Ghost of Tsushima eleva as expectativas

Ghost of Tsushima está quase aí! O State of Play da Playstation revelou novas imagens de jogabilidade. Eis o que achei.

Desde sempre que sou fascinado pela cultura japonesa no geral e pelo imaginário dos samurais no que toca a videojogos. O anúncio de Ghost of Tsushima, pelo estúdio americano Sucker Punch Productions, fez-me saltar da cadeira e as expectativas têm subido desde então. A data de lançamento, 17 de Julho, está cada vez mais perto e mal posso esperar.

A Sony Interactive Entertainment (SIE) transmitiu ontem um episódio especial do State of Play, totalmente dedicado a Ghost of Tsushima. Nele foram reveladas diversas imagens de jogabilidade, incluindo mecânicas de exploração, combate e ainda mais. Já sabíamos que o jogo tem uns visuais absolutamente deslumbrantes, mas estávamos a aguardar ainda por informações mais detalhadas quanto à jogabilidade.

EXPLORAÇÃO

O vídeo dedica os seus primeiros momentos a mostrar-nos como será a exploração. Era um ponto que me preocupava. Já sabíamos que Ghost of Tsushima iria ter um mundo aberto enorme. Tenho sempre alguma cautela quanto a jogos open world. Em alguns casos, que não vou agora referir, acabei aborrecido a andar de um lado para o outro, a perder-me em actividades paralelas desinteressantes e a perder rumo à história principal. Adicionalmente, havia rumores de que não seria possível fazer fast-travel entre localizações, o que elevaria o risco das coisas correrem mal.

Contudo, as novas imagens tranquilizaram-me. Não só o fast-travel para localizações já descobertas foi confirmado, como a exploração do mundo de Ghost of Tsushima me pareceu extraordinariamente simples e intuitiva.

O vento guia, como referência visual para chegarmos a um destino marcado no mapa, encaixava-se muito bem no ambiente mais “poético” do jogo e ajuda-nos a chegar onde queremos sem o apoio de pictografia ou mapas no ecrã, o que é uma na premissa da Sucker Punch para este jogo – eliminar o ecrã de elementos de suporte visuais.

Um pássaro guia-nos até algo novo

Adicionalmente, a forma inteligente como os elementos do cenário e os animais nos guiam para localizações por descobrir surpreendeu-me e aumentou a minha vontade de explorar este mundo. Fumo no horizonte, um pássaro que voa a nosso lado ou uma raposa que espera por nós são indicadores a não ignorar. À primeira vista, parece-me uma solução muito bem concebida e que ajuda a imergir no ambiente de Ghost of Tsushima.

COMBATE

Na fase seguinte do vídeo, mostram-nos mais sobre como será o combate. Sim!!! Era assim que eu imaginava lutar como Samurai. Nada de hack&slash ou habilidades especiais cheias de efeitos. Esqueçam o spammar exaustivamente o botão de ataque e esperar que isso resolva os vossos problemas. Não é assim que um Samurai luta e, felizmente, não é assim que se luta em Ghost of Tsushima.

Temos os duelos, que me levaram de imediato para os 7 Samurais, de Akira Kurosawa, com o compasso de espera, em que adversários se medem e aguardam que o outro dê o primeiro passo, reagindo com um contra-ataque letal, que mata o inimigo de um só golpe. Temos o combate disciplinado, em que cada movimento conta, poupando a energia e focando os golpes nos momentos certos.

Jin e o seu oponente iniciam um duelo

O combate em Ghost of Tsushima parece ser muito tático, obrigando-nos a ponderar cada golpe com extremo cuidado. Se isso tornará o jogo demasiado desafiante? Dependerá depois da simplicidade e responsividade (ou não) dos controlos e do grau de dificuldade de acertar os timings dos ataques. Também o nível de penalização aplicado aos nossos erros será importante. Para já, a premissa é boa e outra coisa não espera de um jogo de Samurais, que se quer realista.

O FANTASMA

Seguidamente, mostram-nos o modo stealth do jogo. Jin, o nosso herói, veste a pele do fantasma e aborda um encontro servindo-se de truques sujos e do medo como arma. Para muitos, são armas identificadas como ferramentas de um ninja. Contudo, é sabido que os samurai empregavam muitas técnicas similares, de forma a equilibrar situações de desvantagem em vantagem.

Gostei imenso da dinâmica do encontro e da variedade de artifícios ao nosso dispor. Ver como o medo cresce nos inimigos, perante o nosso personagem, trazendo vantagens no combate em nosso favor, é uma mecânica brilhante.

Um mongol rasteja, apavorado, à nossa frente

Abordar os encontros desta forma, em vez de combate aberto, parece-me igualmente estimulante e oferece uma variedade de gameplay pela qual só podemos ficar gratos.

CUSTOMIZAÇÃO E MODO FOTOGRAFIA

A nível de gameplay, temos duas possibilidades de customização absolutamente fabulosas: a possibilidade (já conhecida) de jogar em Japonês legendado e a possibilidade de jogar o jogo a preto e branco, como se um filme do Akira Kurosawa se tratasse. São opções que podem impactar, de forma dramática, a nossa experiência de imersão em Ghost of Tsushima e que são muito bem vindas. Eu, pessoalmente, irei certamente activar, pelo menos, o audio em Japonês.

No que toca ao nosso personagem, as armaduras e amuletos, cujos tipos diferentes trarão vantagens mecânicas diferentes, ajudam a acentuar o nosso estilo de jogo, dando aquela vantagem extra em batalha que procuramos. Ficámos também a saber que, ao longo do jogo, aprenderemos novas técnicas e que está nas nossas mãos escolher como estas evoluem. E ainda que podemos customizar a nossa armadura, cosmeticamente, através de “tintas” adquiridas através de flores.

Ainda pouco tenho a dizer sobre as opções de customização. É bom saber que lá estão, mas ainda não sabemos o suficiente para uma avaliação acertiva. Para já, percebe-se que não estará ao nível de um RPG puro, mas parece oferecer opções suficientes para encarar, com entusiasmo, a evolução de Jin.

Modo fotografia em ação

Já sabíamos que Ghost of Tsushima iria ter um modo fotografia. Neste vídeo, vimos, mais em detalhe, como funciona. Oferece muitas opções para enriquecer as nossas imagens, sejam elas estáticas ou vídeos. É completamente acessório ao jogo e a esmagadora maioria dos jogadores nem o irá abrir, mas é bom que ele lá esteja e vai permitir potenciar os visuais extraordinários do jogo, criando imagens extraordinárias.

PORTANTO…

Estou cada vez mais expectante com Ghost of Tsushima. As novas revelações neste State of Play foram muito boas, aos meus olhos. O que contava que fosse bom, pareceu-me ainda melhor… o que tinha receio que fosse mau, pareceu-me não ser um problema. Mal posso esperar por 17 de Julho!