Unrailed! – Diversão sobre (ou fora de) carris

Unrailed! é uma espécie de mistura entre Pipe Dreams e Minecraft, envolvido num ambiente adorável. O objetivo deste jogo é simples – construir um caminho de carris que leve o comboio até à próxima estação enquanto a sua velocidade vai aumentando a cada nível.

O aspeto 8-bits e a agradável música de fundo tratam de criar o tom para o que parece uma sessão de jogo tranquila, daquelas para aliviar o stress depois de um dia de trabalho. Mas dependendo dos companheiros de jogo (e de nós também, vá), o desfecho pode ser hilariantemente o oposto.

Unrailed! é um jogo que começou por ser um projeto de final de semestre de quatro estudantes de mestrado na Suíça. Depois de perceberem o sucesso que a sua ideia poderia vir a ter, estes fundaram o Indoor Astronaut, estúdio indie responsável por nos trazer este jogo que, apesar de parecer simples à superfície, é muito mais do que aparenta.

Existem dois modos para jogar em Unrailed! – local (onde há a possibilidade de jogar sozinho ou com um amigo no mesmo computador) ou online (onde se podem juntar até 4 jogadores).

Quando jogamos com um outro amigo no mesmo computador, podemos usar o mesmo teclado, sendo que um jogador fica com as teclas WASD, e o outro com as setas direcionais – o que me fez voltar atrás no tempo, quando jogava Puzzle Bubble em modo versus com a minha mãe.

Existem quatro modos de jogo, mas a base é sempre a mesma: começamos o nosso nível com um comboio parado na estação, um balde vazio, um machado, uma picareta e um caminho de carris inacabado. Os carris que temos de construir são feitos com madeira e metal, e para os conseguirmos teremos de minar árvores e rochas. Depois de obtermos a nossa matéria prima, o próximo passo é juntá-la no vagão correspondente, que gerará várias paletes de carris, que colocaremos no terreno para que o comboio chegue à próxima estação. Pelo meio, pode haver um sobreaquecimento dos vagões, e é aí que o balde é utilizado: é necessário enchê-lo de água para apagar o fogo.

Uma coisa boa é que Unrailed! permite o Steam Remote Play Together, e consegui jogar com amigos em computadores diferentes e aproveitar para jogar com voz, o que facilitou imenso o meu trabalho. Um conselho de amiga, se jogarem desta maneira, comuniquem ao vosso parceiro que é para usarem as teclas correspondentes ao lado de onde estão a jogar (ou seja, se controlarem o vosso avatar com as teclas WASD, o CTRL que têm que usar é o esquerdo), senão correm o risco de vos acontecer o que me aconteceu numa sessão: estava constantemente a largar a minha picareta a meio da minha exploração mineira a pensar que o meu CTRL esquerdo estava avariado até dar uma espreitadela ao meu colega de jogo na mesma mesa que eu, para ver as duas mãos dele apoiadas no teclado. Tsk tsk.

Mas cada modo tem a sua personalidade, e cada um deles merece destaque!

Endless

Este é o modo nuclear do jogo – como o próprio nome indica, este modo não tem um fim definido, sendo que o mundo vai gerando estação após estação, fazendo com que o nosso comboio passe por vários biomas, cada um com as suas peculiaridades (ladrões de recursos, camelos que vão atrás do balde com água, …) que vamos descobrindo apenas quando lá chegamos, e temos que nos adaptar. Se o nosso comboio descarrilar, voltamos ao checkpoint anterior – ou seja, tanto podemos voltar ao mesmo nível onde estávamos, ou recuar 3 níveis e ter de os fazer de novo, uma vez que há estações-chave que servem de checkpoint.

Há parafusos dourados que podemos (e devemos!) apanhar, que podem ser trocados por vagões novos, upgrades ou locomotivas no fim de cada nível. É claro que para lá chegarmos teremos de criar caminhos e pontes, dando uma dificuldade extra para quem realmente quer o prémio, já que o comboio não espera por nós.

Ponto importante: nunca deixem os vossos instrumentos de trabalho do lado esquerdo do mapa, porque à medida que o comboio avança para a direita, o mapa avança também, e se ficam com uma picareta fora do ecrã, boa sorte a tentarem reavê-la! Uma outra coisa que aprendi ao fim de alguns minutos de jogo – tenham a certeza de que há um caminho para chegar aos vagões. Certa vez construí um túnel para o comboio passar e enquanto ele lá esteve o meu trabalho ficou suspenso porque não conseguia voltar para o outro lado.

Há também uma mudança dia/noite, e quando o sol se põe a nossa visão torna-se mais limitada, mas há maneiras de contornar isso 😉

Se não fosse aquela pontezinha de madeira a sul no rio, o meu amigo, nesta situação, teria ficado preso na margem direita.
Quick

Aqui o objetivo é levar o comboio até à próxima estação o mais rapidamente possível. Neste modo não temos parafusos dourados, mas podemos sempre ir à procura da caixa escondida que nos permite fazer o upgrade a um dos vagões do nosso comboio para nos facilitar a tarefa.

Versus

Este modo faz com que o jogo seja não de cooperação, mas cada um por si. Os jogadores recebem mapas semelhantes, numa espécie de ecrã dividido, e ganha quem chegar primeiro à respetiva estação – ou perde quem descarrilar o comboio. Aqui temos uma particularidade – um dos vagões é um canhão, e se o alimentarmos com matéria-prima, isto faz com que dispare TNT (que se acertar no nosso oponente, há uns momentos de respawn que trava o progresso dele) ou uma madeira especial (que acelera o comboio do oponente momentaneamente).

Sandbox

Se quisermos testar várias estratégias, o Sandbox é o modo certo. Permite-nos personalizar a nossa experiência de jogo, desde a que distância iniciamos o jogo (influencia diretamente a velocidade do comboio), que upgrades queremos no nosso comboio e que locomotiva é que utilizamos. Eu experimentei este modo só para perceber o que aconteceria se começasse a minha sessão com 1km já percorrido. Resultado: um comboio a 0,521 m/s, e a sessão a acabar após 21 segundos com a locomotiva a desfazer-se contra uma mini-montanha. Womp womp.

Conclusão:

Unrailed! é um jogo divertido cuja aleatoriedade permite uma sessão diferente de cada vez que abrimos o jogo. O seu aspeto colorido e simpático pode por vezes colidir com a pressão que sentimos para conseguir levar o comboio ao destino, o que leva a momentos hilariantes. É um jogo descontraído, mas que obriga à comunicação entre jogadores, e puxa pela estratégia para atingirmos os nossos objetivos. É daqueles jogos em que nem damos pelas horas a passar.

 

Unrailed! está disponível a 23 de setembro para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.