Google Stadia – O futuro em poucos segundos

Após um mês de Stadia, tenho muitos pormenores para contar e críticas (construtivas) para lançar ao serviço streaming de videojogos da Google!

Como jogador, o meu único e verdadeiro interesse são os videojogos e a qualidade dos mesmos. Ainda assim, não nego que não haja em mim uma veia de interessado (no mínimo) pelas disputas saudáveis entre as diferentes marcas ligadas ao gaming. Isso permite-me estar sempre ligado às mais recentes novidades deste mundo incrível e acompanhar as inovações que cada marca nos propõe. E é aqui que surge o Google Stadia!

Por norma, associamos o futuro a carro voadores e robôs, mas é muito mais do que esta ideia concebida. O futuro refere-se também ao tempo que virá, e com ele as inovações e mudanças no nosso quotidiano. Ora, o Google Stadia nada mais é que uma daquelas criações futurísticas que começa a estar ao nosso alcance atualmente, mas ainda é tão “pouco entranhada” nas nossas vidas que ainda não detetamos o quão à frente do seu tempo é. Um pouco como o GeForce NOW e o PS Now, todos serviços interessantes e com potencial.

O que é o Google Stadia?

O Stadia consiste numa plataforma onde podes jogar vários títulos (não tantos como gostaria, mas já lá vamos) a partir do teu browser, como por exemplo o Chrome. O tempo de espera para downloads é inexistente, não ocupando espaço no teu dispositivo e com segundos a passarem desde o menu da página inicial até entrar no jogo. Isto é a parte “mar de rosas” deste sistema, mas, como em tudo, há sempre aspetos menos bons. Ainda assim, a minha experiência de 1 mês com o Stadia e o serviço de subscrição Stadia Pro (o qual reserva regalias como jogos mensais, descontos e 4K HDR (ainda que não pareça) foi relativamente positiva.

Jogos de Janeiro do Stadia Pro

Pontos Fortes:

O ponto forte do serviço da Google assenta na facilidade com que podemos jogar, e no facto de não ser preciso uma grande máquina para correr os jogos. Para além disso, os menus são simples e rápidos, o que é positivo, visto que cada vez mais procuramos uma experiência com essas características. Como em qualquer serviço, este tem como objetivo fazer diferente dos que já existiam no mercado e consegue, proporcionando uma experiência semelhante a uma consola, mas não em todos os aspetos. Convém também realçar que também podes jogar através do telemóvel e que existe um comando (bem bonito, por sinal) que ainda não está disponível em Portugal, para desfrutares da experiência Stadia em completo.

Pontos Fracos:

O serviço carece, no entanto, de várias melhorias. Primeiro ponto: uma plataforma para se jogar, deve ter videojogos fascinantes para os gamers e o Stadia tem de continuar a apostar nisso, fidelizando-nos com um catálogo mais vasto e rico. Os jogos grátis mensais já incluíram títulos como F1 2020, Hitman 2, Hello Neighbor, o que salta à vista, mas ainda assim sentimos falta de um catálogo mais vasto, por exemplo no campo dos indie. Eu tive a oportunidade de experimentar Hitman e Gylt (exclusivo da plataforma) e não fiquei desiludido com a performance, mas esta questão leva-nos a um segundo ponto: a internet. A ligação necessária não estará ao alcance de todos e, mesmo com tudo a funcionar segundo o que a Google exige, existem ecrãs baços de fundo e lag.

Logo do Google Stadia

Conclusão

Se o Stadia é ou não o futuro? Bom, para muitos será, mas não antevejo que possa ser a minha plataforma de eleição, contribuindo para isto a necessidade (exigente) da conexão à internet e a dificuldade acrescida que é comprar jogos no serviço, para além da subscrição Pro. A experiência mensal foi boa, e recomendo que experimentem, mas há vários aspetos a melhorar para me cativar definitivamente!