E3 2021 – Os jogos que mais aguardamos

A E3 2021 terá lugar nos dias 12 – 15 Junho e promete muitas novidades.

Todos os anos, este é dos eventos mais aguardados pela comunidade gamer. Muitos estúdios aparecem na E3 para revelar novos jogos ou anunciar novidades para jogos em desenvolvimento. O evento retorna após ser cancelado em 2020 e esperamos muitas novidades fresquinhas.

A E3 2021 promete oferecer uma experiência gratuita e interativa de forma completamente digital para o público. Para acompanhar o evento, será possível aceder através do site do evento ou descarregar a app oficial, que ficará disponível para download em telemóveis Android e iPhone. Através destes meios, podemos acompanhar os stands virtuais de expositores e aceder a artigos especiais e fóruns de discussão sobre o evento. Seguindo a tradição, também será possível assistir às transmissões ao vivo pelos canais oficiais no YouTube, Twitch, Twitter e Facebook.

A equipa SideQuest está entusiasmada com o evento e há algumas novidades em particular que gostaríamos de receber durante o evento. Estas são as nossas escolhas para os jogos que mais gostávamos que fossem anunciados ou, sobre os quais, novas informações fossem reveladas:

 

SENUA’S SAGA: HELLBLADE II
Alexandre Antunes

De tudo o que pode advir desta E3, há um jogo, actualmente em desenvolvimento, do qual gostaria muito de ter novidades: Senua’s Saga: Hellblade II. O primeiro trailer surgiu em Dezembro de 2019 e empolgou os fãs. Ano e meio depois, continuamos a querer saber mais. E, apesar de podermos contar com o dev diaries que a equipa continua a publicar no seu canal de youtube, a verdade é que há alguns meses que não temos novidades daquele que poderá ser um grande jogo. Pessoalmente, estou super ansioso por ter notícias deste pequeno grande estúdio, que opera agora sobre a tutela da Xbox Game Studios. Se uma pequena equipa de 20 pessoas produziu o primeiro Hellblade, imagino o que produzirá agora com mais recursos humanos e financeiros.

 

ELDEN RING
Elio Filho

Elden Ring está no meu radar de lançamentos desde que foi ventilado pela primeira vez na E3 2019. Desde lá vem sofrendo delays e nunca chega sua hora. Como fan de toda franquia Soulsborne, esse será compra certa: ambientação sombria, enfrentar chefes lendários, mapa que exige movimentos controlados, itens raros a descobrir, é um daqueles jogos que chegar ao fim é apenas uma pequena parte da vitória, fazer todos seus desafios a 100% (platina) é metade do caminho e vencer no PVP online é a chave para o dominar!

 

FINAL FANTASY XVI
Gonçalo Cardoso

A E3 2021 deverá estar recheada de boas surpresas nas várias conferências. No entanto, é a da Square Enix que me desperta mais interesse. Final Fantasy XVI e Dragon Quest XII são dois jogos que quero imenso saber mais sobre eles, nomeadamente a sua data de lançamento. Dos dois, e apenas porque já foi mostrado mais do que apenas o título do jogo, é o FF XVI que me esta a deixar mais irrequieto. Do que vi até agora, parece-me um voltar às origens em termos temáticos, uma vez que, pelos cenários e aspecto, parece abandonar a visão mais futurista e moderna que não aprecio tanto (sim, o Final Fantasy XV é terrível). A Square está finalmente a voltar a uma época de ouro e estas duas franquias são autênticos pilares desta indústria.

 

12 MINUTES
João Loureiro

Com um evento especial da Xbox e Bethesda já anunciado para a E3 2021, crio uma enorme esperança acerca do que poderemos ver desta união. Da apresentação, com foco especial também no Game Pass, poderia falar em Halo Infinite, Hellblade 2, o novo Forza Motorsport ou mesmo o novo jogo de Indiana Jones. Porém, prefiro destacar, na perspetiva dos indies, o jogo 12 minutes, do português Luís António. Com uma atenção redobrada da Xbox, tendo em conta que será exclusivo do ecossistema, está cada vez mais perto do seu lançamento.

Assim, aguardo ansiosamente por uma data e, possivelmente, mais pormenores que tornem irresistível este jogo que já prendeu a atenção de muita gente! Certamente que a E3 será um lugar de celebração dos videojogos, principalmente porque se falará do que iremos estar a jogar nos próximos meses e do melhor que se faz na indústria!!

 

MASS EFFECT
Mário Fonseca

A chegada da E3 é sempre entusiasmante para qualquer gamer, especialmente este ano com a PlayStation 5 e Xbox Series X/S ainda em inicio de vida, queremos todos ver afinal do que são capazes estas novas consolas. Gran Turismo 7 e Hogwarts Legacy, são  dois jogos que me entusiasmam para 2022. Creio que não será demais pedir por uma release date de ambos pois não? Os últimos anos não têm sido simpáticos nem para os fãs de GT nem para os Potterheads. Com a ausência de conteúdo Harry Potter e com GT Sport a levar o nome Gran Turismo pra uma direcção que não me agrada, confesso que estou a ficar cada vez mais impaciente.

Mas o jogo que estou realmente à espera de saber novidades e que as mesmas podiam ser reveladas na E3 2021 é a próxima iteração de Mass Effect. Apesar de ter ficado deliciado com a Legendary Edition que saiu recentemente, e ainda em fase de “degustação”, não consigo esconder também o meu entusiasmo com a possibilidade de serem revelados mais detalhes sobre o novo Mass Effect. O que sabemos até agora? Que a Liara tem umas rugas a mais e que a insígnia da N7 volta a aparecer, o que deixa muitas perguntas no ar, mas a mais importante é ficarmos finalmente a saber se Shepard vai ou não ser o herói principal deste novo jogo. Vou ficar ansiosamente à espera de um “Lazarus Project 2.0”.

 

DAYS GONE II
Mauro Agostinho

Não sou muito original, é verdade. Quem já teve a oportunidade de acompanhar um artigo de opinião que assinei (aqui está, para os interessados) sabe que, não só sou um grande fã da IP que o Bend Studios criou, Days Gone, como torço por mais. Pese embora as notícias trazidas a lume por parte de um antigo produtor não sejam positivas, desde uma petição a pedir uma continuação da história de Deacon St. John, até a uma muito bem recebida adaptação para PC, o cenário mediático oferece uma oportunidade. Assim, não será tão ilusório quanto isso poder sonhar com o desenvolvimento de uma trama que me fascinou, surpreendeu, emocionou e constituída por personagens carismáticas e que se recordam com nitidez muito tempo após termos pousado o comando. Eu acredito!

 

FORZA HORIZON 5
Nuno Teixeira

Qual é uma das franquias mais amadas para as consolas da Microsoft, jogada por milhões de jogadores? Se estão a pensar em Forza, então estão a pensar muitíssimo bem! Existe uma forte probabilidade que o próximo jogo da prestigiada série automobilística seja a 5ª entrada na série Horizon. O novo jogo (segundo alguns murmurinhos) irá levar-nos ao México, e promete trazer um mapa ainda maior. Por isso, devemos ter muita montanha, desertos, praias com vastos areias, bem como cidades cheias de transito.

Pessoalmente, preferia outra local, não vou mentir. Alemanha ou Japão seriam bons locais para levar a série, mas a confirmar-se o México como palco de Forza Horizon 5, não será por isso que vou deixar de adquirir o novo jogo de uma série que muito me diz e sigo desde o lançamento em 2012 do primeiro Forza Horizon para a Xbox 360.

Espero que em Forza Horizon 5 esteja de volta a Auction House, local onde passo imenso tempo a tentar comprar os carros mais exóticos e exclusivos. Se a série também continuar com as diferentes estações do ano, também é algo que vai agradar a muita boa gente, bem como outro fator importante a ter em conta, que é a lista de carros presente, que se quer bem composta, tendo um bom equilíbrio de carros exóticos, clássicos e até mesmo de carros mais comuns de se encontrar na estrada.
A confirmar-se então a chegada de Forza Horizon 5, seria também para a Microsoft uma “peça” fundamental, pois de certeza que vai impulsionar ainda mais a procura das suas novas consolas.

 

LIFE IS STRANGE: TRUE COLORS
Núrya Inocentes

Infelizmente, a Sony está fora da E3 2021 porque agora faz a cena dela – os State of Play, por exemplo, cujo mais recente forneceu nova informação do jogo que mais espero para a PlayStation 5: Horizon Forbidden West. No entanto, a Square Enix tem estado on fire com os próximos lançamentos, e tendo em conta que já está confirmado que vão anunciar coisas novas na E3, fico com muita expectativa de ver mais sobre Life Is Strange: True Colors (se bem que será extremamente difícil arranjarem outra personagem para substituir a Chloe no meu coração), e talvez…? Um bocadinho mais de Final Fantasy XVI (que me deu umas vibes de Dragon Age, outro jogo sobre o qual também adorava saber mais)!

 

MAFIA IV
Rodrigo Agostinho

A série Mafia é uma das minhas preferidas no universo dos videojogos. Infelizmente, nunca teve o reconhecimento que verdadeiramente merece e tal deve-se à crónica comparação com a inalcançável série da Rockstar, GTA. Os jogos Mafia sempre se caracterizaram, acima de tudo, por brindar o jogador com enredos memoráveis e histórias marcantes. Antes do fantástico remake do primeiro jogo da série, lançado em Setembro do ano passado, foi lançado Mafia III em 2016, 6 anos depois do lançamento de Mafia II.

Creio que já passou tempo suficiente sem um novo título e apesar de nem sequer existirem rumores com alguma credibilidade acerca de um quarto jogo da série, sonhar não custa e, por isso, o meu sonho para a E3 2021 é a revelação de Mafia IV. No (desejado) teaser de revelação – onde apenas seria mostrado o logotipo do jogo com uma pequena narração de fundo – saber-se-ia que o jogo seria lançado apenas para as consolas de nova geração e PC, com data de lançamento prevista para 2022. No que toca a mecânicas desejadas, o que mais gostaria é que houvesse a possibilidade de recrutar membros para a nossa Família.

 

DRAGON AGE 4
Rui Martins

A série Dragon Age é, provavelmente, a minha preferida dos videojogos. Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e Dragon Age: Inquisition são dos meus RPG preferidos de sempre, sobretudo Origins, que foi, nessa fase da minha vida, um grande marco, que revitalizou o género. Não é segredo para ninguém que o quarto título da franquia está em desenvolvimento. Em Dezembro, recebemos um teaser oficial, com narração do nosso conhecido Varric e em que Solas, de Dragon Age: Inquisition, também faz uma aparição, apontando a um lugar de destaque na narrativa (e um cheirinho que poderá andar a roçar o papel de vilão?). Sabemos que o jogo nos deverá levar até Tevinter e que o nosso herói, ao contrário de Inquisition, começará bastante anónimo e desconhecido.

O que mais desejo ver na E3 2021 é um novo trailer de Dragon Age 4, cinemático, que nos revele algo mais da história, nosso herói e nos apresente um título definitivo. Depois, quero que esse trailer termine com aquela frase mágica: “Coming in…”, revelando quando podemos esperar jogar este jogo.