PlayStation 5 – Jogar sem limites

Tive o prazer de ser um dos felizardos a conseguir adquirir uma PlayStation 5 no período de pré-venda de forma a tê-la no dia do seu lançamento. É sempre um momento de grande exaltação e alegria quando ligamos pela primeira vez uma nova consola. Desta vez, fiquei realmente abismado com o que tinha em mão.

Consola

A consola em si é grande e pesada, e até é estranho pegar nela, dado os seus contornos pouco rectos. No entanto, assim que a colocamos na base, seja em formato horizontal ou vertical, fica logo pronta a jogar. Contudo, a consola é bastante bonita e se houve algo que senti logo que a liguei foi o silêncio. Sim, a PS5 mesmo quando está a ler jogos ou a descarregar algo é extremamente silenciosa. Estava habituado a PS4 “normal” que para correr os jogos mais recentes parecia um autêntico motor de carro em sobreaquecimento. Nesse aspecto, é um salto gigantesco.

A juntar a isto, a diferença mais visível, além dos gráficos dos jogos, mas isso depende de título para título, é a velocidade de processamento. Assim que iniciamos um jogo, qualquer que seja, demoramos meros segundos desde o menu da consola até ao menu de jogo. Relembro, por exemplo, que o tempo para iniciar The Last of Us: Part II, chegava a demorar dois ou três minutos, e agora esse tempo passou a cinco ou seis segundos. É estonteante.

 

Comando

O Dualsense é outra das grandes novidades desta consola. Não um mero comando para jogar, é quase uma nova máquina com funcionalidades próprias. Jogando o Astro’s Playroom, o jogo que vem de oferta em todos as consolas, ficamos com uma ideia das funcionalidade e do potencial que o comando tem. É verdade que o Dualshock4 já permitia algumas destas coisas, como o movimento do comando, mas este agora está aprimorado e conta com novidades, como a possibilidade de soprar para dentro do mesmo e isso ter algum efeito no jogo.

Interface

A nossa “Home” está agora renovada e com um aspecto mais limpo e arrumado. A PlayStation 4 seguia a mesma linha visual desde a PSP e já estava algo “cansada”. Agora temos uma divisão clara entre o menu de jogos e outro de conteúdos audiovisuais, onde estão as várias platormas de streaming, como Netflix, Amazon Video ou Disney+.

Também a apresentação dos Troféus foi modificada e agora conseguimos ver o número de horas que dedicamos a cada jogo, um dado interessante e que só fica bem.

Conclusão

A PlayStation 5 é uma consola fantástica e ao fim de algumas horas já estamos rendidos a esta máquina. Agora, será o futuro a ditar o seu sucesso, mediante os exclusivos que forem lançados e o aproveitamento que fará de todas as funcionalidades novas. Para já, estamos satisfeitos com o que temos em mão e acreditamos no futuro promissor desta belíssima consola.