Caravan SandWitch: uma jornada leve e divertida | Análise

Sempre que posso gosto de procurar algum jogo diferente do habitual, de preferência indie, para aquelas sessões mais casuais entre um jogo AAA e outro. Normalmente me surpreendo pela positiva, como foi com Caravan SandWitch, desenvolvido pela Plane Toast e publicada pela Dear Villagers!

Caravan SandWitch é uma experiência que nos apresenta o ambiente desolado de um planeta abandonado por uma megacorporação exploradora de recursos, que parece mesmo todo desenhado à mão, mapas bem genuínos e inocentes, com uma história leve e personagens carismáticos, mas pouco profundos. O ritmo do jogo é mais lento e casual, com uma jogabilidade boa que facilita explorar os cenários… Destaco aqui a harmonia visual e musical durante essa experiência de jogo!

O jogo nos desafia a embarcar numa jornada para resolver esse mistério da irmã desaparecida, uma história que se desenrola a cada evolução do jogo a cada hack nos terminais para ler e ouvir antigos moradores, interagindo com os NPCs e as comunidades, realizando missões principais e secundárias bem básicas, do tipo “vá ali buscar algo e volte”. Aproveitar o tempo para explorar esse mundo, seja usando a carrinha ou mesmo a pé. A vida do jogador é bem simples: sem combate, sem morte, sem cronômetro, apenas o jogador, a carrinha e o mundo.

Falando na carrinha essa tem duas ferramentas básicas que podem ter upgrades, um scanner e um gancho para escalar, sendo esse gancho a mais divertida de utilizar à partir da metade do jogo mais ou menos quando ganha nova função! A carrinha merecia mais upgrades e ferramentas, quem sabe o estúdio as acrescenta num futuro update/dlc?

Parece simples o descritivo do jogo mas não é e não quero dar nenhum spoiler, apenas recomendo que jogue e descubra o sentimento de acabar imerso numa experiência bem pensada e com um final bem emotivo… penso que faltou muito daquela alma mais complexa de jogos como Journey, Flow, Abzu, mesmo Brothers, mas no fim acaba sendo um jogo bem divertido na mesma.

Encontrei alguns bugs e glitches na versão testada (PS5) mas sabiamente o jogo tem um recurso interessante: se ficar preso no cenário, pode ser teletransportado para a carrinha. Se a carrinha ficar presa, volta para a garagem! 😀

O jogo foi lançado dia 12 de setembro para Playstation 5, PC e Nintendo Switch! GG a todos.

 

Pros

  • Leve e divertido
  • Casual
  • Historia simples e pouco profunda
  • Graficos bem trabalhados
  • Banda sonora impecável

Contras

  • Alguns bugs e glitches irritantes
  • Quests e Sidequests pouco atrativas
  • Recursos do jogo pouco explorados
  • Mapa enorme pouco aproveitado