Red Wings: Aces of the Sky – Combate aéreo na Switch

Querem apanhar o famoso barão vermelho? Então este jogo da All In! Games é para vocês! 
Confesso que nunca fui grande fã de jogos de aviões, mas este Red Wings: Aces of the Sky, além de inspirado em factos históricos, é um jogo particularmente divertido. Enquanto vamos passando para a missão seguinte, vamos aprendendo sobre o contexto histórico da época.

Começamos por seleccionar o nosso lado: a Triple Aliance ou os Entente Powers, as duas grandes forças em oposição na primeira grande guerra. De seguida, seleccionamos o nosso avião (sendo que de início apenas temos um à escolha) e partimos para o tutorial, onde aprendemos o básico.

A nível de controlos o jogo é muito simples (no modo para dois jogadores cada um usa apenas um Joycon), mas a mecânica está bem elaborada: analógico esquerdo controla o avião, o direito a velocidade.

Depois temos a “destreza” de piloto, que podemos utilizar: B faz uma manobra de inversão a 180º, A faz o avião rodar de forma a evadirmos um inimigo que dispara por trás, Y permite que assinalemos um inimigo para que o nosso esquadrão o ataque e X faz com que o nosso piloto possa sacar da pistola e disparar um tiro final, quando o avião inimigo está prestes a ser destruído.

Modo 2 jogadores em split screen

A mecânica é deveras simples, mas isso não torna o jogo fácil. Temos mais que um modo de jogo: o modo em que controlamos um avião de combate e fazemos o papel de Ás dos Ares, em que temos o objectivo de atacar, destruir ou defender objectivos, sempre dependendo de alguma astúcia e planeamento; o modo em que controlamos um bombardeiro, onde temos de destruir alvos e evitar armas anti-aéreas; finalmente o modo de percurso com objectivos, onde temos um percurso com anéis, por onde temos de passar o mais rápido possível.

Mas temos algumas ajudas ao nosso dispor, como os mesmo anéis do percurso já mencionados, muitas vezes espalhados pelo campo de batalha aéreo, e que servem para reparação e reabastecimento do nosso avião, mas com um uso apenas por anel.

Quanto mais rápidos formos a concluir as missões, mais estrelas ganhamos, ao bom estilo de jogo mobile. Podemos ganhar entre 0 a 3 estrelas, estrelas essas que podemos usar para fazer upgrades aos nossos aviões, que vão desde a redução de tempos de cool down das manobras mapeadas em A, B, X e Y, ao aumento de tempo que demoram as nossas metralhadoras a aquecer em demasia (ficando temporariamente inoperáveis quando tal acontece).

É de notar que existem dois modos de controlo, com os controlos analógicos e com controlo por movimento de joycons. Este último achei demasiado confuso e com uma sensibilidade que dificultava demasiado para o meu gosto. Certamente haverá quem aprecie, pois é um das características diferenciadoras deste jogo.

Red Wings: Aces of the Sky está disponível para a Nintendo Switch e estará mais tarde disponível para PC através da plataforma Steam.

Conclusão:

Embora possa ter alguma propensão para a repetição, Red Wings: Aces of the Sky consegue ir mantendo a experiência divertida e fresca, alternando os modos de jogo e fazendo com que o jogador queira ter os seus aviões com aquelas melhorias, que irão propiciar aquela vantagem extra. É o jogo perfeito para aqueles minutos de pausa, para viagens de transportes públicos ou para um jogo rápido com outra pessoa.