Novo ano, novos jogos. Há para todos os gostos e todas as plataformas, e o importante é que cada um se divirta com aquilo que gosta ou que acha que pode vir a gostar.
Desta forma, reunimos as escolhas dos jogos mais antecipados de 2024 de todos os colaboradores do SideQuest. Aqui fica a nossa lista e esperamos que algum destes vos aguce o apetite.
Alexandre Antunes – Senua’s Saga: Hellblade II
Embora tenha sido anunciado o seu lançamento para 2024, Senua’s Saga: Hellblade II ainda não tem data definida e faço figas para que não seja adiado. O primeiro Hellblade foi, para mim, uma surpresa e toda uma nova experiência a nível de imersividade e inovação. Juntando ao facto de que o estúdio era/é pequeno e, na época, documentaram todo o processo. Algo que, infelizmente, não repetiram na continuação da saga. Mais do que os restantes exclusivos ou a enormidade que é o catálogo do Gamepass, Senua’s Saga: Hellblade II foi a razão pela qual mergulhei no mundo Xbox e mal posso esperar para o jogar.
Rui Martins – Frostpunk 2
Pode não ser a escolha mais mediática e provavelmente até poderei jogar mais tempo jogos como Avowed ou Star Wars Outlaws, mas aquele que estou mais ansioso pela sua chegada é Frostpunk 2. O primeiro título abalroou-me de surpresa e foi a experiência mais emersiva, tensa e emocionante que tive com qualquer city-builder. Os dilemas sociais (e morais) e a estratégia complexa que temos de por em prática para conseguir a sobrevivência num frio apocaliptico elevam o jogo a outro patamar. De tal forma gostei que fiz back no kickstarter do boardgame do jogo, também ele se revelando excelente. Mal posso esperar pela sequela.
Gonçalo Cardoso – Dragon’s Dogma II
A minha escolha teria sempre de pender para um RPG e este promete imenso. Adorei o primeiro Dragon’s Dogma e sinto que, infelizmente, passou por baixo do radar de muitos jogadores. A sequela chega este ano e do que já conseguimos ver dos trailers, parece ser um salto gigante e na direção certa. O combate, que era um dos pontos fortes do original, parece estar bastante evoluído e com uma fluidez incrível. A banda-sonora também parece manter a qualidade, sendo mais um ponto a favor. Resta saber se a história será tão boa como a do primeiro. Se assim for, poderá estar aqui um dos RPGs de 2024.
Nuno Teixeira – Like a Dragon: Infinite Wealth
Depois de 2023 ter sido um ano com muitos e bons jogos de diversos géneros, o que esperar de 2024? Existem alguns títulos que tenho debaixo de olho claro, mas este não vou mesmo perder e chega já em Janeiro. Like a Dragon: Infinite Wealth, promete ser um jogo onde vou certamente passar muitas horas de jogo. Se as coisas já eram boas com Ichiban Kasuga, imaginem agora com Kazuma Kiryu também presente! Estão prometidas batalhas estilo RPG insanas e desafiantes, e pela primeira vez podemos explorar uma localidade fora do Japão, a ilha paradisíaca do Hawaii! Não posso negar que adoro esta série (desde o primeiro jogo) e o modo hype está já ligado!
Bruno Reis – Final Fantasy VII Rebirth
O lançamento iminente de Final Fantasy 7 Rebirth em 2024 me deixou na ponta da cadeira de entusiasmo. A perspectiva de revisitar Midgard, agora com gráficos de última geração, evoca uma poderosa sensação de nostalgia. Com quase 100 horas de conteúdo novo, promete uma experiência de jogo extensa e envolvente. FFVII Rebirth contará com elementos familiares do jogo original, mas com muitas melhorias, proporcionando uma experiência nostálgica, porém atualizada, aos jogadores no dia 29/02. A abordagem híbrida de narrativa e jogabilidade, combinando perfeitamente a narrativa original com a mecânica moderna, é um sonho que se torna realidade para mim. À medida que a data de lançamento se aproxima, a emoção de desembrulhar este tão esperado jogo só aumenta, prometendo uma experiência de jogo que transcende o tempo.
Élio Filho – Star Wars Outlaws
Estou à espera de Star Wars Outlaws, do novo DLC e updates para Starfield, de Dark Forces Remaster (ainda tenho e joguei muito à época no PC), Alone in The Dark, Dragons Dogma II, Death Stranding 2 e do misterioso Indiana Jones a ser feito pela Machine Games,
Bethesda Softworks e Lucasfilm Games, do DLC para Elden Ring e do novo exclusivo do Kojima para Xbox, além dos jogos retro que voltaram em força como Mortal Kombat 2 sendo feito por fãs para a 3DO e outros títulos novos para Atari 2600, Mega Drive e Super Nintendo! Para escolher apenas um fico com o universo que promete ser espetacular de Star Wars Outlaws!
Descobriu os videojogos através do Game Boy mas foi com a PlayStation 2 que percebeu a importância desta arte. Enorme fã de RPGs e jogos de plataformas, acha que o Final Fantasy X é a perfeição em formato jogável.