marvel snap - destaque

Marvel Snap – “Super, Hiper, Mega viciante” | Análise

Um dos jogos que mais me está a viciar e fazer com que passe diversas horas agarrado ao smartphone tem tudo tem para ser um sucesso à escala global. Vamos jogar Marvel Snap?! 

Produzido pela Nuverse, Marvel Snap chegou recentemente até nós para dispositivos móveis e PC (disponível na Steam), e surpreende com o seu formato de partidas rápidas com (imensos) heróis e (imensos) vilões do universo Marvel.  

Vicio e diversão, são as palavras que melhor podem descrever o jogo, jogo esse que em menos de 10 minutos se aprende a jogar, pois as suas mecânicas são bem simples. Em Marvel Snap vamos poder colecionar uma tonelada de cartas de diversos personagens, para depois as usarmos em duelos contra outros jogadores. O mais difícil aqui será montar um deck… acreditem no que digo, pois existe muito por onde escolher, desde o Hawkeye ou o Star Lord, passando pelo Professor X, Wolverine, e não esquecendo cartas mais poderosas como Odin ou Hulk.  

Em cada partida vamos começar com 12 cartas no nosso deck, e em cada duelo, quer o nosso adversário, quer nós próprios, vamos deparar-nos com três locais diferentes do vasto universo da Marvel, que podem trazer vantagens (ou então não) para as cartas que cada jogador tem na sua mão. Alguns dos locais podem por exemplo aumentar o poder das nossas cartas, outro que faz com que o duelo tenha mais um ronda extra, ou então um outro ainda que faz com todas as cartas naquela zona sejam destruídas…, verdadeiros game changers que dão imensa diversidade ao jogo.

duelos em marvel snap

Cada partida em Marvel Snap possui 6 turnos (por norma) e, como em qualquer outro jogo deste tipo, cada jogador tem que prestar atenção ao custo de energia das cartas, bem como o respetivo poder e atributos especiais. Portanto, em cada partida temos que pensar bem na estratégia a usar, saber usar cada carta no momento exato e combinar os diferentes atributos presentes no deck. Claro que por vezes a sorte também está presente é um fato…, mas faz parte deste tipo de jogos também. 

As partidas são bastante rápidas, e é raro que durem mais de 3 minutos, portanto são duelos atrás de duelos. Mas a grande cereja no topo do bolo e que realmente faz o jogador querer continuar a jogar, são as cartas e as recompensas para desbloquear. Conforme vamos ganhando partidas, é possível fazer diversos upgrades as nossas cartas e criar vários decks.

cartas variantes - marvel snap

Um pormenor importante de Marvel Snap, é que permite a compra de cartas variantes, contudo estas funcionam apenas como skins alternativas e não mudam poderes ou habilidades. Também está presente um Season Pass, com várias recompensas que incluem novas cartas, ouro e créditos para aprimorar cartas. Para além disto, também existem diversos desafios semanais e missões, o que faz com que estejamos sempre a concluir tarefas dadas pelo jogo. Apesar de ter conteúdo pago, este talvez seja o jogo menos pay for win que joguei, pois é possível termos inúmeras cartas novas sem gastar um cêntimo, e neste ponto a Nuverse acertou em cheio, pois está a ser muito elogiada neste sentido. 

Não podemos esquecer em fazer “SNAP”, tocando para isso no cubo que está no meio do ecrã de jogo. Desta forma, o cubo utilizado para entrar na partida será duplicado e o nosso adversário pode aceitar ou não, fazendo com que quem desistir da partida perca somente o cubo inicial e não a quantidade apostada até ao fim do duelo, evitando assim uma maior descida de ranking. Esta interessante mecânica serve para reforçarmos a nossa vitória (ou então não), e entramos assim num autêntico mind game com o nosso adversário. De referir ainda que quer ganhemos a partida ou não, iremos receber sempre booster points para fazer upgrade às nossas cartas. 

collection - marvel snap

 

Em termos visuais, o jogo está muito bonito, com cores vibrantes que preenchem todo o ecrã. O design das cartas está também deslumbrante, e com os upgrades elas ficam com um belíssimo efeito 3D, trazendo assim visuais incríveis aos heróis e vilões da Marvel. E se o vosso smartphone suportar, podem jogar a 60 fps…,  portanto se quiserem uma fluidez de jogo ainda maior e um toque especial ao gameplay, ativem esta opção.

 

Conclusão:

 Graças a sua jogatina rápida e simples, Marvel Snap traz uma grande dose de diversão para quem procura passar o seu tempo em volta de grandes duelos com cartas colecionáveis. Para os jogadores que vibram com a Marvel, a experiência ainda consegue ser mais viciante a cada nova carta ganha e a cada novo upgrade. E não se preocupem se não grandes experts em jogos de cartas, pois aprende-se a jogar em meros minutos. Este é um jogo que certamente me vai agarrar por muito tempo.