Nintendo: um legado de inovação
No mundo dos jogos em constante evolução, a Nintendo continua a cativar o público em todo o mundo com as suas franquias icônicas. Uma dessas séries lendárias é Super Mario Bros., que tem sido um marco na indústria de jogos há décadas. Com o recente lançamento do novo jogo Super Mario Bros. Wonder para Nintendo Switch, os jogadores estão mais uma vez imersos em um mundo extravagante de aventura 2D pixelada.
Antes de mergulhar nas maravilhas da última edição de Super Mario Bros., é essencial apreciar o profundo impacto da Nintendo no cenário dos jogos. Fundada em 1889 a Nintendo mudou seu foco para a indústria de entretenimento eletrônico no final da década de 1970. Desde então, a empresa japonesa tornou-se sinônimo de inovação, criatividade e experiências de jogo de qualidade.
A Nintendo tem introduzido consistentemente consoles inovadores, desde o Nintendo Entertainment System (NES) até o revolucionário Nintendo Switch. O Switch, um console híbrido que transita perfeitamente entre os modos portátil e doméstico, mudou o jogo para a indústria. Seu sucesso fica evidente no desempenho financeiro da empresa.
Até hoje a empresa global já faturou com o Switch mais de 11,3 bilhões de dólares. Este robusto desempenho financeiro é atribuído ao sucesso contínuo do Nintendo Switch, bem como à popularidade de títulos exclusivos como Animal Crossing: New Horizons e, claro, a série Super Mario. De acordo com os últimos dados disponíveis, a capacidade financeira da Nintendo continua formidável. No ano fiscal encerrado em março de 2022, a Nintendo relatou uma receita impressionante de aproximadamente US$16,8 bilhões, marcando um aumento significativo em comparação com o ano anterior.
Super Mario Bros. Wonder: Uma aventura inovadora!
O jogo Super Mario Bros. Wonder para Nintendo Switch carrega a tocha do legado da franquia ao mesmo tempo em que introduz novos elementos para manter os jogadores encantados. Lançado para comemorar o 40º aniversário de Super Mario Bros, o jogo Wonder revela-se como uma celebração encantadora do apelo duradouro de Mario. Mas já adianto para alguns que este novo jogo da franquia tenha superado o Super Mario World do SNES.
O jogo transporta os jogadores para o Mushroom Kingdom, onde Mario embarca em uma missão para salvar todos envolvidos no Reino das garras do grande Bowser (sou fã). O que diferencia e coloca, ao meu ver, o jogo em um patamar de inovação são seus gráficos visualmente impressionantes, combinando perfeitamente o charme da pixel art clássica com um design moderno de alta definição. O resultado é um mundo visualmente encantador que presta homenagem às raízes de Mário ao mesmo tempo que abraça as capacidades do Nintendo Switch. Acredito que a equipe de desenvolvimento tenha aprendido bastante em como se adequar às novas vontades e tendências das gerações durante os últimos tempos.
Inclusive um dos produtores do jogo, Takashi Tezuka, disse em uma entrevista que o que mais custou aos cofres da Nintendo foi direcionada a produção de áudio e o visual para melhorar a experiência do jogador.
Jogabilidade: A inovação encontra a nostalgia
Fiel ao espírito de inovação da Nintendo, Super Mario Bros. Wonder apresenta uma mecânica de jogo inovadora, preservando os elementos nostálgicos que os fãs adoram. O jogo incorpora uma mistura cativante de ação de plataforma de rolagem lateral e exploração dinâmica em 3D, oferecendo uma nova visão da experiência clássica do Mario.
Uma característica marcante é a inclusão de power-ups que aprimoram as habilidades de Mário de maneiras criativas. Desde o consagrado Super Mushroom até novas adições como a Wonder Flower, cada power-up adiciona uma camada extra de estratégia e emoção ao jogo. Esta abordagem inovadora garante que tanto os fãs de longa data como os novatos possam deleitar-se com a magia do universo de Mario.
Spoiler Alert: O facto de podermos jogar cada fase do jogo com uma personagem diferente aumenta a variedade de cenários que apresentam desafios únicos aos jogadores. Deve-se notar que a jogabilidade dos personagens em outros jogos difere da de Super Mario Bros. Wonder, portanto Luigi, Peach e Daisy não terão movimentos extremamente diferentes dos de Mario. Os únicos dois que diferem um pouco são Yoshi e Ledrão, que não se transformam ao encontrar power-ups nem sofrem danos dos inimigos. E isso para mim se transforma em um dos poucos pontos negativos deste jogo!
As insígnias são uma das melhores novidades do jogo, e a cada nova fase você é convidado a usar um determinado (para conseguir 100% das fases você terá que usar determinadas insígnias e power-ups). Para obtê-las é um dos grandes desafios da aventura e, uma vez obtidos, oferecem uma rejogabilidade muito poderosa, espero que você consiga pois ainda estou tentando consegui-las. Não é comparável ao que você faz em um jogo Metroidvania quando adquire um novo poder, mas a abordagem é semelhante. Na verdade, acho que a Nintendo perdeu uma oportunidade de explorar ainda mais todo potencial das insígnias emblemas.
Os confrontos finais com alguns bosses, muito bem feitos visualmente, também não são muito complicados, e é algo que não me incomoda, embora teria gostado de um pouco mais de variedade nos chefes, já que são escassos e não têm muita originalidade. Falando em dificuldade, é exatamente o que se pode esperar de um jogo Super Mario, ou seja, algo aprazível.
Conclusão:
Como o próprio jogo diz em seu nome e como a Nintendo tentou e conseguiu entregar, o jogo é sim uma maravilha. Tudo bem que sou fã dos jogos da Nintendo, então pode-se dizer que minha opinião pode ser enviesada. Mas de qualquer forma, à medida que a Nintendo continua a moldar o cenário dos jogos com a sua engenhosidade e compromisso com a qualidade, o novo jogo Super Mario Bros. Wonder para Nintendo Switch é uma prova do charme duradouro da série Super Mario. Com a sua mistura perfeita de inovação e nostalgia, o jogo não só presta homenagem às raízes da adorada franquia, mas também prepara o terreno para uma nova era de aventuras Mario.
Para jogadores jovens e velhos, como eu, Super Mario Bros. Wonder acena como uma viagem mágica ao Reino do Cogumelo, convidando os jogadores a experimentar a alegria, a admiração e a emoção que só Mario pode proporcionar. Parabéns a Nintendo pelos seus 40 anos e pelo seu novo jogo da franquia Mario!
A vida é melhor quando você joga! Do indie ao game do ano, do SNES ao PC, tudo que é novo eu testo para poder analisar enquanto aproveito. Qualquer jogo que tenha uma boa experiência para nos gamers, sempre é bem-vindo. Quase uma década na industria gamer, opiniões de um fã de jogos bons.