O mundo ficou mais pobre. Faleceu Akira Toriyama, o lendário artista de manga que criou Dragon Ball e que também deu o seu talento em videojogos como Chrono Trigger e Dragon Quest.
Foi aos 68 anos de idade que nos deixou o mestre Toriyama. Segundo a Bird Studio, a causa da sua morte no dia 1 de Março deveu-se a um hematoma subdural agudo.
Falar de Akira Toriyama é falar da sua mais épica obra de sempre, Dragonball. Conhecida pelos 4 cantos do mundo, a manga de Dragonball faria a sua estreia em 1984, e desde aí que Songoku tem vindo a fazer parte das vidas de meio mundo. O fenómeno Dragonball é tão grande que a manga conta com mais de 260 milhões de cópias vendidas em todo o mundo em mais de 20 países. As adaptações para anime de Dragon Ball, incluindo Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, tornaram-se também extremamente populares e foram transmitidas em mais de 40 países.
Dragonball conta ainda uma vasta gama de merchandising, incluindo estatuetas, cromos, porta chaves, pins, videojogos, ente muitas mais coisas. Jogos como Dragonball Z: Kakarot e Dragonball FighterZ são dois dos mais recentes jogos que alcançaram uma grande popularidade e foram aplaudidos por imensos fãs. De relembrar que também está em desenvolvimento o muito desejado Dragonball: Sparking! Zero, e este certamente será um dos jogos mais emotivos de sempre.
O mestre Toriyama foi também a mente criativa de outros videojogos de renome, tendo contribuído no design de personagens dos jogos de RPG Chrono Trigger e Dragon Quest. Também será já no próximo mês de Abril que chegará aos videojogos mais uma adaptação de outra das obras muito acarinhadas de Akira Toriyama, Sand Land, onde assumimos a pele de Beelzebub, o Príncipe dos demónios.
Toriyama recebeu vários prémios ao longo da sua longa carreira, incluindo o Prémio Shogakukan Manga e uma condecoração de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo governo francês em 2019. Ele seria ainda homenageado com o Lifetime Achievement Awards no 2024 Tokyo Anime Awards Festival que se encontra a decorrer.
Até sempre Toriyama sensei e obrigado por tudo o que nos deixaste!
Jogo de tudo um pouco, desde a minha primeira consola de jogos, a Master System II. Desde aí muita coisa mudou, mas a paixão e dedicação aos videojogos permaneceu intacta.
Apesar de jogar de tudo um pouco, desde FPS a RPG´s, sou grande adepto de Fighting games, como o Mortal Kombat e ainda de jogos de desporto automóvel, como o Forza Motorsport. Também não dispenso boas séries e bons filmes. Sou grande fã de animes desde muito cedo, onde tenho DragonBall e Naruto como séries de eleição.