Analog & Unplugged – Wolfenstein: The Board Game

Os Nazis dominam a tua mesa de jogo. Desliga a consola e abre o caminho aos tiros pelo Castelo Wolfenstein, em modo analógico.

O mercado dos jogos de tabuleiro modernos não pára de crescer. Talvez pelo facto de vivermos imergidos num mundo digital, o retorno ao analógico tornou-se um fenómeno de popularidade. Um serão à volta da mesa com os amigos, a um ritmo mais tranquilo, entre conversas e gargalhadas, tornou-se extremamente cativante para os jogadores.

Não é, portanto, de estranhar, que as produtoras de videojogos, cada vez mais, entrem no mercado dos jogos de tabuleiro com os seus títulos mais famosos. Desde The Witcher a Fallout, não faltam exemplos.

Hoje, falamos de Wolfenstein: The Board Game.  A Archon Studio, em associação com a Bethesda, trazem-nos o projecto de Kickstarter desde jogo de tabuleiro onde, tal como nos videojogos da franquia, vais poder matar Nazis mecanizados e vilões desafiantes, pelos corredores do Castelo Wolfenstein. O Kickstarter está nos últimos dias e já superou em muito o valor pedido.

Wolfenstein: The Board Game é um jogo cooperativo para 1 a 4 jogadores, cada um controlando um herói diferente e com habilidades únicas, que funciona como um Dungeon Crawler.  Os turnos funcionam através de Action Points, com os jogadores a fazerem o que quiserem, pela ordem que quiserem, desde que tenham tempo. Andar, abrir portas, usar itens e matar nazis… tudo custa Action Points.

Enquanto vamos explorando o castelo, podemos ir completando missões paralelas… histórias escondidas no Castelo Wolfenstein, que nos oferecem escolhas moralmente questionáveis. Os jogadores têm de estar atentos ao nível de ruído que produzem, sobre o risco de atrair mais guardas sobre si. Matar nazis vai fazer crescer o nível de perigo e depois… já sabem: ALARM! ALARM! ALARM! O nível de perigo para os jogadores aumenta violentamente.

Para enfrentar os perigos e tentar furar pelos nazis como manteiga, cada herói tem 3 habilidades especiais, potenciais game-changers, que podem ser utilizadas se o jogador acumular Glory Points suficientes. Estes, refletem a valentia do herói e são conquistados a completar missões paralelas, usar itens especiais e matar nazis. Todas as armas no jogo têm 3 tipos de disparos associados, usando tipos de munição diferentes, pelo que, tal como no videojogo, a boa gestão de munições é essencial.

Wolfenstein: The Board Game oferece um modo de campanha de 10 missões, sendo que estas também podem ser jogadas individualmente. O objectivo final: matar Adolf Hitler em pessoa e salvar o mundo dos nazis.

Quase 30 anos depois… vais poder enfrentar novamente o Mecha-Hitler!!!

Não faltam no mercado dungeon crawlers, vários bastante bons e que são referências para todos os boardgamers. Wolfenstein: The Board Game vai ganhar muito pelo tema, tal como acontece com muitos dos videojogos que o antecederam na iteração pelos jogos de tabuleiro. Não duvido que os aficionados de Wolfenstein  não fiquem, no mínimo, com comichões para se sentar numa mesa, com os amigos, para uma sessão de matança desenfreada de nazis.

As mecânicas de jogo de Wolfenstein: The Board Game são sólidas e oferecem uma experiência de jogo gratificante, com boa profundidade de opções. Os componentes são bons, com um grande número de miniaturas, justificando o elevado valor do jogo.