Sackboy: A Big Adventure – uma surpreendente jornada

Uma das mascotes da PlayStation regressa para terminar uma geração e dar início a outra.

LittleBigPlanet foi lançado em 2008 para a PlayStation 3, tendo sido muito bem recebido pela crítica e público pela sua originalidade e diversão. Seguiram-se várias sequelas, com Sackboy como herói, nas varias consolas da Sony. Chegamos então a 2020 e ao aguardado lançamento da PlayStation 5. Mas, para grande surpresa, este Sackboy: A Big Adventure tem muito pouco, ou quase nada, que ver com a franquia que deu a conhecer este boneco de trapos. Mas atenção: esta mudança, além de interessante e arriscada, demonstra ser uma aposta séria no futuro deste personagem, não fosse este um agradável jogo de aventura e plataformas.

Com inspiração em outros jogos da casa, como Crash Bandicoot, este título é uma excelente aposta para todo o tipo de jogadores, sendo um jogo fácil mas muito divertido. Com uma história algo genérica mas com bons momentos de humor, o jogador terá de salvar os seus amigos do maquiavélico Vex, o habitual vilão super forte super mau super engraçado com um sotaque super fixe.

Um dos pontos fortes do jogo é o incrível design e construção de cada nível. Apesar de não termos muitos inimigos pela frente e de o grau de dificuldade ser baixo e pouco desafiante, é de notar que ainda assim estamos perante um jogo apelativo e visualmente encantador, com grande destaque para a imaginação na criação dos níveis. As mecânicas estão muito bem feitas e todos os níveis contam com zonas secretas e muitos itens para colecionar, de forma a sermos incentivados a explorar bem cada um dos níveis.

Além disso,  estes níveis preenchem os vários mapas ao longo de alguns mundos, com direito a vários níveis secretos e alguns dedicados a serem partilhados cooperativamente com outros jogadores. Em cada nível, existem várias bolas e guizos para colecionar, sendo que estes últimos podem ser trocados por novos fatos para o nosso herói.

É importante referir que a versão testada foi a de PlayStation 4, sendo que estou em pulgas para experimentar o jogo na PlayStation 5, uma vês que, tal como outros jogos lançados nestes dias, a versão de PS5 é disponibilizada de forma gratuita para quem adquiriu a versão de PS4. Ainda assim, o jogo comporta-se de forma excelente e tanto a música como todo o aspecto gráfico do jogo é de grande qualidade, com um nível de detalhe e pormenor delicioso em certos níveis.

Acaba por ser uma excelente forma de dar início a uma nova geração e despedir-se de outra. Sackboy é um dos símbolos da Sony e é interessante verificar que continuam a apostar nele e no seu potencial enquanto herói. Estamos cá para ver o evoluir desta possível saga ou de novas entradas.

Conclusão:

Sackboy: A Big Adventure é a melhor forma de terminar uma geração e dar início a outra. Divertido, simples, bem executado e sem grandes rodeios, é um jogo fácil de pegar e muito entusiasmante. O Sackboy está em grande forma.