SideFUT- Quais os melhores jogadores no Ultimate Team?

Seja para elites ou orçamentos mais apertados, queremos os melhores jogadores na nossa equipa. Estas são as melhores cartas no jogo.

Estas escolhas são baseadas na minha experiência de jogo pessoal e apenas incluo jogadores que já experimentei, seja na minha equipa, seja em drafts. Apenas estão em causa as cartas de ouro, pelo que deixo de fora ícones e cartas especiais desta lista.

Para cada posição, indico os que são, para mim, os dois melhores jogadores disponíveis, mas também os dois melhores jogadores para orçamentos mais curtos, pelo que quer estejas já bem lançado ou apenas a começar, podes encontrar soluções aqui.

GUARDA-REDES

melhores guarda-redes

Neuer e Ter Stegen. Os alemães dominam as minhas escolhas. Estou a achar os guarda-redes mais fracos este ano, no global. Contudo, estes dois continuam a ganhar-me jogos, com algumas defesas inesperadas. Ambos são também muito fortes a lançar o contra-ataque, algo importante neste ano.

No lado mais acessível, Donnarumma e Areola são enormes, enchem a baliza e já fizeram algumas defesas comigo ao nível dos melhores.

DEFESAS DIREITOS

melhores defesas direitos

Velocidade nas alas sempre foi importante, este ano mais ainda. Walker e Semedo são os dois melhores defesas direitos este ano. Walker mais defensivo, Semedo oferecendo um pouco mais de saída de bola em drible. Uma menção honrosa para Wan Bissaka.

No espectro mais barato, temos outro português, o Cancelo, e ainda o Navas, este ano com uma mudança de posição. Uma coisa é certa: a esmagadora maioria das boas opções este ano está na Premier League.

DEFESAS ESQUERDOS

melhores defesas esquerdos

Os franceses dominam as escolhas para esta posição. Mendy é o melhor defesa esquerdo do jogo (e direito também, se lá o usares com as suas 5 estrelas em weak foot). O Alphonso Davies também ofecere uma excelente alternativa se tiveres links para a liga alemã. Uma menção honrosa para o Alex Telles, agora mais fácil de inserir na equipa, força da sua transferência para o Manchester United.

Esta posição é, talvez, a que oferece alternativas baratas com qualidade mais próxima da elite, com jogadores como Theo Hernandez e Roussillon, jogadores muito bons e que pouco perdem para os elites.

DEFESAS CENTRAIS

melhores defesas centrais

Van Dijk é um monstro e o melhor defesa central do jogo. Pode não ter a velocidade da minha outra escolha, o Varane, mas por ele não passa nada. A inteligência artificial desta carta é de outro mundo e, sozinha, bloqueia tudo num raio de alcance irreal. Mas Varane também é muito bom. Pode assustar com a sua agilidade e equilíbrio baixos, mas a defender é tremendo.

Nas opções mais baratas, temos o rapidíssimo Klostermann, que continuo a usar mesmo tendo moedas para bem mais caro e Eder Militão, que continua, também este ano, a ser extremamente sólido a defender.

MÉDIOS DEFENSIVOS

melhores médios defensivos

O Kanté continua a ser aquele rato defensivo, que chega a todo o lado, com uma agressividade fora do normal. É puramente defensivo, mas nessas tarefas não tem rival. De Jong é a minha outra opção. Rápido e com work rates M/H (ataque/defesa), vai sempre ficar muito bem posicionado, a controlar o espaço à frente dos defesas. Oferece uma saída de bola para o ataque de grande qualidade, pelo seu bom drible e passe. Relembro que, este ano, um jogador com passe acima da média, pode fazer muita diferença nas transições ofensivas, com os seus passes em profundidade.

Nas opções mais baratas, Zakaria é enorme. Pode não ter a mesma qualidade de desarme de Kanté, mas é muito alto, com um alcance de desarme enorme, mais rápido e forte. É um mini Patrick Vieira e não me canso de o recomendar. Mudando de posição ingame, é também um excelente defesa central. Naingollan é daqueles jogadores que estão em todo o lado. Aparece a recuperar a bola tanto no último terço como no meio campo adversário. Aparece também muito bem em zonas ofensivas e finaliza muito bem.

MÉDIOS OFENSIVOS

melhores médios ofensivos

De Bruyne pode não ter aquela velocidade, mas ninguém lhe rouba a posição de melhor médio ofensivo central. Esta é uma categoria ingrata, pois, muitas vezes derivamos extremos para o centro, pela sua maior agilidade e velocidade. Mas, se ignorarmos estas mudanças de posições, De Bruyne  não tem rival. Aparece sempre no sítio certo, é o melhor passador do jogo e tem um remate indefensável. E fá-lo com ambos os pés (5 estrelas weak foot), pelo que é uma vantagem tremenda, na posição, não ter de procurar o pé mais forte, além de o tornar mais imprevisível. Para segundo da lista, fiquei muito tempo indeciso entre Reus e Firmino. No fim, Reus, para mim ganhou. A sua capacidade de movimentação sem bola é muito forte e aparece muito em zonas de finalização. Sempre se “mostrou” mais ao jogo que Firmino. E tem um finesse shot que é dos melhores do jogo.

Nas opções mais baratas, temos o nosso João Félix, que posso descrever da mesma forma que o Reus. Movimenta-se muito bem e aparece a finalizar muitas vezes e de forma consistente. Ter 5 estrelas em skill moves permite-lhe efectuar todos os dribles do jogo, o que é muito útil. Promes é a minha outra escolha. Muito rápido e perigoso a atacar a área.

EXTREMOS DIREITOS
melhores extremos direitos

Esta posição, este ano, está muito deficitária. As opções de qualidade são muito poucas e é muito frequente encontrarmos jogadores a optarem por colocar aqui um extremo esquerdo a 7 de química. Os dois melhores, são, na realidade, os únicos dois de topo existentes no jogo, Messi e Salah. A opções seguintes, em qualidade, já aparecem muito abaixo, com Lucas Moura, Sancho e Bale.

Nas opções mais baratas, Raphinha e Portu são surpreendentemente consistentes e desequilibram muito mesmo contra equipas mais fortes.

EXTREMOS ESQUERDOS

melhores extremos esquerdos

Neymar é dos melhores jogadores do jogo. Seja na esquerda ou usando-o a médio ofensivo central, o seu drible e a forma como se esquiva aos desarmes são de outro mundo. 5 estrelas em skill moves e weak foot é perfeito e tornam-no num dos jogadores mais imprevisíveis do jogo. Rasford é a minha segunda opção para a posição. Bem sei que, com aquela altura, o seu drible não é tão responsivo como gostaríamos, mas é um jogador que se encaixa muito bem na meta deste ano. A sua altura torna-no uma ameaça aérea e o seu físico protege muito bem a bola, o que torna as suas 5 estrelas em skill moves ainda mais eficientes. Adaptado a atacante é, se calhar, ainda mais competente.

Para budgets mais baixos, Coman e Carrasco são excelentes opções. Muito rápidos, com um drible extremamente responsivo, vão provocar muitos estragos no último terço. Coman oferece um drible um pouco melhor, mas Carrasco é muito forte a finalizar.

AVANÇADOS

melhores avançados

Este é o ano do nosso CR7 de novo. A sua capacidade de dominar o jogo aéreo, combinado com a sua velocidade e capacidade de finalização perfeita é a ilustração perfeita da meta deste ano. É, por algum motivo, a carta dourada mais cara do jogo e não é só pela fama. Mbappé continua extraordinário e a velocidade não tem igual no jogo. Vai fugir nas costas da defesa muitas vezes e não vai ser apanhado. As movimentações que faz a procurar o espaço vazio são excelentes, colocando-o facilmente em posições para finalizar. Não tem, contudo, a capacidade de jogo aéreo de Ronaldo e perde, por isso, no duelo.

Nas opções acessíveis, temos um jogador que, se tivesse numa liga mais popular e com melhores opções à sua volta, como a Premier League, valeria certamente muito mais. Lautaro Martinez é um avançado extraordinário. Tal como Ronaldo, faz tudo. É rápido, competente a driblar, uma finalização consistente e é bom no jogo aéreo. A sua força permite-lhe guardar a bola com o corpo da maioria dos defesas. Foi o meu avançado no início de jogo e só passei para outra opção precisamente porque, para o inserir na equipa, tinha de prescindir de qualidade noutras posições à sua volta. Richarlison é também um jogador na linha de Lautaro, rápido e forte. É mais pesado no drible e não tem uma finalização tão consistente, mas oferece 5 estrelas em weak foot, o que é tremendo para um avançado. Apanhe a bola em que posição for, está em condições de finalizar instantaneamente.