Star Wars Jedi: Fallen Order – o sonho de qualquer fã da saga

Um dos mais aguardados títulos pelos fãs da saga consegue surpreender. E muito.

Aquando do anuncio deste jogo, fiquei entusiasmado e, ao mesmo tempo, bastante intrigado. Como enorme fã de Star Wars e todo o seu universo, ansiava por um grande jogo desde Knights of the Old Republic, a última grande obra de arte desta saga. Claro que houve algumas entradas bem sucedidas, como The Force Unleashed mas não estavam perto do nível de KOTOR.

Star Wars Jedi: Fallen Order conta-nos a história de Cal Kestis, um jovem Padawan que vive escondido de forma a proteger-se do Império. Após um incidente que revelou os podres de Cal, este começa a ser perseguido pelos Inquisidores, que tentam de tudo para o aniquilar. A partir daqui, creio que não é razoável alongar-me mais pois a história do jogo é um dos pontos fortes deste título e deu-me um gozo tremendo conhecer os novos personagens que foram surgindo. No entanto, é das melhores história de Star Wars feita para um videojogo, onde não só é respeitado todo o universo como a introdução de novas personagens não é forçada nem desleixada.

Se há algo que os fãs de Star Wars gostam num jogo desta franquia é poder controlar e combater com um sabre de luz. Aqui, mais uma vez, o jogo volta a portar-se muito bem, oferecendo um combate desafiante, equilibrado e entusiasmante. A mistura entre os ataques corpo-a-corpo com o uso dos poderes de força dá-nos um excelente balanço e reproduz na perfeição toda a essência de um Jedi. Sentimos, ao mesmo tempo, um enorme prazer quando conseguimos controlar e misturar os vários tipos de ataque.

É igualmente interessante ver o piscar de olho à série Souls na forma como o combate está construído. Não sendo tão complexo e difícil, existem momentos onde é importante estudar os movimentos do inimigo para não perdermos a nossa vida. Se tal acontecer, voltamos até ao último ponto de gravamos e, tal como sucede nos jogos Souls, perdemos toda a nossa experiência, sendo que esta fica “agarrada” ao inimigo que nos derrotou. Para a recuperarem de volta, basta darem-lhe cabo do juízo. Esta vertente faz com que o combate seja por isso mais ponderado e cauteloso, mas não deixa de ser bastante bom e gratificante.

Técnicamente, o jogo apresenta uma enorme qualidade gráfica e sonora. Os personagens estão bastante reais e os planetas têm um nível de detalhe tremendo, existindo momentos em que nos sentimos verdadeiramente deste universo. Os efeitos sonoros também estão igualmente excelentes, com os actores que dão vozes aos personagens a fazerem um belo trabalho.

Star Wars Jedi: Fallen Order já está disponível para a PlayStation 4, Xbox One e PC.

Conclusão:

Um dos melhores jogos de Star Wars de sempre. Uma verdadeira experiência neste universo que é obrigatória para qualquer fã da saga ou para quem procura uma excelente aventura com um combate impressionante.