Aconteceu mais uma edição da DevGamm em Cascais, o evento que está se tornando o mais aconchegante, divertido, profissional, interativo e criativo encontro da indústria dos videojogos. Com uma equipa quase 100% feminina e parcerias desenvolvidas com associações e projectos locais, estivemos lá para conferir mais uma edição bem trabalhada.
O Sidequest foi um dos media partners e assim podemos resumir como insiders o que se passou nos dias 14 e 15 de novembro.
A começar pela presença sensacional de speakers de peso: na abertura uma keynote do Doomguy em pessoa John Romero, actualmente na Romero Games, que depois celebrou com os presentes essa visita num agradável meet and greet. John Romero foi a estrela do dia: conversou com fãs, distribuiu entrevistas e fotografias, acompanhado sempre da sua filha Maezza que é uma pessoa sensacional e colabora para que os fãs se sintam bem na presença da lenda que é o seu pai.
Como curiosidade a família Romero pode experimentar um dos melhores produtos da pastelaria portuguesa, o tradicional Pastel de Nata, neste caso feito pela Doces do Marquês de Sintra numa receita antiga e bastante caprichada e artesanal de décadas. Se o Doomguy em pessoa aprovou, se outra lenda dos videojogos Jim Bagley também aprovou, podemos reprovar? 😀
Recomendo a entrevista dada à revista alemã Gamesmarkt como leitura.
Durante os dias do evento foram discutidos temas como:
- “The Evolution of an Effects Conduit” com Terrance Cohen da Insomniac Games;
- “Você não quer ser um líder” com Guido Schmidt da Rovio
- “A evolução da arte de personagens na Guerrilla” com Arno Schmitz (que aliás estava usando uma tshirt de DOOM original do lançamento do jogo) 😀
- “Empreendedorismo na indústria de videogames e o carrossel de expectativas” com Odile Limpach da SpielFabrique
- “Expanding the world of Pandora in Avatar: Frontiers of Pandora” com Mikhail Greuli da Massive Entertainment que pertence à Ubisoft
- “Neuromarketing in Business Development: Play the Minds to Win the Game” com Herlinda Garcia da TapNation
- “UX as a Strategy for Your Game and Studio” com Celia Hodent
- “Eight Lessons from Eight Years at Iron Galaxy” com Adam Boyes da Iron Galaxy
- “DUCKSIDE: Making a Hit MMO Shooter in Under a Year” com Alex Nichiporchik da tinyBuild
Presentes como expositores portugueses a Associação dos Produtores de Videojogos APVP e a EGamesLab, com representantes do consórcio açoreano (RedCatPig e FootAr) para contactos com veteranos da indústria e novos projectos indie.
WORKSHOPS
Além disso, diversos workshops bastante concorridos, painéis de discussão sobre investimentos em jogos e a embaixadoras Woman in Games como impulsionadoras de mudanças, “Next-Gen Brazil: Desbloqueando o Futuro do Seu Negócio de Jogos”, discussões sobre o ecossistema de startups de jogos em portugal e finalmente como manter a qualidade e trazer eficiências ao desenvolvimento de games.
ROUNDTABLES
- “Navigating Cultural Differences in Global Projects” com Oliver Kern
- “Is Remote Work Over?” com Carla Malavasi da Playstack
- “The Only Way is Up: Rising Above Today’s Crisis to a Better Tomorrow” com The Boss Jörg Tittel, da empresa RapidEyeMovers
- “Maximizing Government Funding Opportunities: Strategies for Success” Andrejs Rusinovskis que veio da Estonia
Durante os dois dias ocorreram celebrações, uma em parceria com a DevGamm através do Game Dev de Lisboa e outra directamente da Devgamm, a saber:
14 NOVEMBRO – SPOT LIGHT AWARDS



15 NOVEMBRO – DEVGAMM AWARDS
Para encerrar o evento com chave de ouro ocorreu o DevGAMM Awards, celebrando desenvolvedores de jogos AA e indie com prêmios de US$ 100.000,00! Após impressionantes 537 inscrições e um mês de avaliações por 93 especialistas chegaram aos 48 jogos de 24 países que concorreram para a final… parabenizo aqui todo os concorrentes e a deixo lista dos jogos que foram os vencedores:
- MELHOR INDIE – Blow Up
- MELHOR ENGAJAMENTO MOBILE – Junkineering
- ESCOLHA DA COMUNIDADE – Kota´s New Journey
- ESCOLHA DOS DEVS – Beyond the Board
- MELHOR DE PORTUGAL – Townseek
- MELHOR MOBILE – Dungeons of Dreadrock 2
- JOGO MAIS ESPERADO – Cairn
- MELHOR AUDIO – Oddada
- MELHOR NARRATIVA – Yes Your Grace, Snowfall
- MELHOR ARTE VISUAL – Sunset Hills
- MELHOR GAME DESIGN – Cryptmaster
- GRANDE PREMIO – Manor Lord
Em diversas ações também presentes jogos e projectos para teste, dentre os quais eu pessoalmente destaco o vencedor do premio DevGamm Awards, o Gloomy Juncture da Subtales Studio e também recomendo que manténham na sua lista de desejos do Steam / PS / Xbox esses títulos fabulosos:
- O belíssimo “Light of The Darkness: Origins” do estúdio brasileiro QUARTOMUNDO que possui uma arte feita à mão fabulosa e uma gameplay fantástica, não vejo a hora de fazer um review
- Skyland Chronicles
- Corridor Geodesic
- Floralis da Solid Coregames
- outro belíssimo jogo Symphonia
- Mars Attracts (ótimo pun com os clássicos filmes Mars Attacks)
- Your House
Aqui tenho de fazer uma menção honrosa ao game ALENTEJO: TINTO´S LAW, um projecto disruptivo para GAME BOY clássico que estava por lá!
Editoras, desenvolvedores, estúdios, a troca de sinergias era constante durante todo o evento e fora dele, com pessoas indo passear para Lisboa ou Cascais em grupos de amigos.
Para além disso as sessões de SPEED NETWORKING e a de FAST PITCHS onde projetos tinham minutos para exposição das idéias perante um juri de avaliadores e investidores e uma festa de despedida de Portugal no último dia.
Para além de tudo isso um booth de vagas de emprego e oportunidades de negócios, além de mentorias em carreiras.
Mais de 30 computadores estavam dispostos com projectos indies de todo o mundo, do Brasil à Ucrânia, concorrendo ao DevGamm Awards.
Há um álbum de fotos completo para quem esteve no evento ou para quem quiser ver como funciona um encontro de profissionais da indústria dos videojogos com fãs e gamers e a festa de despedida, basta aceder aqui: ÁLBUM DEVGAMMM 2024!
Vídeo do pós evento:
Nos veremos na DevGamm 2025? GG a todos.
*AGRADECIMENTO ESPECIAL à toda organização da DevGamm tanto pela parceria quanto pelas fotos e vídeos deste artigo!

Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉