SideFUT – Team of the Year vem aí. Prepara-te!

Team of the Year vai mexer com o mercado e a meta do jogo. Vais encontrar neste artigo tudo o que precisas de saber.

Esta é, provavelmente, a promoção mais aguardada do ano, no FIFA Ultimate Team. Será lançada uma equipa de jogadores que serão, até ao final do ciclo do FIFA 21, dos melhores que podemos ter. Todos sonhamos ver um destes jogadores sair-nos num pack. Muitos jogadores desenvolveram as suas contas para comprar, neste momento, as equipas que planearam no início do ciclo. Outros, acabaram de entrar no FIFA agora, por presente de Natal ou algum preço promocional, e têm a tempestade perfeita para construir uma boa equipa rapidamente.

QUANDO VEM A TEAM OF THE YEAR?

É praticamente certo que venha dentro das próximas duas semanas. Todos os anos, ela aparece no início de Janeiro. Mas quando exactamente? Se a EA não alterar o formato a que nos habituou, a Team of the Year começará a uma segunda-feira.

Os jogadores são divididos em 3 lotes – defesas e guarda-redes, médios e avançados – sendo revelados cada lote um de cada vez e estando em packs isoladamente durante um par de dias, até ao lote seguinte ser revelado. No fim, teremos uns dias com todos os jogadores juntos em packs.

Assim, será de esperar que a promoção seja lançada ou a 4 de Janeiro ou a 11 de Janeiro. Nos últimos anos, a Team of the Year foi baseada em votos da comunidade, criando um hype em torno da equipa com alguns dias de antecedência. Assim, a menos que a EA faça o anuncio no próximo par de dias, não será expectável que o arranque se dê já dia 4, pelo que será de esperar a Team of the Year no dia 11. Adicionalmente, foi, recentemente, adicionado ao código do jogo os elementos referentes à promoção Headliners, o que abre a possibilidade de, este ano, essa promoção vir antes. Isso reforça a ideia que a Team of the Year só chegue dia 11.

QUE JOGADORES ESPERAR NESTA EQUIPA?

Alguns jogadores parecem ter um lugar garantido, tal foi a forma como se destacaram no ano passado. Outros, especialmente no meio campo, não são tão garantidos. Se se confirmar a votação da comunidade como factor decisivo, alguns jogadores poderão ser eleitos pela sua popularidade no Ultimate Team, em vez das suas prestações reais.

Contudo, o 11 não deverá fugir muito ao recentemente anunciado pela FIFPRO:

GUARDA-REDES
Alisson Becker (Liverpool FC, Brasil)

DEFESAS
Trent Alexander-Arnold (Liverpool FC, Inglaterra)
Alphonso Davies (FC Bayern Munich, Canadá)
Virgil van Dijk (Liverpool FC, Holanda)
Sergio Ramos (Real Madrid, Espanha)

MÉDIOS
Thiago Alcántara (Liverpool FC/FC Bayern Munich, Espanha)
Kevin De Bruyne (Manchester City, Bélgica)
Joshua Kimmich (FC Bayern Munich, Alemanha)

AVANÇADOS
Robert Lewandowski (FC Bayern Munich, Polónia)
Lionel Messi (FC Barcelona, Argentina)
Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal)

E depois deveremos contar com um 12º jogador, que será a forma da EA incluir um jogador que a comunidade goste muito e tenha ficado de fora, como Mbappe ou Neymar.

CRASH NO MERCADO?

Sempre nos habituámos à ideia que há um grande crash no mercado pela altura da Team of the Year. Acredito que vai haver sim, sendo que nos ícones já tivemos quebras de valor muito acentuadas. Contudo, penso que não será tão forte como em anos passados, pois a comunidade está mais informada e vai-se preparando com mais antecedência.

Mas acredito que teremos algum pânico quando a promoção for anunciada. No momento que começar o pânico, os preços vão quebrar e é a altura ideal para comprar cartas que não estão já em packs.

Depois teremos uma grande correcção dos preços das cartas de ouro. Entre as muitas lighting rounds esperadas para esta promoção e os muitos packs guardados para abrir nesta altura, o mercado será inundado de cartas. Jogadores de ouro que têm aguentado algum valor, pela sua popularidade, como Varane, Rashford, Mendy ou Joe Gomez vão morrer nestes dias. Cuidado, contudo, com jogadores como Messi e Ronaldo. Como deverão estar na equipa, as sua cartas douradas não estarão em packs durante a Team of the Year e deverão ser mais imunes à quebra.

QUAIS AS MELHORES CARTAS PARA COMPRAR DURANTE O CRASH?

Algumas cartas costumam ter uma recuperação de valor mais acentuada que outras e são investimentos mais seguros, se pretenderes manter uma valorização do teu clube. As minhas escolhas preferidas são:

– Cartas especiais de jogadores que estarão na Team of the Year. Estas deverão ter uma quebra acentuada. Contudo, após o lançamento da equipa, os jogadores vão-se aperceber que as novas e apetecíveis cartas estão completamente fora da sua carteira. Contudo, vão querer jogar com esses jogadores na mesma e irão comprar a carta especial mais acessível para as suas possibilidades. Ano após ano, esta tendência repete-se. Por exemplo, nesta equipa da semana, temos um Lewandowsky que vale, actualmente, 240k e que imagino que possa passar a barreira dos 300k nessa altura.

– Cartas Road to the Final. A Liga dos Campeões e Liga Europa estão paradas até Fevereiro e estas cartas vão ficando um pouco esquecidas. Contudo, após a Team of the Year terminar, a atenção vai voltar novamente para estas cartas populares e, com o aproximar dos oitavos de final, a valorização destas cartas deverá ser de doidos. De todas as cartas existente no FIFA Ultimate Team, estas são as que mais margem de valorização têm após a Team of the Year.

Quanto às restantes cartas especiais e ícones, eu teria alguma cautela. Depois da Team of the Year, deveremos ter a promoção Future Stars, uma favorita da comunidade, e Headliners. Serão um Janeiro e Fevereiro recheados de novas cartas fresquinhas e muito apetecíveis. As mais antigas até poderão ter uma boa recuperação no imediato, após o final da Team of the Year, mas deverão entrar em declínio, salvo algumas excepções, nas semanas seguintes.

POSSO PREPARAR-ME COM INVESTIMENTOS?

Há alguns investimentos que podemos fazer.

Neste momento, o fodder está muuuito inflacionado, em virtude de todos os desafios da promoção Freeze. Contudo, quando estes terminarem e com as lighting rounds, estas cartas podem voltar a baixar significativamente de valor. Pode ser interessante comprar algumas, pois será de esperar alguns SBCs durante esta campanha, especialmente alguns flashbacks de jogadores muito apelativos.

Será de esperar desafios de upgrade de ligas. Estes costumam requisitar cartas raras de ligas específicas. Fazer um stock de cartas raras a preço de descarte, sobretudo da Premier League e Bundesliga, pode ser uma boa opção.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.