Deliver us the moon – Crateras na lua, buracos no argumento

Sendo fã assumido de ficção científica, não podia deixar passar este título.

Deliver us the Moon é o primeiro jogo da KeokeN interactive, um pequeno estúdio independente situado perto de Amsterdão, na Holanda. Foi financiado em 2016 através de um projeto de Kickstarter e alcançou 103,770€, valor que permitiu ao estúdio avançar com a sua visão.

Em Deliver us the Moon somos colocados num cenário apocalíptico, estamos num futuro próximo e a humanidade esgotou os recursos naturais da terra. A salvação (ou adiamento do problema) foi encontrada na lua, onde um novo minério permitiu criar uma nova fonte de energia que, através de uma tecnologia inovadora, era enviada para a terra através de microondas. Isto até à poucos anos atrás, quando a colónia lunar deixou de enviar energia e todas as tentativas de comunicação ficaram sem resposta.

A World Space Agency reuniu com custo os recursos para enviar um último foguetão com destino para a lua, nele viajará o nosso personagem, um astronauta, a última esperança de um planeta moribundo.

Mais que um jogo, Deliver us the Moon é uma experiência, que começa com a contagem decrescente e a preparação de uma viagem até à lua, passa pela acoplagem no elevador espacial, que faz a ligação entre os módulos de viagem, e a chegada ao nosso destino, desenvolvendo-se na posterior investigação ao que sucedeu.

É através da resolução de puzzles que vamos prosseguindo a nossa investigação. Para nos auxiliar contamos com uma unidade ASE, um pequeno robot que nos permite interagir com os ambientes de forma diferente abrir portas ou ver gravações de situações entre os residentes da estação espacial, deslindando a história .

Os puzzles não são particularmente desafiantes, tendo-os resolvido sem grande custo. O que brilha verdadeiramente é a sensação de estarmos no espaço, seja com zero ou baixa gravidade, as dificuldades em mover ou manobrar, o tempo que demora a chegar de um ponto ao outro ou a sensação de solidão. Aí sim, para mim, a experiência valeu a pena, várias vezes me lembrei dos filmes Gravity ou Interstellar e dei por mim e modo geek total.

Quanto ao argumento, está bem elaborado, e consegue despertar a curiosidade do jogador em revelar mais sobre o que se passou na lua, condenando a terra e seus habitantes. Contudo, não é perfeito e, ao deslindar o mistério, não consegui deixar de pensar o porquê de o estúdio ter seguido o caminho que seguiu. Existem buracos óbvios no argumento, revelações que não fazem sentido e que retiram algum envolvimento ao jogador, prejudicando a experiência.

O início também não é o mais entusiasmante, várias vezes tive de resistir à tentação de largar o jogo e passar para outro dos que tenho em lista de espera, apesar dos pontos negativos que já mencionei, ainda bem que não o fiz.

Deliver us the Moon está disponível para a PS4, Xbox One e PC.

Conclusão:

Deliver us the moon não é um jogo para todos. Apelará mais a fãs de narrativas envolventes e que queiram passar cerca de 5 horas a experiênciar uma atmosfera espacial. Um jogador que esteja ciente disso certamente não ficará desapontado. Contudo, os evidentes plot holes poderão deitar um pouco por terra a imersão. É um jogo que vale pela experiência e, sem dúvida, apenas para adquirir em promoção.