Tens de jogar pelo menos uma vez na vida – Ape Out

Se sempre sonhaste em seres um gorila que tem de lutar para escapar do lugar onde está preso enquanto ouves uma das melhores bandas sonoras de sempre que se adapta às tuas ações, então Ape Out é o jogo perfeito para ti. 

Aliás, Ape Out é um jogo de tal forma focado num único objetivo e com uma execução tão boa que é dificil não o recomendar imediatamente.

Como dizia, somos um gorila a  tentar escapar de um laboratório/prisão e para o fazer vamos eliminando de formas altamente agressivas cientistas e soldados que se encontram no nosso caminho. Em termos mecânicos, quem já jogou Hotline Miami não vai ter qualquer problema em perceber como se joga Ape Out, uma vez que os comandos são, basicamente, os mesmos. No entanto há uma profundidade que não se encontra em Hotline dando-nos a hipótese de realizar uma série de movimentos bem mais complexos do que naquele jogo, como segurar em soldados inanimados e usá-los como escudo antes de os atirar violentamente contra quem está a disparar contra nós ou segurar nos soldados e utilizá-los para disparar contra outros já que não podemos segurar diretamente em armas.

 

Sendo  este um jogo em que morrer é bastante normal, eficiência é a palavra-chave e muitos dos níveis requerem delinear uma estratégia misturando o que já sabemos que vamos enfrentar com que ainda nos é desconhecido. No entanto, pelo menos para mim, os melhores resultados, ou pelo menos os mais hilariantes e divertidos, são atingidos quando nos deixamos levar pela loucura e entramos numa de jogar com o instinto.

Visualmente este jogo é uma delícia, sendo altamente influenciado pela estética à lá Saul Bass. Mas, vamos à cereja no topo do bolo: o design de som. É que além de uma banda sonora assente numa base jazz, os efeitos sonoros que criamos com as nossas ações modificam em direto a banda sonora, criando  também uma reação visual (que pode ser desligada, caso seja necessário) o que faz com que tudo o que façamos ganhe uma força e um impacto realmente impressionantes.

Os inimigos não são os mais inteligentes, mas Ape Out é, em última instância uma power-phantasy e na verdade a falta de inteligência dos guardas até acaba por ajudar.

Este é um jogo que se consegue terminar em, mais ou menos, 5 horas (repetições incluídas), mas é daqueles jogos que é quase obrigatório revisitar já que os níveis são sempre gerados de forma diferente e por isso a experiência nunca é a mesma. E a banda sonora… caramba!

Se tens mais de 18 anos e gostas de jogos sangrentos dual shooter ao estilo Hotline Miami,  Ape Out é simplesmente obrigatório.

Ape Out

Desenvolvido por: Bennett Foddy, Gabe Cuzzillo, Matt Boch
Publicado por: Devolver Digital
Disponível nas plataformas: PC – Steam, Nintendo Switch, macOS,