SideFUT – Future Stars 2. É uma boa segunda equipa?

Future Stars 2 é a segunda equipa desta promoção de duas semanas. Quais destas novas cartas são realmente boas e quais as desilusões?

A semana passada, neste artigo, analisei a primeira equipa de Future Stars.  Para quem ainda não conhece ou quer relembra, estas cartas especiais oferecem-nos jogadores jovens promissores com as habilidades que poderão potencialmente atingir no seu pico de carreira.  São cartas com melhorias significativas nas suas estatísticas loucas, algumas elevando jogadores de prata a jogadores de topo.

Sem mais demoras, analisemos esta equipa, que apresenta onze novos jogadores e repete três jogadores da primeira equipa, mas em versões diferentes, jogando noutra posição.

ANSU FATI

É uma das cabeças de cartaz dos Future Stars 2 e o mais caro das duas equipas, estando a sair no mercado, neste momento, a 3M. Se é o melhor? Não, mas anda lá perto. Quando analisamos um jogador com este valor de mercado, analisamos ao mais ínfimo detalhe e esperamos a perfeição. E o A.I. ofensivo não é perfeito. É um jogador que precisa de ter a instrução get in behind forçada para fazer aquelas desmarcações mais agressivas de forma rápida. O drible é excelente, mas com alguns toques de ênfase ocasionais, que levavam a bola a descolar um pouco mais do controlo. O estilo de química marksman resolveu isso quase na por inteiro.  Mas não me entendam mal, a carta é excelente e oferece muito. Estou tentado em o usar na minha equipa, para linkar com o Dest.  A questão é que, pelo mesmo valor, podem comprar o Mbappe Record Breaker, que é melhor carta, ou a outra carta desta equipa que falarei à frente. No fim do dia, é uma questão de escolhas e de se enquadrar bem na nossa equipa ou não (e de ter moedas para ele).

JONATHAN DAVID

Com um valor de mercado actual de 140k, é uma carta que entra bem numa equipa com orçamento mais baixo. O ponto fraco desta carta é o drible. Com apenas 3 estrelas em skill moves, estamos limitados em criatividade. O seu drible, apesar de responsivo, tem muitos toques de ênfase, que afastam a bola do seu pé. Contudo, o seu A.I. ofensivo é excelente, com David a fazer desmarcações agressivas e com boa leitura dos espaços, sem necessitar que o forcemos manualmente. A finalização é muito sólida e as 5 estrelas em pé mais fraco permitem que rematemos em qualquer situação, de forma rápida e despreocupada. É também muito rápido e forte. Se não dependes de skill moves no teu jogo e tens uma equipa da liga francesa, esta pode ser uma opção mais barata muito interessante. Aquele link com o Alphonso Davies também pode ser muito interessante para hibridizar.

FLORIAN NEUHAUS

Um jogador com 80+ em todas as habilidades, deixa-nos sempre a salivar. E a nível de ingame stats, Neuhaus até as tem no sítio certo. E é um jogador bastante competente, por um preço acessível. Mas se esperam um Goretzka Headliner 2.0, ele não chega lá. Talvez pelos Work Rates M/M, a presença dele em campo não é tão agressiva. Tirando o passe, aliás, tudo o resto é uma versão inferior do Goretzka. Contudo, se não podem dispender mais de 150k por um jogador, Neuhaus é uma opção de grande qualidade.

ANTONY

Esta é uma carta com muito potencial. Logo à partida, é uma carta muito útil, pois oferece links importantes, tanto com jogadores da Eeredivisie que são muito usados, como Robben, Klaiber e Gravenberch, como a jogadores brasileiros como Neymar, permitindo unir peças na equipa. Depois, as habilidades parecem insanas. Contudo, não achei o jogador tão bom como a carta parece. O A.I. ofensivo é um pouco genérico e parece mais adequado a um jogador das alas |(como a carta base). Depois, 3 estrelas no pé mais fraco é um grande handicap nesta fase do jogo. Não me entendam mal, ele é uma excelente carta, apenas não acho que valha os 600k que custa neste momento.

GIOVANNI REYNA

A versão Reyna dos Future Stars 2 é consideravelmente diferente da primeira equipa? Nem por isso. Acaba até por ser pior, por perder presença física, sendo que a minha análise a ele já não tinha sido muito positiva. Honestamente, acho este jogador extremamente over-hyped, tendo um drible pesado e uma movimentação em campo muito apática, não obstante ter um remate dos melhores do jogo.

REECE JAMES

Na primeira equipa, tínhamos a sua versão como um dos melhores defesas direitos (e centrais) do jogo. Nos Future Stars 2 ele é médio defensivo. Numa comparação directa, a outra carta é bem superior, mais que não seja pela prevalência da velocidade neste jogo. A outra carta oferece também melhor drible. Esta carta oferece melhor passe e remate. Muita gente se está a referir a este James médio defensivo como um Kante melhor. Embora perceba a comparação, que faz algum sentido, as cartas não se comportam da mesma forma. Este tem work rates opostos (médio defensivo e alto ofensivo), o que o faz subir mais no terreno e recuperar menos agressivamente que o monstro defensivo francês. Mas mais digo… numa táctica com uma dupla de médios centrais que precisem de defender, este senhor é um parceiro fantástico para o Kante, sendo um complemento um pouco mais ofensivo. E não é que até tem um link forte com ele, por ser Chelsea?

BUKAYO SAKA

Esta é “a carta” dos Future Stars 2. Apesar do Ansu Fati ser mais caro, Saka é melhor jogador. O tipo de corpo lean combinado com agilidade e equilíbrio perfeitos (95+) é algo letal na meta deste ano. Esta combinação garante o drible mais responsivo que vais encontrar no FIFA 21. E este menino tem este combo. E ainda tem uma boa fisicalidade, que lhe permite aguentar-se ao choque. As movimentações ofensivas são agressivas e inteligentes, tanto a jogar nas alas como no centro do ataque. A finalização e passe são também muito bons. Esta carta é um monstro e, se puderem dar os 2.3M que ela custa, vale cada cêntimo. Há muitas cartas inflacionadas nesta promoção, mas esta vale realmente o que custa, sendo, claramente, uma carta que vais poder usar até ao final do FIFA, mesmo após a Team of the Season. Vai ao FUTBIN e simula a carta com o estilo Marksman e percebes como a carta é boa. E as habilidades não são mentirosas, ele de facto comporta-se de acordo a elas.

BASTONI

Bastoni entra no lote dos já muitos defesas centrais que vão surgindo com 80 de velocidade, mas um pouco genéricos. Já começamos a entrar na fase em que é uma questão de escolher consoante os links que precisamos. Bastoni é um bom central, mas longe de ser extraordinário. Com a oferta a aumentar, começamos a ser mais exigentes nos critérios e esta carta precisava algo mais para se destacar, fosse uma velocidade fora de série como um Klosterman Road to the Final, uma fisicalidade como Van Dijk ou uma capacidade de intercepção de um Varane, com mais de 190cm.

TAPSOBA

O que disse do jogador anterior… não se adequa a Tabsoba. Este é um defesa central extraordinário, dos melhores do jogo. Tem a velocidade de um Klosterman, a fisicalidade de Van Dijk e o alcance de intercepção de Varane, com uma altura de 192cm. Combina isto com work rates perfeitos (médio ofensivo e alto defensivo). É um animal e vale, por inteiro, os quase 700k que vale. Atrevo-me a dizer que, a seguir a Van Dijk e Sergio Ramos da Equipa do Ano, este será o melhor central do jogo. Se o conseguires pagar e encaixar na tua equipa, não penses duas vezes. Encaixar na equipa é a parte mais difícil, pois requer que jogues com liga alemã. Mas uma dica para pensar: tem um link forte com a carta dos objectivos da liga alemã, o Sinkgraven.

RÚBEN DIAS

Finalmente, um bom central português no FIFA Ultimate Team! Rúben Dias é muito bom.  Alto, forte, bons work rates e um desarme muito forte. Contudo, a nível de velocidade, fica um pouco curto já para esta fase do jogo e a meta deste ano. Apesar de se posicionar muito bem, vai ter dificuldades em recuperar a posição no despique contra jogadores como Mbappe e similares.  Se tens uma equipa tuga, gostas dele por valores sentimentais ou jogas em drop back com zero profundidade, esta carta é boa para ti. Caso contrário, vais encontrar melhores opções.

DIOGO DALOT

O nosso Dalot é a outro Future Stars 2 que é uma variante de uma carta da primeira equipa. Nessa, ele era defesa esquerdo e aparece agora na sua posição natural, à direita. As diferenças são mínimas, um pouco mais de passe e menos defesa nesta nova versão. Em jogo, não se nota diferenças. Mantenho o que disse aqui, é uma carta bastante sólida.

ÓSCAR

Olhamos para a qualidade excelente das cartas de ambas as equipas desta promoção e perguntamo-nos: o que está esta carta aqui a fazer? Oscar é banal, podia ser uma carta de ouro normalíssima. Sem nada que se destaque nas habilidades e com 3 estrelas em skill moves e pé fraco (num médio ofensivo), esta carta é simplesmente inútil. Nem vale o esforço de se questionarem se devem comprar…

DIEGO LAINEZ

Esta carta só reforça a inutilidade de Oscar. Com o mesmo rating (85), Lainez é uma carta fenomenal para o valor de mercado. 26k por este Lainez é uma pechincha. Só tem 3 estrelas no pé mais fraco, mas para jogar na ala esquerda é extraordinário. Faz-me lembrar um pouco o Douglas Costa Rulebreaker (que vale no mercado 370k). Baixo, com tipo de corpo lean e agilidade e equilibrio acima dos 90. Falámos em relação ao Saka o efeito que isso tem no jogo. É super responsivo, muito rápido e ágil, com bom passe e finalização. Vai fazer o terror dos defesas direitos deste jogo, se tiveres um jogo forte nas alas. Não durmam nesta carta. E se tens orçamento baixo e equipa da La Liga, esta carta tem de estar na tua equipa. Dificilmente, vais conseguir melhor rendimento por este valor.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.