Tens de jogar pelo menos uma vez na vida – Detention

Em termos narrativos, Detention é um dos jogos mais originais que alguma vez joguei.

Passado em Taiwan durante um período complicado de guerra civil e de lei marcial por parte do governo Chinês que foi apelidado de Terror Branco, o tema principal em Detention é a opressão, seja a opressão religiosa, política ou até mesmo a opressão auto-imposta.

Em Detention jogamos com dois personagens, se bem que não em simultâneo. Tratam-se de dois estudantes, Wei Chung Ting e Fang Ray Shin, que tentam escapar da sua escola após acordarem e, misteriosamente, descobrirem que ela se encontra completamente vazia. É claro que a história não se fica por aqui, mas este é daqueles jogos que é melhor jogar sem spoilers já que é o mistério que empurra a narrativa para a frente. 

Descrever este jogo não é fácil. Ele é sem dúvida um jogo que vive do ambiente e que, em termos de gameplay, apenas pode ser descrito como uma espécie de point and click com algumas poucas mecânicas stealth (imaginem as mais velhinhas versões do Splinter Cell), mas onde não há combate e a única opção que temos é fugir (um pouco ao estilo Amnesia: The Dark Descent). É uma salganhada, sim, mas é uma salganhada fantásticamente assustadora, no melhor dos sentidos. 

O objectivo principal é mesmo explorar e tentar completar o enorme puzzle que é a história de Detention e isto faz-se descobrindo formas de navegar os diversos cenários que encontramos na escola, abrindo novas áreas e ganhando mais e mais informação preciosa sobre o que aconteceu ali e porquê. Caso ainda estejam a pensar na parte histórica de Detention, podem ficar descansados porque não é necessário qualquer conhecimento acerca deste período para conseguir entender a mensagem que este jogo nos quer passar. Isto também é ajudado pelo facto que ao longo do jogo vamos descobrindo mais detalhes acerca deste período e da sua importância, detalhes esses que nos surgem na forma de fotos reais e imagens ou animações criadas para o jogo. Não sendo necessário para conseguirmos desfrutar do jogo, o sabermos que o que estamos a ver tem uma base real eleva-o a um patamar completamente diferente dos demais jogos de terror. É o contexto real que faz com que Detention se apresente aos jogadores de uma completamente singular.

Outro aspecto muito interessante e, na minha opinião, muito positivo é o facto de Detention não usar os chamados jump scares como uma muleta, preferindo utilizar o som, a luz (ou a falta dela) e todo o ambiente a seu favor para nos fazer sentir uma, como diria Freud, inquietante-estranheza (“das unheimliche”). E na verdade, o que pode ser mais assustador que o mundo real? 

Detention
Desenvolvido por: Red Candle Games
Publicado por: Red Candle Games
Disponível nas plataformas: Playstation 4, PC, MacOS, Android, Linux, Nintendo Switch