Little Nightmares II – Primeiras impressões

Há jogos pelos quais tenho tido bastante expectativa. Little Nightmares II é sem dúvida um deles.

Desde a minha passagem pelo mundo de Limbo, que este género de puzzle/aventura side-scroll captou a minha atenção. Dentro do estilo, Little Nightmares e Inside estão no topo das minhas preferências, razão pela qual instalei a demo desta sequela ao primeiro, assim que tive oportunidade.

Neste segundo título, encarnamos Mono, uma vez mais sem termos ideia de quem é ou o que ali faz. A grande diferença é que desta vez temos um parceiro, embora este não pareça estar sobre o nosso controlo, como acontece em Unravel 2, por exemplo. Pergunto-me se, à semelhança deste último, haverá uma espécie de modo cooperativo para dois jogadores.

Desta vez, não nos encontramos no terrível navio “The Maw“. Iniciamos o nosso percurso numa floresta, cheia de armadilhas e perigos, que iremos percorrer até encontrar uma cabana. Nessa cabana encontramos o nosso parceiro, que ainda não percebi se será já Six (protagonista do primeiro jogo), uma vez que já é sabido fazer parte do jogo, pois, em várias imagens promocionais, facilmente o/a identificamos pela sua característica gabardina amarela.

Daqui em diante, o progresso é feito a dois e com ajuda do novo parceiro, com quem tentaremos sair da casa na floresta, de forma a fugir aos horrores que ali se passam.

Em termos de mecânicas, não parece diferir muito do primeiro título, temos de superar desafios de forma a ir avançando, sendo que estes podem ser puzzles ou tranches com mais ação. A novidade está mesmo na presença de Six, que além de ajudar a ultrapassar desafios, através do seu comportamento, também vai dando pistas em como ultrapassar certas situações.

A demo dá apenas um gostinho do que aí vem, mas bolas, que gostinho! A atmosfera está como se esperava, negra e macabra. Com cenas dignas de um filme de terror e deixando sempre a vontade de fugir de qualquer sítio onde nos encontremos.

De facto, foi a atmosfera que me atraiu inicialmente para o primeiro título. O que me fez gostar do jogo foi outra coisa. Nenhum jogo vive só de bons ambientes e gráficos. Também as mecânicas são uma das grandes mais valias presentes em Little Nightmares. Embora em muito semelhantes a outros jogos do género, a forma como alternamos entre resolver puzzles, passar por monstros sem que nos detectem, fugir destes enquanto evitamos obstáculos no nosso caminho, tudo está deliciosamente bem conjugado num todo muito bem elaborado. Espero que tenham conseguido partir desse ponto para melhorar ainda mais o que já foi feito. E se os monstros/seres/horrores do primeiro título eram memoráveis (lembro-me imediatamente do cozinheiro ou dos braços longos), não espero nada inferior a isso deste Little Nightmares II, que promete imenso e espero que não desaponte, pois, da minha parte, estou desejoso de lhe colocar as mãos em cima!