Nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho, o melhor da banda desenhada vai chegar à Maia. Numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com organização da cooperativa editorial “A Seita”, a 1.ª edição do Maia BD vai fazer do Fórum da Maia o centro das atenções da banda desenhada durante um fim-de-semana: marquem no calendário e apareçam!
O evento vai dar palco a alguns dos autores e artistas nacionais e internacionais mais reputados da atualidade, onde não faltarão lançamentos de novidades editoriais, representativos dos mais variados estilos e sensibilidades da BD.
Para além de reunir autores, artistas e editores em mesas redondas e sessões de autógrafos, o festival desenvolve uma programação ligada à BD com exposições, cinema de animação, ilustração, cosplay, workshops e feira do livro. De entrada gratuita e aberto a todos os públicos e idades, vamos celebrar a banda desenhada na Maia.
Entretanto, no dia 18 de maio, às 21h30, o público vai ter a oportunidade de assistir à apresentação da programação do festival que decorre no Grande Auditório do Fórum da Maia.
A seguir a essa apresentação, preparámos uma sessão especial em que vão ser exibidas as três curtas-metragens nacionais que foram “shortlisted” para os Óscares da Academia de 2023, “Ice Merchants” de João Gonzalez, “O Lobo Solitário” de Filipe Melo e “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves. No final da exibição, João Gonzalez e Laura Gonçalves estarão presentes para uma conversa moderada por Elsa Cerqueira, seguida por uma sessão de perguntas e respostas com o público.
E porque ainda falta até 18 de maio, abrimos já a festa ao anunciar os primeiros três convidados: Marco Mendes, Joana Afonso e Filipe Melo confirmaram presenças no Maia BD.
O cartaz do Maia BD é da autoria de Marco Mendes, um dos grandes nomes da BD portuguesa (com design de Nuno Lourenço Rodrigues), que terá no evento uma exposição retrospectiva da sua obra, patente de 6 a 30 de Junho.
Descobriu os videojogos através do Game Boy mas foi com a PlayStation 2 que percebeu a importância desta arte. Enorme fã de RPGs e jogos de plataformas, acha que o Final Fantasy X é a perfeição em formato jogável.