A série de jogos de corridas Test Drive Unlimited está de volta, desta vez pelas mãos da Nacon (em parceria com a KT Racing) e vai ser lançado em Outubro deste ano. Antes de chegar a versão completa, temos disponível uma Demo (até 17 de Junho), que nos mostra um pouco do que podemos esperar de Test Drive Unlimited Solar Crown. Será que convence?
Este é uma das minhas séries de jogos de corridas de automóveis favoritas. Joguei diversos jogos da série no passado, como por exemplo Test Drive 6, Test Drive Unlimited (um dos jogos que mais rodou na minha Xbox 360) e Test Drive Unlimited 2, sendo este último o meu favorito da série onde tínhamos não só a ilha de Oahu para explorar (que transitou do jogo anterior), mas também a deslumbrante ilha de Ibiza.
Em 2024, temos agora Test Drive Unlimited Solar Crown, que promete trazer todo o espírito dos seus antecessores…, mas será que consegue? Pelo que joguei na Demo… honestamente não me convenceu muito, e fiquei bastante decepcionado com o estado do jogo. A Nacon refere que esta não é a versão final, mas sejamos sinceros, a versão final não vai andar muito longe da versão Demo certamente.
Lembro-me de ficar bastante agradado com o primeiro trailer do jogo em 2022 (o mesmo que podem ver acima), deslumbrante diga-se, pois tinha o propósito de realçar que a série Test Drive Unlimited estava finalmente de volta, e melhor que nunca. A realidade é que não está, e os seus antecessores, especialmente Test Drive Unlimited 2, conseguem estar um passo (ou até mais) à frente deste seu irmão mais novo.
Por onde começar… talvez pelo mapa em si. Hong Kong, local bem escolhido é um facto, com bastantes locais para explorar e fazer corridas, mas completamente “despida”, com pouquíssimo trânsito nas ruas (e quando vemos, só temos táxis) e sem qualquer cidadão à vista nas ruas de Hong Kong. Pergunto-me se estamos a jogar num universo alternativo onde todos os cidadãos de Hong Kong imigraram para outros locais. Este pormenor para alguns pode parecer um problema menor, mas tira bastante à componente de realismo. Mas atenção que este já é um pormenor que outros jogos também parecem também querer “esquecer”, como o mais recente The Crew: Motorfest, que tem público sim (no início/final de algumas provas), mas já não se pode dizer o mesmo quando conduzimos pelas cidades.
O facto de ser um jogo que requer constante ligação à Internet…, penso que sinceramente vai ser o que vai “matar” este jogo. Não ter o modo onde podemos simplesmente jogar sem a componente always on do jogo… não faz sentido. Eu gosto de jogar sozinho, e não tenho que estar sempre a ver outros jogadores no mapa e depender de ter uma ligação à Internet. Se porventura o meu serviço de Internet estiver offline por alguma avaria por exemplo, não consigo jogar o jogo. E quem me garante que no futuro este jogo não vai ter o mesmo destino de The Crew, onde a Ubisoft desligou os servidores e o jogo agora é um bonito pisa papeis.
Se me perguntam como está a I.A do jogo (pois não fiz nenhuma corrida contra um adversário real) …, ora bem… está entre o mau e o medíocre. Basta iniciarem uma corrida e podem ver por vocês mesmos. Os adversários parecem não quererem saber da segurança rodoviária e mandam-se contra nós (e entre eles próprios) sem apelo, nem agrado. E outro pequeníssimo pormenor, se tiverem numa corrida e quiserem fazer “Pause” … esqueçam, pois não existe (é o que dá ser um jogo always online).
Não temos também propriedades para comprar (pelo menos por agora segundo o estúdio de produção), algo que nos jogos anteriores da série conquistou os jogadores. Temos acesso apenas a uma suite no Solar Hotel, onde podemos modificar o aspeto visual do nosso personagem, e coisas muito básicas. Por falar em personagens, já vi pior sim, mas parece que recuamos uns 15 anos no desenvolvimento de videojogos. Visualmente estão muito básicas, sem qualquer emoção nas caras e parecem ser feitas de cera. Sei que o foco são os carros, mas também é importante termos personagens com mais detalhes nos dias que correm.
O grafismo dos carros, estão ok, estão competentes, mas não passam disso, estando muito longe dos jogos Forza Horizon. Penso que até o 1º jogo Forza Horizon da Xbox 360 consegue ainda hoje ser mais bonito que Solar Crown. Já a componente sonora, os sons dos motores por exemplo, aqui a história é outra, pois está um trabalho bem feito. Conseguimos perceber que cada carro é um carro, e que os roncos do motor foram bem captados quer exteriormente, quer interiormente. Também os sons da cidade em si, ou em locais mais rurais (como florestas) estão bastante bem captados, e ainda bem, pois seria mais uma pedra no sapato para o jogo da Nacon.
Os controlos dos carros estão bons, isso não tenho nada a dizer. Nota-se claramente que conduzir um Ford Mustang é extremamente diferente de conduzir um Lancia Delta Integrale ou um Alpine A110. Recomendo ligarem o controlo de tração para carros com tração traseira, isto se não quiserem estar constantemente a perder o controlo do carro. Já os interiores de cada carro estão bem captados, mas parecem não ter os detalhes que encontramos em Forza Horizon 5 ou no Gran Turismo 7… falta-lhe algo por assim dizer.
Conclusão
Pros
- Bom trabalho sonoro
- Dimensão do mapa, ideal para diversos tipos de corridas
- Variedade de carros
Cons
- Grafismo podia estar mais vistoso
- Estar dependente do always online
- Personagens mal trabalhadas
- Cidades vazias, despidas de vida e com pouco trânsito
- I.A tem que ser ajustada
Jogo de tudo um pouco, desde a minha primeira consola de jogos, a Master System II. Desde aí muita coisa mudou, mas a paixão e dedicação aos videojogos permaneceu intacta.
Apesar de jogar de tudo um pouco, desde FPS a RPG´s, sou grande adepto de Fighting games, como o Mortal Kombat e ainda de jogos de desporto automóvel, como o Forza Motorsport. Também não dispenso boas séries e bons filmes. Sou grande fã de animes desde muito cedo, onde tenho DragonBall e Naruto como séries de eleição.