SideAwards – Os melhores (e piores) do ano

Esta é a primeira edição dos prémios SideAwards, do SideQuest, com as nossas escolhas de videojogos e developers que se distinguiram em 2020.

Com 2020 a fechar as portas, olhámos para o que nos foi oferecido, este ano, no mundo dos videojogos. A equipa do SideQuest e seus os colaboradores fizeram a sua votação e estes são os nossos prémios:

MELHOR VIDEOJOGO

The Last of Us Part II

Este jogo, desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment, chegou ao público em Junho de 2020. Foi aclamado pela crítica da especialidade, mas dividiu os jogadores. Algumas opções tomadas pelos argumentistas do jogo foram responsáveis por esta divisão. The Last of Us Parte II  é um jogo maduro, pensado ao pormenor e de uma densidade difícil de igualar. Não é para jogadores que procurem gratificação instantânea, mas sim para quem procura uma experiência densa, complexa, com uma história coesa e que agarre, populada de personagens que nos emocionem. é um jogo que marca o universo dos videojogos e que, não obstante as divisões provocadas no público, entra no campo das obras primas. Podem ler a nossa review completa aqui.

Menções Honrosas:

Ghost of Tsushima – É um Action-Adventure e Openworld desenvolvido pela Sucker Punch e publicado pela Sony Entertainment Interactive, que saiu em julho de 2020. Este jogo, passado no Japão Feudal, durante a invasão mongol, em que controlamos o samurai Jin Sakai, é, provavelmente, o mais bonito visualmente do ano, com uma história bem contada e um ambiente extraordinariamente imersivo. Podem ler a nossa review completa aqui.

Final Fantasy VII Remake – Desenvolvido e publicado pela Square Enix, foi lançado em abril de 2020 para PlayStation 4. É uma recriação do original de 1997. Conta a história do mercenário Cloud Strife, enquanto ele e o grupo de resistência AVALANCHE lutam contra a megacorporação corrupta Shinra e contra um antigo soldado que fazia parte dela, Sephiroth. Podem ler a nossa review completa aqui.

 

MELHOR VIDEOJOGO INDIE

Hades

Hades é um roguelike de RPG de ação desenvolvido e publicado pela Supergiant Games. Foi lançado para Microsoft Windows, macOS e Nintendo Switch em  setembro de 2020, após um lançamento de acesso antecipado em dezembro de 2018. Após o seu lançamento oficial, Hades foi aclamado pela crítica especializada, recebendo elogios pela sua jogabilidade, história e arte, sendo um sucesso de vendas. Os jogadores controlam Zagreu, o filho de Hades, enquanto ele tenta escapar do Submundo para chegar ao Monte Olimpo. Cada corrida desafia o jogador através de uma série aleatória de salas preenchidas com inimigos e recompensas.

Menções Honrosas: Visage e Observer: System Redux.

 

DEVELOPER DO ANO

Naughty Dog

A Naughty Dog está sediada em Santa Mônica, Califórnia. Foi fundada em setembro de 1984 pelos então estudantes colegiais Andy Gavin e Jason Rubin como JAM Software, sendo renomeada para seu nome atual alguns anos depois em 1989. A companhia é mais conhecida por ser uma das mais proeminentes subsidiárias da Sony Interactive Entertainment, tendo desenvolvido no decorrer dos anos vários títulos de sucesso exclusivos para as plataformas PlayStation, na forma das séries Crash Bandicoot, Jak and Daxter, Uncharted e The Last of Us.

Em 2020 brindou-nos com Last of Us 2, uma obra prima, que pese as opiniões divididas em seu torno, nos revelou que a Naughty Dog não tem medo de arriscar e nos oferecer a sua visão, por mais controversa que seja. Ofereceram-nos um videojogo cheio de personalidade e de uma qualidade técnica extraordinária.

Menções Honrosas: Sucker Punch Productions e Supergiant Games.

 

SURPRESA DO ANO

Star Wars: Squadrons

Vem preencher uma lacuna de muito tempo – um jogo de combate espacial no tão amado universo de Star Wars. Foi desenvolvido pela Motive Studios, para a Electronic Arts. O jogo apanhou todos de surpresa. com o seu anuncio em de junho de 2020, para lançamento no mesmo ano, para PC, PS4 e Xbox One. Oferece suporte multiplataforma, para que jogadores de diferentes plataformas possam jogar uns com os outros. É surpreendente a profundidade da experiência e da jogabilidade de Star Wars: Squadrons. Não sendo um simulador, roça essa fronteira e oferece um combate exigente e com controlo sobre muitos aspectos de gestão da nave, requerindo  reacções rápidas e alguma capacidade de multitasking. Oferece-nos a possibilidade de sentir um verdadeiro piloto deste universo.

Menções Honrosas: Astro’s Playroom e Yakuza: Like a Dragon.

 

DESILUSÃO DO ANO

Cyberpunk 2077

Estávamos em 2013 quando o primeiro teaser de Cyberpunk 2077 foi lançado. O facto de ser desenvolvido pela CD Projekt Red, só por si, deixou a comunidade gamer num alvoroço. Sete anos e alguns adiamentos volvidos, o jogo é finalmente lançado em dezembro de 2020. As expectativas eram elevadíssimas. Tudo o que tínhamos visto até então era extremamente ambicioso e promissor, a CD Projekt Red nutria uma fama inabalável de entregar jogos de primeira qualidade e marketing em torno do lançamento foi dos maiores de sempre. Mas o jogo foi lançado com demasiados bugs, sendo praticamente “injogável” nas consolas de antiga geração, chocando, por isso mesmo, toda a comunidade e chegando a ser retirado na PS Store. Não entendam mal, o jogo é fenomenal, com um combate dinâmico e uma narrativa muito boa. A grande desilusão reside no produto inacabado que nos foi entregue, algo que jamais esperaríamos da CD Projekt Red.

Menções Desonrosas: Warcraft III Reforged e Cloudpunk.