Art of Rally – Arte em movimento

Mais do que um jogo, Art of Rally é um quadro em movimento e uma incrível carta de amor ao mundo do Rally. 

Controlando os nossos veículos de um ponto de vista que é sempre em birds-eye, vamos correndo ao longo das décadas, aprendendo técnicas como o drifting, sliding ou backfiring e desbloqueando novos veículos pertencentes à história do Rally. 

Visualmente este jogo é deslumbrante e dos cenários aos modelos, a atenção ao detalhe é assombrosa. Não só os veículos nos levam imediatamente aos velhos tempos, como os cenários são repletos de detalhes como castelos, helicópteros, transeuntes, espectadores que populam as pistas (e que algumas vezes levam com o automóvel em cima). 

No entanto quem estiver a pensar que este é um mero jogo arcade bonito desengane-se. Este é um jogo que exige de nós tanto amor como ele demonstra. Os mais de 50 automóveis existentes têm a sua identidade própria, do modo como são controlados, ao barulho do motor, à forma como sentimos a aceleração. E só isto faz com que se acham que a série Gran Turismo é complicada de dominar, então experimentem 10 minutos de Art of Rally e digam coisas. Este é um jogo difícil de dominar, mas rapidamente quem se der ao trabalho de se dedicar perceberá que ele nunca foi pensado para sê-lo.

Além do investimento de tempo que terão de realizar, a melhor ajuda que poderão ter é utilizar um comando em vez das teclas. Este é um jogo que requer atenção ao detalhe e ajustes rápidos na forma como controlamos os diferentes automóveis. E isso, com o teclado, revela-se muito complicado.

O modo campanha/história é longo mas incrível graças não só à estética do jogo, como do que vamos aprendendo e ganhando em bónus caso consigamos não nos despistar. Também podemos simplesmente pegar num qualquer automóvel e ir experimentá-lo numa das pistas entretanto desbloqueadas. Ah! E tudo isto com uma excelente banda sonora muito inspirada nos anos 80, ou melhor, no que hoje se imagina como música inspirada pelos anos 80 (a banda sonora do filme Drive, por exemplo).

Pontos menos positivos prendem-se com coisas como a falta de um co-piloto, o que corresponde à falta de feedback enquanto estamos a conduzir o que torna por vezes complicado conseguirmos antecipar a próxima curva ou conseguirmos perceber quão danificado está o nosso automóvel e qual o impacto que os danos têm na forma como nos estamos a sair na corrida. No entanto estes aspetos menos positivos são mínimos quando avaliamos este jogo como um todo.

Conclusão:

Sendo um jogo muito simples Art of Rally é um jogo que exige bastante mas que, para quem conseguir ultrapassar os primeiros momentos em que se acha que é impossível controlar os veículos, também nos oferece muito: da história desta modalidade, a visuais fantásticos, a uma banda sonora qualitativamente muito acima do habitual e principalmente muitas horas de diversão. 

 

Art of Rally está disponível para PC (Steam, GOG, Epic Store), MAC (Steam) e Linux.