Eu conheço esta cara! Várias vezes em que Hollywood chegou aos videojogos

É cada vez mais frequente vermos nomes conhecidos do cinema a emprestarem a sua imagem e a sua interpretação a personagens de videojogos. Conheces estas caras?

É um claro sinal de que a indústria dos videojogos apresenta projectos atractivos e com narrativas interessantes, capazes de seduzir nomes tão conceituados. Demonstra também o nível de investimento destes projectos, a permitir passar aquele cheque chorudo, capaz de cobrir os honorários deste peixe graúdo.

Mas sem perdermos mais tempo, “eu conheço esta cara”…

CYBERPUNK 2077

Quando, há um ano atrás, meio mundo seguia, em directo, o trailer de revelação da data de lançamento de Cyberpunk 2077, da CD Project Red, ninguém esperava pelo que iria acontecer nos segundos finais: Keanu Reeves aparece a encarnar um dos mais conhecidos personagens do universo do jogo, Johnny Silverhand. Multiplicam-se, no Youtube, os vídeos de reacção de fans ao momento, com muitos “Oh my god, it’s F****** Keanu Reaves!!!”

DEATH STRANDING

Este jogo de Hideo Kojima, que tanto hype e estranheza criou antes do seu lançamento, criou divisões entre críticos e jogadores. Há quem tenha amado e quem tenha odiado. Uma coisa é garantida: este jogo, com um ambiente e narrativa visionários, reúne o elenco mais conceituado da nossa lista. Muitos filmes não teriam conseguido reunir estes actores, numa lista encabeçada por Norman Reedus, o personagem que controlamos no jogo, virtuosamente acompanhado por Mads Mikkelsen, Léa Seydoux, Margaret Qualley e Lindsay Wagner. Temos ainda uma participação do realizador Guillermo del Toro, conhecido pela Forma da Água ou o Labirinto de Fauno e um cameo de Conan O’Brien.

BEYOND: TWO SOULS

Este jogo pedia um bom actor para o carregar às costas, pois as suas mecânicas assentam muito na história interactiva, sobre a qual intervimos em momentos chave, ditando o seu desenrolar. Ellen Page dá corpo e voz à personagem de Jodie e é brilhantemente acompanhada por Willem Dafoe.

UNTIL DAWN

Ainda antes de ganhar um oscar com Bohemian Rhapsody, Rami Malek era Joshua no survival horror Until Dawn, tendo uma participação notável. Neste jogo, contamos ainda com participações de Hayden Panetierre e Brett Dalton.

NBA 2k20

O jogo de referência de basquetebol conta, todos os anos, com uma nova narrativa no modo MyCareer, em que criamos um jogador que começa do zero, entra na NBA e procura tornar-se uma estrela. Em NBA 2k20, contamos com Idris ElbaRosario Dawson e Thomas Middleditch, para interpretar personagens importantes na história em torno do nosso jogador. Noutros anos, passaram já por este modo actores como Haley Joel Osment e Michael B. Jordan, tendo já a história de um destes jogos sido realizada pelo prestigiado Spike Lee.

CALL OF DUTY

A série Call of Duty tem-nos trazido nomes sonantes de Hollywood. Em Infinite Warfare temos, nada mais nada menos, que o nosso Jon Snow, Kit Harrington, interpretando o comandante psicótico Salen Kotch. Por outros títulos passaram nomes tão sonantes como Gary Oldman, Kevin Spacey, David Tennant, Heather Graham, Ron Pearlman e Idris Elba.

GHOST RECON: BREAKPOINT

Ghost Recon: Breakpoint apresenta-nos a história de Cole D. Walker, um ex-Ghost que se torna líder de uma organização terrorista. A Ubisoft propõe-se a criar uma história com elevado grau de profundidade e, para tal, chamou para o papael Jon Bernthal, que fizera Shane em The Walking Dead.

HITMAN 2

Este título da conhecida série Hitman conta com a participação de um actor que está habituado a ser contratado para morrer. Falamos, pois claro, de Sean Bean, cujos personagens são conhecidos por não ter um final muito feliz, desde Senhor dos Anéis à Guerra dos Tronos. Também em Hitman 2, Sean Bean é um alvo a abater.

ONIMUSHA 3

Onimusha é uma série bastante conhecida, que nos leva diretamente para o japão feudal. No terceiro jogo da franquia, o protagonista da série vai parar em Paris, no ano de 2004. enquanto o francês Jacques Blanc vai para o Japão feudal. Jacques é interpretado pelo conhecido ator francês de filmes de acção, Jean Reno, sendo um marco na época em que o jogo saiu e estas protagonizações eram raras.

WHEELMAN

Este jogo da Ubisoft apresenta-nos Milo Burik, um agente da CIA que, em Barcelona, tenta encontrar um conjunto de documentos secretos e, para isso, infiltra-se no submundo do crime, assumindo o disfarce de condutor para diversas missões. Milo é interpretado por Vin Diesel, sendo que qualquer semelhança com Velocidade Furiosa é pura coincidência (ou não)…