S.C.A.R. – Um clone Doom com pinta

S.C.A.R. é tudo o que esperava de um clone Doom.

É descaradamente cópia a nível das mecânicas. Apanhamos medkits, armadura, armas e munições. Saúde a verde, armadura a azul. Combatemos de arena em arena, onde temos de eliminar hordas de inimigos e onde o combate é rápido e frenético.

E onde difere? Na história, que aqui é inexistente. Estamos portanto mergulhados num constante ritmo de violência desmedida e sem objectivo algum, além do de destruir todos os monstros/aliens/whatever que estejam na arena connosco.

E isso é mau? Não! É divertido!

Não querendo ser mal interpretado, uma boa história, com bons personagens e que me deixe imerso na narrativa de um videojogo é para mim algo muito importante. Mas há vezes em que a única coisa que quero é desligar o cérebro e rebentar bidons de combustível junto dos quais se encontram inimigos!

Sendo um clone Doom é difícil esconder a sua “inspiração”, contudo, não ambiciona ser mais do que isso e S.C.A.R. não é de todo pretensioso, os gráficos são QB e suficientes para que ao jogar não tenhamos a sensação de estar de volta a 1993.

Tem um ritmo muito intenso, com mecânicas bem definidas e que funcionam bem nesta fórmula, cujo funcionamento está mais que comprovado. Dispomos do salto e duplo salto, um dash, que nos permite dar um rápido e curto avanço para a frente e o grapple hook, que nos permite passar de uma superfície para a outra de forma a navegarmos na arena vertical e horizontalmente. Tendo em conta que o gameplay reveal de Doom Eternal foi há cerca de um ano e o de S.C.A.R. há cerca de 3 meses, diria que o nível técnico e de pormenor do segundo permitiria que se construísse o jogo em 9 meses e se fizesse uso das mecânicas entusiasmantes do primeiro.

Atenção que se trata de um título em Early Access, com tudo o de positivo e negativo que a isso está associado. Dispomos apenas de 4 armas e podemos encontrar 2 Bosses. No entanto, por 4,99€ não é um esbanjar de dinheiro e podemos sempre envolver-nos no desenvolvimento do jogo.

Conclusão:

S.C.A.R. é simplesmente divertido, com mecânicas que certamente não serão novas para os amantes do género, mas que sem dúvida trarão imensa satisfação. Embora esteja em acesso antecipado, ainda com muito por desenvolver e arestas por limar, trata-se de um título que, para o que oferece e para o seu preço atual, certamente não fará ninguém sentir-se defraudado.

 

S.C.A.R. está disponível em Early Access para PC através da plataforma Steam.