Se gostam da emoção metódica e lenta de construir e reparar terras devastadas por desastres provocados pela natureza, então RoadCraft pode ser o jogo ideal para vocês.
Este é mais um jogo da Saber Interactive, um estúdio bastante conhecido por ter produzido o MudRunner (jogo que conheço bem) e SnowRunner, assim como o spin-off Expeditions: A MudRunner Game.
O que é que Roadcraft traz de diferente dos seus antecessores? Desta vez, não estamos apenas a passar um bom bocado um paraíso off-road, mas estamos a ajudar a construir estradas e a reparar infraestruturas de uma maneira que simplesmente não era possível nos títulos anteriores.
Aqui vamos estar no comando de uma empresa de construção que é especialista em realizar tarefas deveras complexas. Desde a primeira missão do modo campanha, fica claro que conduzir em alcatrão é um luxo que muitos não tem acesso. Portanto se precisam de atravessar um grande rio? Temos então de construir uma ponte. Precisam de transportar cargas de grandes dimensões por uma terra devastada pelas condições climatéricas e repleta de buracos? Vamos então construir uma estrada como dever ser.
RoadCraft não é um jogo para quem é impaciente, pois pode demorar bastante tempo para se fazer um mero quilómetro. A pressa aqui não compensa, pois pode fazer que o nosso veículo fique atolado em lama/buracos ou até mesmo que o motor se afogue devido ao nível da água (sim temos diversas situações onde teremos que atravessar rios).
Como podem imaginar, temos bastantes veículos de construção disponíveis. Podemos comprá-los e colocá-los posteriormente na nossa garagem, mas aqui a customização (além da pintura) não é mais um recurso, portanto, se vocês estavam a pensar em colocar um motor V12 numa retro- escavadora, esqueçam. No entanto, é possível subir de nível e comprar diferentes versões de veículos com módulos pré-instalados à medida que se avança no jogo.
Antes de podermos reconstruir, precisamos primeiro de criar rotas seguras para os nossos camiões controlados pela IA passarem. Isso geralmente envolve primeiro mapear a área com um jipe e construir uma rota segura. Depois de se construir a rota os camiões começam a circular e se tudo correr como devia, eles vão começar a entregar matérias-primas para as áreas designadas.
Em Roadcraft as missões agora são mais variadas, visto que não basta só ir até um ponto específico. É necessário explorarmos o mapa, identificar uma rota viável como mencionei antes, recolher materiais específicos quando necessário e realizar depois a construção que nos foi pedida, e isso nem sempre significa “apenas” pavimentar uma estrada, mas também pode ser necessário construir aquedutos, que já são um tipo diferente de estruturas.
De referir que no lançamento do jogo, temos mais de 40 veículos para desbloquear, incluindo escavadoras, veículos de reconhecimento, guindastes e máquinas de pavimentar asfalto, além de veículos especiais, como por exemplo um camião de colocação de cabos. É um número simpático de veículos para se começar, mas não ficaria admirado se mais veículos viessem futuramente por DLC.
Entretanto, eu achei que condução no geral deixa a desejar. Mesmo contando com as ajudas que temos para ativar a tração ou o bloqueio de diferencial, e até as ferramentas típicas para a identificação de objetos e profundidade do terreno, não fica muito notório a influência que o relevo deveria ter nos diferentes tipos de veículo que vamos conduzir. Guiar um “mero” jipe 4X4, por exemplo, tem o mesmo grau de complexidade de conduzir um camião, quando cada veículo deveria ter características de condução distintas associadas ao seu peso.
A escavadora, um dos primeiros veículos específicos que vamos controlar em Roadcraft, é um bom exemplo de como a direção dos veículos deixa um pouco desejar, mas as funções especificas até estão bem conseguidas. Temos a possibilidade de controlar a pá frontal de forma vertical e horizontal para remover entulho ou para empurrar objetos pesados, como sucatas de automóveis.
Para simplificar o nosso trabalho, aqui não nos temos que preocupar com a escassez de combustível ou ainda com a necessidade de ter que usar um macaco hidráulico em caso de ficarmos atolados. Contudo, ao fazermos respawn, na maior parte das vezes, somos colocados muito longe do nosso objetivo, já que a nossa viatura só pode reaparecer em algum “checkpoint” que tenhamos desbloqueado.
Algo que me anda a incomodar um pouco é a câmara. A mesma pode ser controlada livremente, tanto em termos de direção quanto de proximidade. Só que quando estamos a controlar a proximidade, ela é usada pelo mesmo analógico (o esquerdo) responsável por guiar o carro. Sendo assim, algumas vezes a câmara afasta-se e aproxima-se contra a nossa vontade. De referir ainda que ela volta a posição default quando entramos em qualquer menu ou após alguma animação, o que faz com que se torne um pouco irritante estar constantemente a fazer acertos.
Ainda no campo visual (sendo um pormenor que está em falta) é que em nenhum momento vemos os braços do nosso personagem quando estamos a usar a câmara em primeira pessoa. Todos os detalhes da cabine do nosso carro, camião, empilhadora, (ou qualquer outro veículo) estão lá. Até o interessante pormenor da chave na ignição está lá, mas só vemos um volante a virar em todas as direções, sem as mãos de ninguém, o que tira um pouco do realismo ao jogo. Contudo, se usarmos a vista de terceira pessoa, o nosso personagem está no interior a usar o volante normalmente (seria estranho estar sem ninguém é um facto).
No campo visual, Roadcraft mantém o mesmo nível dos outros jogos do estúdio. Podem assim contar com grandes paisagens que misturam beleza e complexidade. Dou constantemente por mim no meio de uma missão, a parar para contemplar a vastidão dos cenários, que neste jogo são por norma de lugares que foram varridos pelas forças da mãe natureza, como chuvas torrenciais e grandes incêndios.
De mencionar ainda que gostei bastante do departamento sonoro (e não me refiro a músicas). Adoro ouvir som de galhos das árvores que estão no solo a “partirem” quando passamos com o nosso veículo por cima deles, relâmpagos a rasgar os céus no meio de uma tempestade ou ainda o som dos camiões enquanto o fumo preto dos motores a gasóleo sai pelo escape. O departamento sonoro está repleto de detalhes isso é inegável, e isso obviamente só acrescenta qualidade ao produto final.
Conclusão
Prós
- Variedade de missões
- Bastantes veículos para se desbloquear
- Detalhes dos cenários bem como detalhes dos sons do ambiente em redor
- Fisicas no geral bem conseguidas
Contras
- Camara complica um pouco a jogabilidade
- Controlo dos veículos tem de ser aprimorado
- Condução dos veículos parece ser toda igual e não diferenciada de veículo para veículo

Jogo de tudo um pouco, desde a minha primeira consola de jogos, a Master System II. Desde aí muita coisa mudou, mas a paixão e dedicação aos videojogos permaneceu intacta.
Apesar de jogar de tudo um pouco, desde FPS a RPG´s, sou grande adepto de Fighting games, como o Mortal Kombat e ainda de jogos de desporto automóvel, como o Forza Motorsport. Também não dispenso boas séries e bons filmes. Sou grande fã de animes desde muito cedo, onde tenho DragonBall e Naruto como séries de eleição.