigos para derrotar com apenas um personagem sempre me fascinou, principalmente quando toda a história envolvente correspondia a qualidade dos combates.

É igualmente importante salientar que não só sou um grande fã deste tipo de jogos, como venero o universo de One Piece. É dos meus animes favoritos e há muitos anos que acompanho a saga e respectivos jogos que são lançados. Contudo, muitos destes jogos não cumprem os mínimos olímpicos e acabam por ser experiências algo fracassadas, principalmente se tivermos sempre aquela esperança de ter um jogo que faça jus à qualidade da série.

Tendo experimentado os anteriores títulos desta franquia, estava com bastantes expectativas para este Pirate Warriors 4. Felizmente, o resultado é extremamente positivo e estamos possivelmente perante um dos melhores jogos de One Piece de sempre, sendo também uma óptima porta de entrada para novos jogadores deste género de jogos.

Temos à nossa disposição três modos de jogo distintos: o Dramatic Log, o Free Log e o Treasure Log. O primeiro funciona como o modo história onde vamos dedicar a maior parte do nosso tempo. A narrativa passa à frente todos os acontecimentos em East Blue, colocando Luffy e companhia na Grand Line, mais concretamente, em Alabastra, onde acontece um dos mais famosos arcos da história. A partir daqui, percorremos todos os acontecimentos da saga, existindo até um arco especial, criado propositadamente para o jogo.

Neste modo os personagens vão ganhando experiência ao longo dos níveis e vamos desbloqueando novas habilidades e melhorando atributos através de uma grelha que nos permite gastar estes pontos da maneira que mais nos aprouver. Estas pequenos elementos RPG estão muito bem encaixados e oferecem um sentimento de progresso e evolução bastante gratificante.

No Free Log podemos revisitar qualquer cenário livremente e repetir os níveis já desbloqueados e no Treasure Log temos acesso a missões especiais que fogem um pouco à história e onde podemos controlar personagens únicos e diferentes do modo principal.

O combate, que acaba por ser o componente mais importante do jogo, está melhor do que nunca. É muito fluido, é simples mas sem nunca se tornar aborrecido e é visualmente excepcional. Os principais ataques e habilidades das personagens foram fielmente recriados e é um deleite para qualquer fã da saga.

Existem mais de 40 personagens jogáveis, um número bastante robusto, representando praticamente todos os grandes heróis e vilões da saga. Todos os personagens estão ainda catalogados em uma das quatro categorias de de habilidade: power, speed, technique, e sky, que promovem uma capacidade a cada personagem.

A nível gráfico é do mais fiel ao anime que já vimos em videojogos. Os personagens estão muito bem detalhados e mesmo os cenários recriam bem algumas das zonas ou cidades mais conhecidas da série. Claro que os inimigos mais comuns acabam por ser todos muito iguais, mas como a ideia é despachá-los com três ou quatro golpes, não há necessidade para que tenham um detalhe especial.

A banda-sonora e todos elementos sonoros também ficam à altura dos gráficos. As vozes estão excelentes e todo os pequenos efeitos de ataques ou de poderes estão igualmente competentes e fidedignos com a série.

Por isto tudo, Pirate Warriors 4 é um jogo que recomendo facilmente a qualquer fã desta saga ou que gosto de jogos Musou. Para os que nunca experimentaram e nem conhecem o universo de Luffy, pode ser um bom ponto de partida, pois certamente irão encontrar aqui excelentes momentos de prazer enquanto varrem centenas de inimigos por nível com ataques do outro mundo.

Conclusão:

O melhor jogo da série Pirate Warriors e um dos melhores jogos de One Piece de sempre. Os combates nunca se tornam chatos nem repetitivos, que costuma ser uma das características deste género de jogos, e o Dramatic Log é um excelente modo de jogo, equilibrando bem a recriação da série com novos elementos gratificantes. Um belíssimo jogo para qualquer fã de One Piece e não só.