Football Manager 2021 – Novo de novo

Mais um ano, mais uma versão incremental do clássico Football Manager, certo? Felizmente, este ano a resposta é, definitivamente, não.

Isto porque se o ano passado o FM que recebemos se focava em melhorar certos aspectos do jogo que passaram despercebidos durante anos e anos mas que influenciavam pouco o nosso modo de jogar, como a criação de uma visão global do clube à qual devemos obedecer se quisermos manter o nosso emprego, ou a introdução de centros de desenvolvimento de novos jogadores, principalmente das camadas mais jovens, este ano o foco foi claramente virado para a implementação de mudanças que melhoram o jogo de um modo bastante direto. E mesmo que não haja nenhuma mudança que possamos realçar, a verdade é que neste caso o todo é claramente maior que as partes já que, graças à miríade de mudanças que foram implementadas, sentimos que este ano o jogo está realmente diferente e para melhor, sendo tudo muito mais fluído, das nossas ações, à possibilidade de observar e modificar minuciosamente os mais diversos aspetos do jogo praticado pelos nossos atletas. Curto e grosso, Football Manager 2021 é o pacote completo e é de caras uma recomendação caso estejam à espera de fazer o upgrade de uma versão mais antiga. Direi mais, o FM21 é quase obrigatório mesmo para quem tem a versão do ano passado – se bem que, se não forem absolutamente fanáticos, esperaria que o jogo estivesse a preço de saldo.

Mas okay, vamos lá ver as coisas de um ponto de vista ligeiramente menos fanboy. É claro que o jogo que temos este ano não é perfeito. As animações dos jogadores em campo ainda continuam um bocado “meh”, mas estão a anos luz do que tivemos nos últimos anos. O comportamento dos jogadores em campo também foi alterado para melhor (muito, muito melhor), mas por vezes (raramente, mas enfim) continuam a ter uma atitude errática como se de um momento para o outro se esquecessem do que era suposto fazerem. Falando dos jogadores em campo, realço que este ano os pontas-de-lança comportam-se finalmente como tal e são finalmente úteis quando estão frente a frente com o guarda-redes. Também os alas se comportam de uma forma mais realista optando finalmente por lançar a bola para a grande área em vez de simplesmente rematar contra as redes laterais.

No geral são pequenas diferenças como estas que acabam por fazer toda a diferença na forma como os jogos decorrem e este ano, pelo menos nas várias épocas que já joguei com equipas das mais diversas divisões, o jogo está muito mais “real”.

Fora estas mudanças em campo, as alterações também são especialmente notórias na forma como podemos interagir, seja com os jogadores, com os agentes ou com os jornalistas, já que podemos selecionar a nossa linguagem corporal a adoptar o que irá modificar a forma como somos percepcionados e, em última instância, como a nossa mensagem é compreendida.

Conclusão:

Football Manager 2021 é o que os fãs esperavam que as últimas duas edições (ou três… ou quatro) tivessem sido: uma lufada de ar fresco. E mesmo que as conferências de imprensa continuem a ser algo repetitivas, este é de longe o FM mais completo e ao mesmo tempo mais acessível dos últimos anos. 

 

Football Manager 2021 está disponível para PC, MAC, Xbox One, Xbox Series X & Series S.