SideFUT – Como começar o FIFA 21 Ultimate Team? Fazer moedas sem depender da sorte!

Não é preciso gastar dinheiro no jogo para conseguir montar uma equipa forte. Começar o FIFA 21 Ultimate Team bem, fazendo as coisas certas e evitando erros, é essencial!

Em cada novo ciclo do FIFA, depositamos a esperança num bom arranque, que nos permita, rapidamente, ter uma equipa de topo. Geralmente, acabamos a disparar contra a televisão os clichês “Como é que este gajo já tem esta equipa?” ou “Este gajo só pode ter gasto o dinheiro todo dele em FIFA Points!”.  Na verdade, há uma série de coisas que podemos fazer para criar uma boa base de moedas, de forma a conseguir a equipa dos nossos sonhos. Estas são as maneiras de iniciar o FIFA da forma mais vantajosa e eficiente:

PRÉ-COMPRA E EA PLAY

Começo pelo único ponto deste artigo que envolve gastar dinheiro real. Mas é mínimo e as vantagens que trás são enormes.

O primeiro é a pré-compra. Se vais mesmo comprar o jogo, mais vale fazeres já a pré-compra. Isso vai permitir-te começar a jogar 3 dias antes da maioria dos jogadores. São 3 dias a ganhar moedas no jogo, que, no arranque, faz uma diferença tremenda.

Depois temos o EA Play, antigo EA Access. Esta é uma plataforma que te permite ter acesso a uma biblioteca de jogos da EA. Contudo, para efeitos do FIFA 21, o que te importa saber desta subscrição é que te oferece ainda 10% de desconto em todas as compras digitais da EA (incluindo a pré-compra do FIFA 21) e que te permite jogar 10 horas, em acesso antecipado, 1 semana antes do lançamento oficial. O ano passado, isso significou uns bons 5 dias antes dos acessos da pré-compra. Otimizar essas 10 horas para fazer o máximo de moedas possível a jogar (não perdendo tempo nos menus) e depois rentabilizá-las no mercado da Web App, até ao lançamento do jogo, é uma vantagem tremenda. Podes subscrever o EA Play apenas durante o mês de Setembro, para colher estas vantagens por apenas 3,99€ e cancelar a subscrição antes de entrar em Outubro.

Quanto mais cedo começarem, também mais baratos serão os jogadores, o que apresenta imensas oportunidades de negócio. Para dar um exemplo concreto: no FIFA 20, um jogador como o Anthony Martial, sempre muito popular nas fases iniciais do FIFA, custava 13k pela altura do EA Access, 22k  quando entraram os jogadores das pré-compras, 30k no lançamento do FIFA e 62k 3 dias depois. Estamos a falar de uma valorização de quase 500%. Em 10 horas de jogo, conseguimos fazer bem mais de 13k, pelo que conseguimos fazer múltiplos investimentos, para não falar que o trading na Web App é mais vantajoso tendo mais moedas.

O ano passado, ter tido o acesso antecipado do EA Access, permitiu-me ganhar, facilmente, mais de 200k adicionais na primeira semana de jogo e sem ter tido qualquer sorte nos meus pacotes.

WEB/COMPANION APP
Captura de ecrã da Web App do FIFA 20

No mesmo dia que sai o acesso antecipado do EA Play, é expectável que saia também o acesso à Web App, no navegador da internet, e à Companion App, no telemóvel. Estas aplicações permitem realizar a maioria das actividades de menu do jogo: criar equipas, usar o mercado e fazer desafios. Adicionalmente, só por entrar na aplicação dá recompensas todos os dias, variando entre pacotes bronze e pacotes de ouro ou 2500 coins.  No início do jogo, qualquer extra minúsculo é uma grande ajuda.

Todo o pouco dinheiro que temos nesta fase, ainda antes do lançamento, podemos ir aumentando com trading no mercado e completando desafios vantajosos. E é algo que podemos ir sempre fazendo nos tempos livres do trabalho ou qualquer intervalo, sem ter de estar na consola, melhorando a nossa situação para quando o jogo for lançado. Habituarmo-nos a realizar as tarefas de menus nestas aplicações, deixando o nosso tempo de consola exclusivamente para jogar é, também, uma forma muito eficiente de optimizar o nosso tempo e a nossa conta.

OBJECTIVOS E PACOTES INICIAIS

Quando entrares no Ultimate Team pela primeira vez, seja na consola ou ainda antes de teres o jogo, na Web App, irás ter à tua espera alguns pacotes para abrir, que serão tanto melhores quanto o número de anos que já jogas FIFA Ultimate Team.

Deves tentar vender tudo! E quando digo vender, é vender mesmo. A tentação de descartar rapidamente em troco de moedas é grande, mas, antes de o fazeres, tenta sempre vender primeiro, re-listando no mercado um par de vezes antes de descartar. Todo o dinheiro conta e a diferença entre vender e descartar, na primeira semana de FIFA, é importante.  Tem especial atenção às novas cartas de personalização de estádio, que pode acontecer algumas valerem mais que o esperado.

Monta a tua equipa com jogadores não negociáveis que tenhas, mesmo que sejam fraquinhos, não desperdiçando também os jogadores por empréstimo. Nos primeiros jogos, ainda não importa seres muito competitivo e teres liquidez para rentabilizar no mercado é mais importante.

Captura de ecrã do FIFA 20

Com essa equipa, completa tantos objectivos quantos conseguires, sobretudo os iniciais, de forma a ir acumulando as recompensas. Todas as recompensas, no início, são importantes. Tanto os objectivos de fundação como o progresso de época, com XP ganho por completar objectivos de época, são formas excelentes de conseguir ajudas para o nosso arranque.

JOGAR SQUAD BATTLES

Começa por jogar Squad Battles. Estás a usar uma equipa fraca, não faz sentido avançar já para o online. Assim, podes ir completando objectivos e conhecendo o novo jogo, habituando-te à nova realidade e fazendo os teus testes. Adicionalmente, nesta fase do jogo, é muito fácil conseguires chegar a um patamar de Ouro ou Elite, o que te dará excelentes recompensas no final da semana.

Isto é ainda mais obrigatório se estiveres a jogar nas 10 horas de acesso antecipado do EA Play. Se apontarmos para o acesso antecipado ser por volta do dia 1 ou 2 de Outubro, isso significa que estás às portas do fim-de-semana e podes conseguir ter o teu primeiro set de recompensas de Squad Battles no domingo, antes ainda do jogo ter sido lançado. As vantagens disso são auto-explicatórias e dão-te uma grande vantagem para abordar o mercado, durante a semana anterior ao lançamento do jogo.

Adicionalmente, este ano, podemos conseguir a nossa colocação em Division Rivals através dos jogos de Squad Battles. Ainda não é muito claro em que moldes, mas será uma ajuda.

FAZER OS JOGOS DE COLOCAÇÃO DE DIVISION RIVALS

Este ano, a EA anunciou que, em Division Rivals, na primeira vez que subimos a uma divisão nova, recebemos uma valor em moedas de recompensa. Anunciou também que, após sermos colocados numa divisão, recebemos o valor equivalente a todas as subidas de divisão entre a última e a que nós ficámos. Se formos colocados, por exemplo, na Div. 5, recebemos, de uma vez, as moedas equivalentes à subida da 10 para a 9, da 9 para a 8 e por aí em diante. Parece-me que teremos aqui um bom dinheiro à espera.

Portanto, após nos habituarmos ao novo gameplay nas Squad Battles, termos cumprido alguns objectivos e já termos juntado algum dinheiro, está na altura de pegar nos nossos jogadores de empréstimo e montar uma equipa simpática, para fazer os jogos de colocação e colher a recompensa.

Eu evitaria gastar moedas a comprar jogadores específicos nesta fase, pois continuamos a querer ter liquidez para mexer no mercado. O que costumo fazer é usar alguns jogadores que comprei, temporariamente, como investimento ou trading, juntar-lhes os emprestados e unir tudo com cartas baratas.

DESAFIOS DE ELENCO INICIAIS E AVANÇADOS

Os desafios de elenco (SBC) são uma forma muito rentável de melhorar, inicialmente, o valor do nosso clube. Interessa-nos abrir tantos pacotes quantos forem possíveis e temos, aqui, uma boa fonte de pacotes. Se tivermos a sorte de sair um jogador caro é um autêntico jackpot, mas, mesmo que isso não aconteça, este método continua a ser rentável. É preciso também ter em conta que, nesta fase, há muitos jogadores de rating baixo que valem muito mais dinheiro do que deveriam, pelo que é mesmo fácil fazer algumas moedas só por abrir pacotes.

Conseguimos começar os desafios mais básicos com cartas não negociáveis que temos no clube e que nunca usaríamos na equipa. Isso vai-nos dar mais cartas que vamos conseguindo colocar nos mais complexos e por aí em diante.

Objectivos avançados no FIFA 20

Chegando aos avançados, chegamos também aos pacotes realmente interessantes e com um valor potencial enorme. Nesta altura, já deveremos conseguir completá-los com um investimento mínimo no mercado. Gastando mais ou menos, as recompensa deverão sempre dar-nos lucro.

Atenção! Nunca gastem todas as moedas que têm a completar estes desafios, na perseguição do jackpot! Vão completando estes desafios de forma racional, reservando de lado sempre uma boa quantidade de moedas para continuar a fazer trading. Não hipotequem o vosso progresso para apostar na sorte. Façam vocês a vossa sorte!

INVESTIMENTOS DE MERCADO

Os primeiros dias no FIFA são um mar de oportunidades para fazer investimentos. Uma nota prévia: nunca invistam todas as vossas moedas! Os investimentos implicam ficar algum tempo à espera de colher frutos e, se ficarem sem liquidez durante todo esse tempo, não podem fazer trading. Dito isto, investimentos nesta fase muito dificilmente correm mal, pelo que o risco é mínimo. Isso acontece porque, invariavelmente, a maioria dos jogadores irão subir de valor até à primeira weekend league. Quanto mais cedo os fizermos, maior será a valorização.

Alguns investimentos que, ano após ano, dão bons frutos:

1) Identificar os jogadores mais populares para as equipas iniciais. Jogadores de ligas populares, transferências novas, jogadores rápidos… há aqui muitas variáveis, interessa perceber quem vai estar em quase todas as equipas aquando da primeira weekend league. Jogadores da Premier League costumam ser os que mais valorizam, por ser a liga mais popular. Relembro o exemplo do Anthony Martial, que custava 13k pela altura do EA Access, 22k  quando entraram os jogadores das pré-compras, 30k no lançamento do FIFA e 62k 3 dias depois.

2) Comprar as cartas de ouro dos jogadores que esperam que vão estar na promoção Ones to Watch. Se não estás dentro dessa promoção, são versões especiais de jogadores de mudaram de clube este  verão. Isto tem de ser feito antes do lançamento do jogo, pois a promoção começa logo no dia 1. Porque é um bom investimento? Ter uma versão especial da carta, logo no dia 1, significa que a carta de ouro não estará disponível nos pacotes e será muito rara, logo mais valorizada. Terá muita procura, até por ser uma carta nova num clube novo, mas baixa oferta. Alerto apenas para o facto de poder haver demasiado investimento nestas cartas, por ser um método muito popular, e poder já não dar tanto rendimento como o esperado, por isso mesmo.

3) Comprar cartas da primeira equipa da semana. A primeira equipa da semana é sempre muito rara. Isso acontece porque ela é lançada para o Early Access, ainda antes do jogo começar, e tem pouco fornecimento. Já sabem, quando a oferta é pouca e a procura está lá… Escolher aqui cartas que possam ser populares ou com potencial de serem usadas em soluções de desafios de equipa é importante. Aqui importa ter alguma paciência, pois podemos ter de esperar um par de semanas até a valorização ser significativa.

4) Aproveitar o crash do primeiro dia. Se entraste no jogo ainda no Early Access ou com a Pré-compra, podes tirar partido disto. O dia de lançamento do jogo é, talvez, o dia do ano em que mais pacotes são abertos, resultando num grande fornecimento de cartas para o mercado. Demasiada oferta para a procura, preços vão cair. Se tens investimentos feitos em cartas que estão disponíveis no mercado, vende-os no dia antes do jogo ser lançado e recompra-os, mais baratos no dia seguinte. Quer tenhas investimentos, quer não, aproveita para os fazer nesse dia. No dia 2, os preços já vão estar a subir novamente, recuperando a sua tendência de crescimento acenturado.

… E, ACIMA DE TUDO, TRADING

É assim que multiplicamos todas as moedas ganhas. Comprar por um valor e vender por mais, gerando lucro. Quanto mais nos dedicarmos ao trading, mais frutos colhemos. E aqui, o melhor mesmo é usarmos a web app, para não nos roubar tempo de consola. Façam-no nos tempos mortos do trabalho, nos intervalos das aulas, nas deslocações de transportes públicos, na casa de banho ou quando tiverem a levar uma seca de alguém. Há duas formas de o fazer:

1) Identificar tendências e ciclos de oscilação de preços. Isto vai sempre acontecer, de forma bastante acentuada nos primeiros dias. Há horas do dia que um jogador pode estar a sair no mercado por 1700 moedas, por exemplo, para, mais tarde, o seu preço estar a rondar 2200 moedas. Geralmente, os jogadores são mais baratos de manhã cedo e atingem o seu pico de valor durante a tarde. Aqui não há jogadores certos para escolher. É importante cada um de nós fazer a sua pesquisa e escolher os jogadores que lhe estão a dar mais lucro. Naturalmente que jogadores úteis para equipas terão maior procura e potencial de valorização. Contudo, os mais populares podem não ser as melhores apostas, por haver mais traders no mercado atentos a eles. Escolher alguém mais discreto, mas com boa procura, pode ser o jackpot. O ano passado, por exemplo, fiz muitas moedas com o Hermoso, do Atlético de Madrid, um defesa central com 79 de velocidade, o que é fantástico para o início do jogo. Aproveita o site Futbin, que te dá o valor dos jogadores e gráficos com as suas oscilações. Define uma lista de 10 a 12 jogadores que achas que podes fazer trading com e vai rodando entre eles.

2) Snipping. Este termo aplica-se a um método de conseguir comprar jogadores pelo seu BIN (buy it now), a preços mais baixos que o seu valor, nos poucos segundos que estão no mercado. É preciso alguma paciência, mas o potencial de lucro é enorme. Há sempre pessoas que colocam jogadores no mercado sem ter noção do seu preço real e pode-se pescar autênticas pechinchas. Para fazer isso, recomendo que definam filtros de pesquisa, que permitam estar a tentar vários jogadores ao mesmo tempo, melhorando as vossas hipóteses de lucrar. Por exemplo, no ano passado, pesquisar por jogadores brasileiros do Everton permitia-te comprar tanto o Richarlison (4400 moedas) como Bernard (3700 moedas). Colocar um BIN máximo de 3400 moedas, permitia-te lucrar sempre, independentemente que quem caísse na rede, sendo que, ocasionalmente, algum Richarlison também era comprado, dando-te um lucro maior. Pesquisa, encontra o teu filtro que apanhe 2-4 jogadores com valores similares e tenta a tua sorte. Se tiveres alguns minutos nesse filtro sem conseguir comprar ninguém, é porque muitos podem estar a tentar o mesmo que tudo. Procura outro filtro que esteja a funcionar melhor.

Isto tudo dá trabalho? Sim! Mas vais ficar satisfeito por colher os resultados e fazeres a tua própria sorte. E muito disto podes fazer na web app, sem roubar tempo de jogo na consola. Boa sorte!