Dakar Desert Rally – Estão à altura do desafio? | Análise

Portugal continua a dar cartas no mundo dos videojogos, e desta vez pela mão da Saber Interactive Porto, que nos traz o jogo de corridas off-road Dakar Desert Rally. Vamos lá então ligar os motores e começar a nossa aventura no famoso rally! 

Como grande apreciador de desportos motorizado, e aproveitando não só hype da edição deste ano que estava prestes a começar, mas também a promoção do jogo na Epic Games Store, decidi finalmente deitar a mão ao jogo do rally mais exigente e longo do mundo. Já tinha gostado bastante da edição de 2018 do jogo (a minha Playstation 4 que o diga), portanto a aquisição da edição de 2022 era quase obrigatória. 

Em Dakar Desert Rally vamos competir na Arábia Saudita, local onde o rally Dakar vai ter lugar até ao ano de 2025. O simulador off-road vai assim levar-nos para locais desérticos, bem como alguns locais costeiros, e pretende recriar ao pormenor toda a experiência vivida no exigente rally, trazendo até nós uma forma bastante difícil de condução pelas paisagens e checkpoints. Contudo, o jogo também quer encorajar os “pilotos” novatos nestas andanças, e traz também modos mais simplificados. 

Falando já neste modo mais simplificado, que é o modo Sport, os checkpoints são bem visíveis ao longo de todo o trajeto (portanto é impossível ficarmos perdidos) e somos obrigados a correr com dezenas de pilotos de diferentes classes, o que torna a experiência bastante insana, com camiões, carros e motas a atravessarem-se à nossa frente o tempo todo. Aqui o feeling de um jogo mais arcade é bem visível, mas lá que é uma maneira mais fácil de se jogar… lá isso é.

Contudo, e como gosto de ter a experiência mais realista possível, os modos Profissional e Simulação são aqueles que mais me cativam, e são estes modos que nos transmitem toda a sensação do rally Dakar. Em ambos os modos a tudo fica mais complexo e toda a experiência se torna mais desafiadora, sobretudo quando estamos a conduzir pelo um enorme deserto que dá a sensação de mundo aberto, tal como acontece nas etapas reais do rally, contudo  é pena que o modo Simulação esteja bloqueado de inicio, pois temos que atingir o nível 25 para o desbloquear. É aqui que todas as assistências são removidas e nos deixam a “vaguear” pelo deserto, obrigando-nos a ter toda a atenção no que toca à navegação. Se no modo Profissional a coisa já não era fácil, aqui o nível de dificuldade é elevado ao extremo.

Algo que ajudaria a elevar o realismo seria ajustar os KM´s reais das etapas, e no jogo de 2018 isso também se verificava. Se estou a fazer uma etapa de 100 KM´s por exemplo, eu quero fazer esses 100 KM´s reais, e isso não acontece, pois completo 100 KM´s de etapa em pouco menos de 15 minutos. Alguma vez eu consigo fazer 100 KM´s em menos de 15 minutos, ainda para mais num deserto? Pois claro que não… 

Dakar Desert Rally apresenta uma jogabilidade bastante variada, apresentando diversos tipos de veículos como motos, moto quatro, camiões e diversos carros, sejam elétricos ou a combustão. Cada veículo tem diferentes características que mudam bastante a sua jogabilidade. No caso das motos, não gostei muito da pilotagem confesso, até tive que colocar a sensibilidade no mínimo para ter o mínimo controlo, pois mal dava um toque no analógico para virar, virava em excesso e a moto ficava praticamente incontrolável. 

dakar desert rally - gameplay

O facto de termos aquela sensação de nos perdermos no caminho e ao descer uma duna dar de caras com um rochedo é uma constante, já que estamos em território selvagem, onde os perigos podem simplesmente aparecer de um momento para o outro no nosso caminho, portanto é essencial estarmos com muita atenção ao nosso roadbook para que nada disso aconteça.

Acerca desses perigos, Dakar Desert Rally apresenta mudanças climáticas bem interessantes, onde somos colocados no meio de tempestade de neve, chuvas torrenciais e ainda tempestades de areia, e tudo isto em diferentes momentos do dia. Achei bastante interessante esta dinâmica do jogo, que traz assim ainda mais desafios a jogabilidade. Portanto, temos que pilotar com a máxima das atenções para não destruirmos o nosso veículo devido as situações climatéricas adversas. 

Os veículos de Dakar Desert Rally  estão todos licenciados e à que dizer que estão incríveis. Todos estão recriados ao pormenor, inclusive os do Dakar de 2021 e 2020, e ainda temos a possibilidade de desbloquear veículos clássicos que participaram no rally (se adquirirem o Legends Pack ou a edição Deluxe). Não posso deixar de destacar os modelos de dano e as físicas realísticas, que dão assim muita credibilidade ao titulo da Saber Interactive Porto. 

No entanto, os pilotos não tem as suas caras reais no jogo, são apenas genéricas, o que pode ser bastante desagradável para os fãs. Ver um Sebastien Loeb com uma cara genérica é frustrante para os fãs de desportos motorizados…, ou então sou apenas eu. 

dakar desert rally

No campo gráfico, somos colocados em paisagens lindíssimas. Aliás, a qualidade é bastante boa, diria que anda praticamente no mesmo patamar de Forza Horizon 5. Mas nem tudo são rosas, é um fato que tem de ser referido, pois existem algumas quedas de frame rates (mesmo que baixasse a qualidade gráfica nas opções), e isto etapa após etapa, e então no modo Sport onde temos mais veículos presente nem vos conto… dá para jogar é certo, mas é um pouco desapontante. Penso que a versão PC do jogo teria que ser revista neste ponto, pois acho estranho conseguir jogar a versão PC de Forza Horizon 5 na qualidade máxima e não ter quedas de frames, e neste jogo que é menos exigente em requisitos ter. 

Existe ainda um modo on-line, que está limitado a 4 jogadores, sendo os restante veículos controlados pela I.A. Confesso que tentei jogar esta componente, mas sem sucesso, pois não consegui encontrar ninguém para jogar… portanto penso que a componente on-line de Dakar Desert Rally esteja morta. 

Conclusão:

Dakar Desert Rally no geral é um bom jogo, não é perfeito é certo, mas quem gosta de desporto automóvel vai de certeza passar aqui um bom bocado. O modo single player é o ponto forte, mas falha para além desta componente, basta para isso olhar para o modo on-line. O realismo vai de certeza agradar a muitos fãs da exigente competição, bem como o grafismo de topo. A Saber Interactive Porto tem alguns aspetos a melhorar num futuro jogo, mas não deixa de estar de parabéns por todo trabalho e dedicação que aqui foi feito.