Listen Very Carefully – Hellblade: Senua’s Sacrifice

Hellblade: Senua’s Sacrifice é fruto de um processo de desenvolvimento extremamente interessante. A sua banda sonora não é excepção.

Embora não seja para todos os gostos, Hellblade: Senua’s Sacrifice é sem dúvida um caso de sucesso.  O seu desenvolvimento foi desde sempre partilhado pelo estúdio, Ninja Theory, em forma de dev diaries, na sua página de youtube.

Hellblade: Senua’s Sacrifice conta a história de uma guerreira Celta que, procurando vingar a morte do seu amado, parte à procura dos seus assassinos, uma horda de Vikings. A trama inicia-se quando Senua chega à terra dos invasores.

De forma a transmitir sensações de forma mais intensa, e tendo em conta a localização geográfica da narrativa, a Ninja Theory contou com o contributo do músico Norueguês Andy LaPlegua (Combichrist), com quem o estúdio já havia trabalhado anteriormente.

A Andy LaPlegua foi inicialmente pedido que produzisse a música para as cenas de batalha mas este procurou desde logo tratar de toda a banda sonora. O seu background Eletro-industrial, aliado a sons guturais e à sua lingua nativa, conferiu o tom nórdico e pesado que o estúdio desejava.

A banda sonora acaba por ser um produto de Andy LaPlegua, com a colaboração de David García Díaz, que já conta com a banda sonora de Rime no seu reportório.

Hellblade: Senua’s Sacrifice vive da narrativa e, além de tudo o que já foi abordado, a banda sonora incluí também excelentes excertos de diálogos. Shadow, a sexta faixa, é um dos melhores exemplos da excelente escrita de Tameem Antoniades, co-fundador da empresa e argumentista do jogo.

Pessoalmente, acho que é uma banda sonora muito bem produzida, com temas intensos e marcantes que embora intrinsecamente associados a Hellblade: Senua’s Sacrifice, muitos deles valem por si só e proporcionam uma excelente experiência auditiva. A verdade é que quando clico no play não consigo evitar o revisitar este magnífico jogo.

Este artigo pertence à rúbrica Listen Very Carefully, onde falamos sobre as bandas sonoras de videojogos que nos marcaram.