Tens de jogar pelo menos uma vez na vida – Mother Russia Bleeds

Sentem saudades quando os dias eram passados a jogar scrolling beat’em’ups como Final Fight, Double Dragon ou o Streets of Rage? Então sejam bem-vindos e fiquem a conhecer o excelente Mother Russia Bleeds.

Desenvolvido pelo Le Cartel Studio e publicado pela Devolver Digital, Mother Russia Bleeds é um daqueles jogos que é uma autêntica carta de amor aos jogos de antigamente. A história parece saída de um daqueles filmes de ação dos anos 80 e toca em coisas como governo soviético, experiências ilegais, drogas, alucinações e, claro, muita mas muita luta. E sim, é tão estranho como soa e é absolutamente fantástico!

Neste jogo a acção nunca pára e a violência atinge níveis de brutalidade que roçam o absurdo, um pouco ao estilo Hotline Miami (outro jogo da Devolver Digital). Há 4 personagens à escolha, que podem ser controlados por um ou dois jogadores, cada um com os seus atributos, mas na verdade seja qual for a nossa escolha, a única diferença real será a forma como o nosso personagem destrói os seus inimigos, indo buscar um bocadinho das fatalidades à lá Mortal Kombat, mas sem a necessidade de partir os dedos a tentar fazê-las acontecer. 

Em termos de longevidade, o modo história está feito para durar um bom par de horas, havendo algumas reviravoltas interessantes e a verdade é que regressar a este modo com outro nível de dificuldade é quase obrigatório. Além do modo história ainda temos o já popular modo de sobrevivência, onde vamos lutando contra ondas de inimigos gradualmente mais difíceis. E finalmente temos o modo boss rush que é em tudo idêntico ao modo de sobrevivência mas só com os bosses do jogo. Aqui entre nós, depois de ter despachado o modo história na dificuldade mais alta, é o rush mode que me faz voltar uma e outra vez a este jogo.

Mother Russia Bleeds é sem dúvida alguma um dos meus jogos favoritos e tenho a certeza que não estarei sozinho. Os controlos são sólidos, todo o grafismo pixel art e a violência extrema são fantásticos e a banda sonora, não estando ao nível de um Hotline Miami, cumpre perfeitamente e não incomoda, mesmo ao fim de umas horas.

Não sendo certamente um jogo para todos, Mother Russia Bleeds é um jogo maravilhoso e recomendo-o num abrir e fechar de olhos a quem seja fã de jogos como o Hotline Miami e de scrolling beat’em’ups.

Mother Russia Bleeds
Desenvolvido por: Le Cartel Studio
Publicado por: Devolver Digital
Disponível nas plataformas: Playstation 4, PC, MacOS, Linux, Nintendo Switch