Amnesia: Rebirth – O terror renasce

Dez anos depois de Amnesia: The Dark Descent, a Frictional Games brinda-nos com mais um título… inesquecível.

Bem, vou ser sincera – nunca joguei nenhum jogo da franquia Amnesia. Na altura em que saiu o primeiro jogo, Amnesia: The Dark Descent, em 2010, ainda não tinha estaleca suficiente para me meter sozinha em jogos de terror (tenho de agradecer publicamente à minha mãe por ela ter jogado Fatal Frame II: Crimson Butterfly enquanto eu via, a única maneira que eu tinha na altura de experienciar a história sem morrer de medo). No entanto, com o passar dos anos, desenvolvi um gosto particular por jogos de terror – e os que não jogava, ou lia sobre eles, ou via playthroughs no YouTube. Foi o que acabou por acontecer com Amnesia: The Dark Descent, o primeiro jogo da saga a ser desenvolvido pela Frictional Games. E isto deixou-me com vontade de experimentar o seu mais recente título, Amnesia: Rebirth.

Amnesia: Rebirth decorre em 1937 – quase 100 anos depois dos eventos de Amnesia: The Dark Descent. O jogo começa numa vista de primeira pessoa: incorporamos Tasi Trianon, Francesa que faz parte de uma equipa multinacional de arqueólogos e afins, equipa essa que conta com Salim, o seu marido. A sobrevoar o deserto na Algéria, um motor deixa de funcionar e o avião despenha-se. Quando acorda, Tasi está sozinha.

É aqui que começamos a controlar o jogo. Depois de nos recompormos um bocado, apercebemo-nos que podemos interagir com imensos objetos – e eu passei uns bons 3 minutos simplesmente a pegar em itens e atirá-los, só para ver como a física funcionava. Devo dizer que fiquei impressionada: itens mais pesados não podiam ser atirados para tão longe, itens de vidro partiam-se se atirássemos com força, e os efeitos sonoros condiziam sempre. O único ponto negativo neste Throwing Simulator é que itens mais maleáveis (um colete, por exemplo), ficava sempre com a mesma posição rígida.

Quando encontramos o nosso caminho fora do avião, começam os flashbacks – pelos vistos temos memória de sair do avião anteriormente, com o resto da equipa. Mas como? Ahem… somos capazes de estar com amnésia! Ao olhar para o nosso pulso vemos que temos uma pulseira toda catita, que posteriormente descobrimos na realidade é um amuleto que nos deixa atravessar portais interdimensionais. O resto do jogo é passado entre a Terra e um qualquer mundo alienígena, que vai testando Tasi – que afinal não está sozinha, já que está grávida – com puzzles, medo e uns quantos ghouls, criaturas humanoides desfiguradas que gostam de nos dar pesadelos.

O jogo começa lento, e há muita exposição na primeira hora na forma de Tasi a falar consigo própria – para mim isto arruína um pouco a imersão, não só porque conseguimos obter muita informação através dos documentos que vamos encontrado, como o próprio sotaque de Tasi (um bocado forçado, na minha opinião) me desconcentra um pouco. Temos duas maneiras para não deixarmos o medo derrotar-nos na escuridão: acendemos fósforos e conseguimos com estes acender tochas e lamparinas espalhadas pelo ambiente, ou usamos uma lanterna a óleo. Ambas as soluções consomem recursos, pelo que temos de saber racioná-los bem. Caso nos encontremos na escuridão… acabamos por conseguir ver na mesma, mas o medo aumenta e o ecrã começa a ser invadido por umas veias negras e visões psicadélicas.

É aqui que penso que o jogo peca um pouco. Para um jogo de terror, o facto de conseguirmos ainda saber onde nos encontramos sem qualquer fonte de luz (quase como uma visão noturna) faz com que não me sinta tão aterrorizada como devia. Para além disso, achei que houve poucos confrontos diretos com ghouls, e os que houve foram relativamente fáceis de escapar. Finalmente, gostaria que houvesse mais jump scares do que os que apareceram – ou pelo menos melhor executados, já que a visão de uma máscara a vir contra nós não me parece algo assim do além.

A mecânica de jogo é também um pouco repetitiva: temos um obstáculo à nossa frente, mas para o ultrapassarmos precisamos de resolver um puzzle. Tudo bem, andamos para trás e para a frente para recolher o que é necessário. Resolvemos o puzzle – boa, podemos seguir em frente, certo? ERRADO! Porque assim que prosseguimos, algo acontece e força-nos a ir por um outro caminho… Por outro lado, os puzzles são desafiantes o suficiente para nos fazer coçar a cabeça, mas não de tal forma que nos faça desistir de jogar –  e aqui a Frictional Games atingiu o balanço perfeito, com pistas que não estão mesmo à vista, mas se procurarmos com cuidado conseguimos encontrá-las.

Os gráficos também não são os melhores para a tecnologia que temos neste momento – eu joguei na minha PlayStation 4 e fiquei petrificada quando olhei para baixo e vi uma planta em 2D. Sim, estando diretamente acima da planta fazia-me ver uma cruz, e se me afastasse e olhasse para ela de outro ângulo já era uma planta. De um modo geral, gráficos mais polidos dariam uma outra imersão no jogo.

Por outro lado, os efeitos sonoros são uma parte fulcral da experiência. É fantástico conseguir ouvir o eco da voz de Tasi nas grutas, ou sentir o chão desabar à nossa volta. Também aumenta a tensão quando conseguimos ouvir os ghouls mas não os vemos em lado nenhum – e penso que aqui é que está a essência do terror em Amnesia: Rebirth, a antecipação e o desconhecido.

Conclusão:

Amnesia: Rebirth destaca-se pela história. É uma história de amor, de perda, e de luta pela sobrevivência. Tem elementos de terror suficientes para nos deixar desconfortáveis e atentos, mas não ao nível de perdermos o sono após uma sessão de jogo. É refrescante termos uma personagem feminina no papel principal determinada a enfrentar a escuridão para sobreviver ou, pelo menos, a dar uma hipótese à criança que carrega dentro de si.

 

Amnesia: Rebirth está disponível para PC e PlayStation 4.