Slipstream | Análise

Há tempos que andava com saudades de um bom game de corrida, aquele que promete diversão rápida mas acaba nos prendendo ao ecrã horas a fio.

(Texto escrito em português do Brasil)

Revisitei alguns clássicos nas consolas da velha geração e emuladores, mas nada surpreendente que já não conhecesse. Hoje existem bons games de corrida como os incríveis Forza Horizon 5, Need for Speed Heat e Gran Turismo 7, mas sentia falta daqueles mesmo à moda antiga, com gráficos retro, um cadinho mais simples sem tantos recursos e complexidades. Aquele desafio a um amigo numa partida online, local no sofá ou alegrar as parties antes do futebol na TV.

Eis que nesse prisma brilha o novo jogo SLIPSTREAM da Ansdor Games. A premissa de Slipstream é a mesma de sempre: estamos em 199X, tens uma viatura, coloque-a na estrada e vença o tempo e os adversários sem destruir o carro nem o cenário.

Cannonball run

Entretanto a mecânica de Slipstream adicionou desafios extras que nos impulsionam a jogar mais, como um sistema de “duelo a um adversário específico durante um trecho da corrida”, uma mistura do velho e amado Out Run com Chase HQ e suas perseguições. Ouso dizer que fizeram uma versão mais completa do game Outrunners e seus drifts insanos em cenários belíssimos de pura nostalgia.

Podemos escolher entre cinco carros, cada um com suas características. Há modos de corrida para todos os gostos: Grand Tour, Cannonball, Grand Prix, Single Race, Time Trial e o divertido modo Battle Royale para duelos online ou de até 4 pessoas partilhando o ecrã. Com o placard de recordes sendo armazenados online fica fácil desafiar seu amigo online ou offline!

O que mais gostei, além da jogabilidade retro bem instigante, foi da transição entre os mapas, leve e bastante curiosa, que nos desafia a escolher caminhos distintos a cada nova partida, como instigava os clássicos da arcade e das consolas 16 bit. Há também curiosos modos gráficos a escolher simulando o padrão NTSC americano de cores, televisores CRT e um mode bem fixe de pixels retro (meu predileto).

O sistema de pilotagem é bastante interessante: podemos fazer slipstream (o pegar vácuo) no carro da frente e aumentar muito nossa velocidade, nas curvas podemos decidir entre o tradicional baixar a velocidade e o novo modo drift, perdendo pouco ou nada velocidade em curvas bastante arrojadas!

Oil rigger

O desenvolvedor confessa uma influencia directa dos games Out Run e Initial D, claramente materializados neste jogo em toda sua essência de drifts e de cenários, porém foram bastante criativos e adicionaram desafios extras como mencionei acima, dos duelos com corredores nos trechos da corrida, os modos online, cannonball entre outros (que não quero detalhar muito para não estragar a surpresa com spoilers).

Para finalizar a análise e ser justo ainda não consegui jogar todas as 20 pistas diferentes nem todos os 4 modos de jogo disponíveis nas Copas, o que me daria o desbloqueio de todos os 24 troféus ou achievements (meu jogo é versão PS4). Porém estou curioso em terminar todos os desafios por três motivos:

1) resgatar a dignidade da minha carta de condução já caducada da antiga Ferrari de Out Run,

2) vencer os duelos dos pilotos estilo ChaseHQ,

3) Acertar meus drifts como não conseguia fazer desde Initial D da Playstation 3.

Slipstream está disponível para Nintendo Switch, Xbox, PlayStation e PC! Pode ser comprado directamente nas plataformas ou no sítio da BLITWORKS.

Vídeo de abertura deste que promete desde logo ser um futuro clássico:

Release Trailer:

Agora é contigo, apertar a fundo o acelerador, treinar teu drift e vencer! Boas curvas a todos!