SideFUT – Esta táctica vai surpreender a meta! Formação e custom tactics

Esta táctica vai-te dar grande consistência defensiva, ao mesmo tempo que atacas com 7 jogadores. Experimenta-a e domina os jogos!

Este ano, as tácticas dominantes na meta continuam a ser o 4231 e o 442. Contudo, como tenho uma grande alergia a jogar de forma igual a todos os outros, sempre procurei alternativas que me permitissem competir com as tácticas dominantes.

Desde o início do FIFA 21 que ando a experimentar e refinar vários modelos. A minha táctica habitual deixou de funcionar, pois ficava muito exposto nas alas. Após vários testes, cheguei agora a uma táctica final, já testada e comprovada, que consegue oferecer superioridades numéricas no ataque, sem comprometer a defesa, que é extremamente sólida, preenchendo todos os espaços.

A sua base é o 41212 (2), mas onde ela realmente se define e diferencia é nas custom tactics e instruções de tácticas dinâmicas, dentro do jogo.

COMO FUNCIONA ESTA TÁCTICA

As bolas em profundidade são muito fortes este ano, com os avançados rápidos a fugirem muito bem nas costas dos defesas. Não existe, para mim, nenhuma táctica tão perigosa como o 41212(2) a explorar esta componente do jogo. São 4 os jogadores que estão a povoar o miolo do terreno. Isso vai-te permitir recuperar muitas bolas em zonas mais avançadas e lançar rápido na frente, num dos 2 pontas de lança. Outra táctica que faz isto muito bem é o 4321, mas essa táctica é um suícidio na defesa.

Não havendo contra-ataque, em jogo construído, temos o triângulo da morte na frente. Os dois avançados com o médio ofensivo nas costas vai-te permitir uma dinâmica de tabelinhas muito perigosa, que vai muitas vezes desconstruir a defesa do adversário. Se o adversário não tiver nenhum CDM recuado, o que acontece com o muito utilizado 442, vais-te ver em muitas situações de 3 para 2 à entrada da área, o que é uma situação ideal.

Contudo, onde esta táctica, com as instruções que uso, brilha mais é nas alas. Todos conhecemos o 41212(2) como uma formação muito estreita, com o jogo concentrado no centro do terreno, trabalhando o tiki-taka ao limite. Eu faço os defesas laterais juntarem-se ao ataque, com as tácticas dinâmicas “Attacking Full Backs” (D-Pad para cima e depois esquerda) e “Hug the Sidelines” (D-Pad para cima e depois direita). Isso leva a que os teus laterais apareçam na frente como extremos.

Este avançar dos laterais vai criar duas situações que podes explorar no ataque:
– Primeiro, vais ter 5 jogadores na frente de ataque, suportados ainda pelos teus CM, o que leva a algumas situações de vantagem numérica;
– Segundo e mais importante, com tantos jogadores teus concentrados no centro do terreno, os laterais adversários vão fechar no centro, abrindo uma autoestrada nas costas para os teus laterais aparecerem e explorarem. E se o adversário ler a situação e controlar os laterais para cobrir a subida dos teus alas, como estes estão tão colados à linha, vão criar um espaço enorme entre o lateral e o central adversário, que podes facilmente explorar.

Este é o verdadeiro poder desta táctica, a sua componente híbrida – consegue povoar o miolo como um 4231 e ter os 2 avançados e jogo nas alas como o 442. No ataque esta táctica comporta-se como um 21214.

Mas se os meus defesas laterais sobem, vou ficar demasiado exposto no contra-ataque? Não!

Aqui entra outra ordem importante: vais indicar ao teu CDM para descer para o meio dos centrais. Isso faz com que esses abram um pouco mais sobre a lateral, com ele a ocupar o espaço no meio, numa linha de 3. Enquanto os teus laterais não descem, vais estar como que em 352, pelo que não te apanham de calças nas mãos. E não te preocupes que eles recuperam rápido, se forem os jogadores certos.

Com o adversário em construção, vais estar a defender perto de um 5212, com o teu CDM quase em linha com os centrais, pelo que tens uma estrutura forte para tapar todas as áreas do terreno.

No geral, vais ter vantagem sobre o 442, porque tens mais gente no miolo e podes explorar os espaços entre a linha média e defensiva e vais ter vantagem sobre o 4231, porque consegues ter 2 pontas de lança, sem sacrificar o jogo nas alas.

CUSTOM TACTICS
Estas são as opções que uso

É essencial, para esta táctica funcionar, usar Fast Build Up nas opções de ataque. Não o fazendo, os laterais não irão subir rápido o suficiente para ser eficaz. Na defesa gosto de ter Balanced, para manter o bloco da equipa e depois, quando me interessar, faço momentos de Team Press através do D-Pad ingame.

Nas restantes instruções, gosto de manter as minhas opções equilibradas. Aqui, ajusta ao teu gosto.

INSTRUÇÕES INDIVIDUAIS

Aqui é onde estão as instruções essenciais para esta táctica funcionar.

Avançados: Get in Behind, Stay Forward e Stay Central. Esta última é muito importante, pois ao forçar os avançados a fazer as suas desmarcações na zona central do terreno, estamos a libertar o espaço nas alas para os nossos laterais entrarem isolados.

Médio Centro Ofensivo: Come back on Defense, Get into the Box for Crosses, Stick to Position e Normal Interceptions. Gosto que o MCO recue para ajudar a defender, para dar outra consistência. Pode causar mais fadiga, pelo que estejam atentos. Stick to position é muito importante, de forma a ele não deambular muito para as laterais, perdendo-se o triângulo da frente.

Médios Centro: Mantenho tudo equilibrado, mudando apenas para Cover Center, de forma a manter o bloco central coeso e deixar o corredor para os laterais correrem, e Conservative Interceptions. No FIFA 21, os nossos jogadores tendem a desposicionar-se se tiverem instruções mais agressivas nas intercepções. Recomendo, nas posições mais chave da estrutura, usar uma postura mais conservadora, de forma aos jogadores manterem mais a sua posição. Depois há uma instrução que deixo para vocês ajustarem às vossas necessidades de jogo, se sentirem que precisam de uma compensação extra à subida dos laterais – Stay Back While Attacking. Eu, pessoalmente, prefiro que se juntem ao processo ofensivo.

Médio Defensivo: Cut Passing Lanes, Drop Between Defenders, Cover Central e Conservative Interceptions. Lá está a instrução chave na defesa, essencial para esta táctica funcionar, fazendo o MD recuar para entre os centrais, alargando a linha defensiva, de forma a cobrir a subida dos laterais. Intercepções conservadoras uma vez mais.

Defesas Laterais: Stay Back While Attacking, Conservative Interceptions e Overlap. Ficar atrás na defesa? Sim. Relembro que é com as instruções do D-Pad que dizemos que queremos que eles ataquem. Essas instruções vão-se sempre sobrepor às definidas aqui. Assim, em algum momento do jogo que sintam que têm de ser mais conservadores ou segurar uma liderança, só têm de desactivar os Laterais Ofensivos no D-Pad e eles ficam sempre atrás. Overlap é essencial, de forma a eles procurarem os desequilíbrios sobre a linha.

Defesas Centrais: Stay Back While Attacking e Normal Interceptions. Nada de novo.

Guarda-Redes: Irrelevante para a eficácia desta táctica, mas gosto de recomendar que definam para sair aos cruzamentos. Este ano são mais relevantes e é uma forma de ajudar a os controlar.

QUE JOGADORES USAR

Os defesas laterais são dos jogadores mais importantes nesta táctica, não sejam sovinas ao comprar. Velocidade é o ponto mais importante e aqui queremos jogadores mais vocacionados para atacar. Alphonso Davies, Ferland Mendy, Nelson Semedo, Cancelo, Navas, Cuadrado são bons exemplos. Rápidos, com bom drible e 4 estrelas em skill moves. Vão correr o jogo todo para cima e para baixo, pelo que boa stamina é relevante. Recomendo também a terem suplentes para entrarem no lugar deles, se for necessário refrescar.

Os avançados também pedem velocidade. Queremos jogadores rápidos que se saibam desmarcar, de forma a aproveitar um dos pontos fortes desta formação, que é as transições rápidas com passe em profundidade. Mbappe, Rashford, Werner, Aubameyang, Rodrigo, Iñaki Williams são alguns exemplos.

O médio defensivo tem de ser um animal a defender, um jogador com um perfil quase de central. Aqui não posso deixar de recomendar vivamente o Zakaria (mesmo a carta de ouro simples é tremenda). Procuram-se jogadores nesse perfil e que não tenham um work rate ofensivo alto. Outros nomes são Kante, Allan, Partey, Emre Can e Delaney.

Os médios centro são os vossos box-to-box, que devem ser sólidos tanto a defender com a atacar. Recomendo jogadores com muito bom passe. É deles que vai sair a maioria das vossas bolas em profundidade. Jogadores como De Jong, Pogba, Kimmich, Valverde, Wijnaldum, Goretzka ou Renato Sanches.

Espero que esta táctica seja a resposta às vossas necessidades e vos ajude, tal como me ajudou a mim, a ter mais vitórias.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.