Universe51: Tannhäuser Wars é o primeiro episódio de uma saga de videojogos intitulada Universe51, desenvolvido em Portugal, por profissionais maioritariamente Portugueses (95%). Trata-se de um multiplayer FPS que se passa num universo rico em história onde dois grupos desconhecidos são misteriosamente teletransportados para o mesmo local. Sendo que a comunicação entre eles é impossível ou indesejável, entram em conflito! Uma guerra em que caberá ao jogador escolher uma equipa para levar à vitória!
Um estranho artefacto gigante foi descoberto 15 anos antes, orbitando um sistema solar duplo na periferia da galáxia, a 11 minutos-luz de distância da estrela principal, e foi a primeira vez que a humanidade encontrou algo artificial cuja origem não pode ser verificada. Esta descoberta chamou profundamente a atenção do público e logo o público em geral classificou o artefacto como uma gate, devido ao seu comportamento de aparentemente fazer desaparecer qualquer nave que se aproximasse e o batizou como Tannhäuser Gate, derivado do nome de família do capitão da nave que primeiro descobriu o artefacto. Uma missão científica foi montada para estudar o artefacto e uma estação espacial, chamada Tannhäuser Station. Diferentes facções militares de vários agrupamentos de civilizações vêm discutindo a aquisição da Tannhäuser Station, mas os embaixadores conseguiram deter, até agora, qualquer movimento militar.
A ação ocorre quando dois eventos diferentes ocorrem. Na própria estação, todos os residentes desaparecem misteriosamente, exceto três a seis que acordam da inconsciência e se encontram sozinhos na estação. E no espaço próximo, uma nave espacial desconhecida sai do “Gabor Thrust” e faz uma abordagem furtiva na estação com a missão de embarcar de três a seis ativos de operações especiais e roubar da infraestrutura de TI da estação, todas as informações, até agora coletadas da gate. Como a estação, de 11 andares, e 15.000 m2 está a horas de se auto destruir, muitos acessos estão bloqueados, quase todos os terminais de computador estão com defeito e forças desconhecidas agem dentro da estação, a maior parte das vezes no interesse contrário dos sobreviventes, é necessário que ambas as equipas cooperem e desempenhem os papéis individuais necessários à sobrevivência conjunta.
Sendo um jogo online multijogador massivo, a ação ocorre em uma galáxia persistente gerada procedimentalmente com 5 milhões de sistemas estelares e +25 milhões de planetas e outros objetos cósmicos para os quais os jogadores podem viajar e explorar, negociar, interagir entre si e as inúmeras espécies e personagens. Nos planetas existentes na galáxia existem plantas, animais e seres sencientes que evoluem por regras do mundo real desconhecidas para o jogador. Essas regras darwinianas possibilitam que plantas, animais e civilizações se expandam, evoluam, interajam, regridam e se extingam de acordo com o ambiente planetário em que se encontram, constituindo o ambiente de background no qual o jogador se move que permanece ativo de forma persistente, mesmo quando o jogador não está no jogo.
Early Beta footage:
Universe51: Tannhäuser Wars foi um dos 11 finalistas do Playstation Talents 2021 (anunciados em 2022), sendo o videojogo responsável pelo regresso de uma categoria extinta há alguns anos neste concurso – Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online, na qual foi o vencedor e também um dos 4 nomeados para a categoria Melhor Jogo.
É um estilo de jogo que classifica-se como Fast Pace Team FPS, que ocorre no ano 3.415 gregoriano, em um parque de diversões temático do século XX, localizado em um Marte parcialmente terraformado (atmosfera respirável, mas curtos períodos ao ar livre sem proteção adequada levam à morte por doença de radiação). A humanidade explorou e povoou todos os planetas do sistema solar, mas o “Gabor Trust” ainda é um sonho distante no futuro.
Num modo de jogo temos duas equipas de cinco elementos cada que são inesperadamente transportadas para diferentes locais do mapa, as condições climáticas e a hora do dia podem variar aleatoriamente. Esses dez jogadores são agrupados em equipes por escolha própria ou por semelhança de classificação e disponibilidade de posições de equipe em aberto. Cada equipe terá um número fixo de tickets que podem ser usados para ressuscitar um membro da equipe que tenha sido morto. A equipe vencedora será a última com membros sobreviventes.
A banda sonora oficial do Universe 51 será publicado no próximo dia 21 de abril na Steam, em que cada faixa musical corresponde a uma das histórias que compõem a narrativa da saga Universe51. Na primeira semana a Official Sound Track do Universe 51: Tannhäuser Wars está à venda pelo preço de lançamento, com 20% de desconto, no valor de 4,79USD. A banda sonora foi trabalhada na Techframe pelo artista Pedro Costa, com uma participação especial de Carlos Cotão, que integram a equipa de desenvolvimento da unidade de Gaming & Entertainment da Techframe. A partir do dia 13 de maio a Official Sound Track do Universe 51: Tannhäuser Wars estará disponível em todas as plataformas de streaming com destaque para o Spotify.
Universe51: Tannhäuser Wars será oficialmente apresentado dia 13 de maio, em modo Early Acess, numa versão free-to-play, disponível na paltaforma Steam.
Mais informações: UNIVERSE51 e STEAM: https://store.steampowered.com/app/1761770/
A Techframe, empresa de Tecnologias, produção de sistemas e de software especializado, investe há cerca de cinco anos na área dedicada ao desenvolvimento de Videojogos, na sua estrutura de I&D, sendo o Universe51: Tannhäuser Wars o primeiro episódio, da Saga Universe 51. Este episódio representa um investimento de 840 mil euros, aplicados no seu desenvolvimento e na estrutura de recursos humanos que lhe tem sido afeta. Pelo Universe51: Tannhäuser Wars já passaram cerca de 60 profissionais das mais diversas áreas que compõem o desenvolvimento de um videojogo.
O segundo episódio Universe51: Tannhäuser Station será publicado dentro de 24 a 36 meses, com um investimento previsto de cerca de dois milhões e meio de euros, e apresenta-se como um RPG Colaborativo em VR, passado numa estação espacial de 11.000 m2, constituindo a prequela da história percussora do Universe51: Tannäuser Wars.
O grande Jogo Final, o Universe51: Universal será publicado num horizonte temporal de 7 a 9 anos e prevê um investimento de cerca de 100 milhões de euros para o seu desenvolvimento, em linha com os atuais jogos AAA lançados internacionalmente. Acerca do Universe51: Universal, todo o envolvimento, tecnologias, experiências, histórias e narrativas estão ainda envoltos num grande secretismo e segundo a equipa de desenvolvimento e de marketing, o mote para melhor o descrever é “Universe51: Universal …it is not a Game”
Estamos muito curiosos com o que aí vem e procuraremos estar tão informados quanto possível. Assim que surja a oportunidade, o SideQuest fará uma análise e artigo de opinião deste que tem tudo para ser um FPS extremamente interessante e… MADE IN PORTUGAL!
Estará disponível na Steam em Early Acess a 13 de maio de 2022:
https://store.steampowered.com/app/1761770/
Bons jogos a todos, GG.
Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉