SideFUT – Qual é a Meta no FIFA 21 e como adaptar o teu jogo?

Há jogadores e formas de jogar que são mais dominantes no FIFA 21 e te podem ajudar a conseguir aquelas vitórias que te estão a escapar. Sabes quais?

Apesar das semelhanças do FIFA 21 com o seu antecessor, as diferenças na jogabilidade são suficientes para ter alterado a meta do jogo. Para quem não sabe, meta é o termo que se refere às estratégias e estilos de jogo mais dominantes, por melhor se adequarem às mecânicas do mesmo. Entender a meta de um jogo é importante para conseguires elevar-te ao próximo nível.

Atenção que sou o primeiro a dizer-te que deves jogar o FIFA 21 como ele te der mais prazer, seja ou não a forma mais eficiente. Deixo também a salvaguarda que, para alguns jogadores, jogar de determinada forma pode não funcionar e serem antes mais eficientes outras abordagens. Dito isto, se queres melhorar o teu jogo e tornar-te mais competitivo, é importante, pelo menos, entender o que é mais eficaz na iteração deste ano. Se quiseres e conseguires incorporar algumas coisas destas no teu jogo, tanto melhor.

Já tenho uns jogos consideráveis de FIFA 21 em cima e, cruzando essa informação com a dada pela comunidade, penso já ter um bom entendimento deste jogo. Qual é, então, a meta deste ano?

VELOCIDADE

A velocidade sempre foi importante em todos os FIFA. Contudo, no ano passado, o jogo favorecia uma construção de jogo lenta e paciente. As defesas defendiam muito atrás, deixando pouco espaço para passes na profundidade (que eram também ineficazes). Ter o Usain Bolt na frente não era essencial.

Este ano, os jogadores rápidos fazem, de facto, uma grande diferença. Primeiro que tudo, houve mais um downgrade geral na velocidade dos jogadores, fazendo que se note ainda mais a diferença para aqueles realmente rápidos. É também mais difícil defender no FIFA 21. O jockey é mais lento, os desarmes ainda não convencem e a troca entre jogadores não está a funcionar na perfeição.  Juntamos o novo e melhorado  Ai ofensivo na desmarcação dos jogadores e melhores passes em profundidade e a velocidade é novamente um desequilibrador puro.

O Marcus Rashford é um jogador muito valorizado este ano
CRUZAMENTOS

No FIFA 20 era perto de impossível marcar golos através de cruzamentos. Isso levava a que a meta descartasse jogadores altos no ataque, até porque era essencial para a responsividade do drible ter jogadores baixos e ágeis. Este ano, não só é uma opção viável como pode ser bastante eficaz, se entendermos as novas formas de cruzar.

Continua a ser importante ter jogadores baixos e ágeis na frente, capazes de desequilibrar com o seu drible curto e rápido, ainda para mais com o novo agile dribling. Contudo, conseguir equilibrar isso com alguma altura ou com bom poder de impulsão e uma certa fisicalidade ganha uma certa relevância. Um bom exemplo é o Marcus Rashford, um jogador que está a ser bastante dominante neste início do FIFA 21. Outro é o facto de o nosso CR7 ser novamente a carta gold mais valiosa e considerada por muitos Pros como o melhor avançado do jogo, combinando velocidade com força e jogo aéreo.

E como cruzar? No geral, os cruzamentos foram melhorados e todos ficaram mas eficientes. Contudo, dois em particular tornam a vida mais complicada para os defesas. Se o teu avançado tiver a posição ganha na frente do defesa, queres fazer um driven cross (R1 + Botão de Cruzar). Caso contrário, o whipped cross (R1 + L1 + Botão de Cruzar) é muito eficiente, pois a trajectória que a bola leva torna mais difícil aos defesas ganharem uma posição vantajosa sobre o atacante.

REMATES

FIFA 20: rematar para o poste mais próximo, rematar para o poste mais próximo, rematar para o poste mais próximo. Agora, apesar de ainda ser eficiente, o guarda-redes já se posiciona melhor. Por contrapartida os remates cruzados voltam a funcionar melhor, os remates rasteiros também e os remates em jeito, até mesmo de fora da área, também estão eficazes. Esta variedade de opções complica ainda mais a vida aos defesas, que têm de lidar com padrões de remate diferentes, não podendo antecipar tão facilmente as jogadas.

Como atacante, aproveita isto. Procura ângulos de remate diferentes, de forma a não seres previsível. Como defesa, sê mais cauteloso na antecipação, porque se errares, já foste…

PASSES

Como nunca antes, pelo menos pela minha memória, o valor da habilidade de passe dos teus jogadores conta realmente. No FIFA 20, tornou-se muito importante estar virado para onde passas a bola, caso contrário a probabilidade de erro era enorme. Este ano isso mantém-se, mas agora também é muito importante a habilidade de passe do executante, especialmente tendo em conta que os passes em profundidade estão muito fortes mesmo. Tem isso em conta ao escolheres os teus jogadores.

DRIBLE

O drible simples, usando apenas o analógico esquerdo, no FIFA 21, já não é tão eficiente. Contudo, a utilização de skill moves este ano, especialmente os que permitem um speed boost, é um desequilibrador de jogos enorme. Ainda por cima, com o maior peso da velocidade, foge ao teu defesa com uma skill e ele já não recupera. Aqui, ajuda ter jogadores com 5 estrelas em skill moves, sobretudo para fazer o elástico e aqueles scoop turns em movimento.

Não acho que tenhas de incorporar 2500 formas de driblar no teu reportório, mas a meta pede que incluas algumas, como forma de desequilibrar. As 3 que te aconselho a perder algum tempo a treinar nem são das mais complexas de executar: fake shot (especialmente em corrida), elástico e stepover.

COMO ATACAR?

O contra-ataque é uma arma letal este ano. Apanhar o adversário desposicionado e lançar uma bola em profundidade para um avançado rápido vai render muitos golos.

Não havendo este primeiro momento de transição vantajoso, queremos construir o jogo com cautela. Interessa circular a bola na maior largura de jogo possível, entre flancos, de forma a abrir espaços no meio. Os nossos atacantes, este ano, vão-se movimentar bem sem bola e, mais cedo ou mais tarde, vamos ter a oportunidade de meter a bola em profundidade ou, simplesmente, na maioria dos casos, ter o nosso avançado numa boa posição para receber a bola à entrada da área. É fazer-lhe chegar a bola, aplicar um skill move para criar espaço do defesa, encontrar o ângulo de remate e finalizar.

É de esperar, em muitos jogos, que o adversário active a pressão de equipa. Se estivermos a enfrentar pressão alta temos de jogar muito ao primeiro toque, mesmo que implique jogar para trás. É muito fácil, neste jogo, perdermos a bola só por tentar dar mais toques. Não podemos enervar se isto estiver a acontecer! Manter a tranquilidade a trocar bolas rápidas e estar atentos às oportunidades de bolas longas para o espaço que o adversário vai, invariavelmente, abrir nas costas.

COMO DEFENDER?

Defender é mais difícil este ano. O Ai não vai defender tão bem por nós e o sucesso passa pela nossa capacidade de defender manualmente. Se, por um lado, estacionar o autocarro já não vai funcionar tão bem, porque os remates de longe são mais eficazes e as creative runs vão desconstruir as defesas mais facilmente, por outro, também não podemos defender demasiado em cima, abrindo espaços nas costas para os passes em profundidade.

O que está a funcionar para mim é defender com uma linha média (uso 4 de profundidade nas tácticas) e, em momentos de transição, abdicar de pressionar alto e, controlando manualmente os meus defesas, correr para trás de forma a proteger as costas dos passes em profundidade. Após o momento de transição, controlo sempre os meus médios para defender, usando-os sobretudo para cortar as linhas de passe para a zona central. Ao não controlar os meus defesas, mantenho-os bem posicionados nas minhas costas, fechando mais espaços. Se o adversário estiver com uma posse de bola mais passiva, mudo para o jogador mais próximo dele e tento o desarme. Se o adversário estiver em zona de perigo, mudo para o jogador mais próximo e mantenho uma postura posicional em frente dele, não arriscando o desarme em demasia, de forma a não ser ultrapassado.

Usar sempre o jockey (L2 ou L2+R2 para uma versão mais rápida) na defesa, quando em frente a jogadores adversários e usar o sprint apenas para recuperar posição. Correr de um lado para o outro o tempo todo, além de desgastar energia, vai interferir com a capacidade do jogador reagir rápido a mudanças de direcção e de interceptar a bola.

Este ano, uma novidade é a possibilidade de fazer um desarme com o máximo da intensidade de forma instantânea, sem ter de perder tempo a pressionar no botão de desarme até chegar ao máximo. Para isso, devem pressionar X + botão de desarme. Usem e abusem!

TÁCTICAS

As tácticas meta deste ano não mudam em relação às do ano passado. O 4231 narrow e o 442 continuam as mais fortes. Contudo, há alguns ajustes que recomendo fazer a nível de custom tactics, de forma a adaptar às novas situações de jogo:

Tanto defensivamente como ofensivamente, passei a definir a largura dos meus jogadores como 5 ou 6. Com os cruzamentos mais fortes e a velocidade a explorar a ala mais perigosa, temos de abrir mais o jogo, este ano. Relembro que, no FIFA 20, a meta ditava um jogo muito mais concentrado no centro do terreno.

Defensivamente, passei a definir como conservadores os desarmes dos meus médios centrais e defesas laterais. Isto faz com que eles não subam tanto nem tão agressivamente para interceptar a bola. Ao manterem-se mais posicionais, permitem muito menos espaço nas costas para o contra-ataque, o que é essencial contrariar este ano.

No ataque, o get in behind, nos avançados,  volta a ser essencial, de forma a provocar mais movimentações para fugir nas costas da defesa. No FIFA 21, chegou também a altura de tirar aquela instrução de stay central nos nossos avançados. Isso vai permitir que o novo Ai do jogo tenha maior liberdade para despoletar corridas mais inteligentes.

Este ano, comecei também a usar a instrução Long Ball para a forma de construção no ataque. Isto não significa que vás jogar em bolas pelo ar o tempo todo. Na prática, o que esta instrução faz é como se estivesses a aplicar um get in behind em todos os teus jogadores do ataque. Nos momentos de transição, eles vão rapidamente procurar movimentações nas costas dos defesas, ajudando-te a criar aqueles contra-ataques fulminantes, tão eficazes neste jogo.