Minor Spoiler Alert – Dragon Ball Super: Broly

Dragon Ball é uma franquia com bastantes anos de história, seja nas mangás, nos animes e videojogos. Conta ainda uma enorme diversidade de artigos de merchandising, como por exemplo estatuetas, onde muitas delas são autênticas obras de arte . A criação de Akira Toriyama, que conta com personagens carismáticos e que teve a sua estreia nas mangás em 1984, continua a ser um tremendo sucesso, sendo uma das obras nipónicas mais populares à escala mundial.

O foco deste novo filme (o vigésimo na história de Dragon  Ball) é em Broly, e para explicar de forma mais detalhada a história do sayajin lendário, o mesmo é dividido em duas fases distintas.  Numa primeira fase vamos descobrir as origens de Songoku, Vegeta, Frieza e do principal protagonista, Broly, com toda a narrativa a ocorrer em torno do Planeta Vegeta e do micro planeta Vampa. Depois destes eventos, já no tempo presente e bem depois da conclusão dos eventos do Torneio do Poder, onde o universo 7 e os restantes universos foram salvos graças ao desejo do Android 17, entramos na segunda fase do filme, onde a súbita aparição de Broly se vai tornar num enorme desafio para os dois super sayajins da Terra. Como tudo acaba? É melhor verem por vocês mesmos, pois a história é repleta de grandes momentos até ao ultimo minuto.

Mas o que seria de Dragon Ball sem as suas épicas cenas de “porrada”… e nesse campo, posso dizer que foram das melhores cenas de ação que vi num anime.

Dragon Ball é bem conhecido pelas suas explosões de energia, transformações constantes de Songoku e companhia, bem como as suas lutas que decorrem praticamente à velocidade da luz. Os efeitos visuais apresentados no filme vão de certeza capturar a atenção dos espetadores, da primeira à última cena. As personagens passam constantemente por transformações espetaculares (por exemplo, Super Saiyan e Super Saiyan God) e que certamente irão fazer as delicias dos fãs de longa data. A troca de murros, a forma como as personagens caem, como rolam, procuram brechas, como voam, bem como o uso dos respetivos poderes são incrivelmente nítidos e bonitos! Em algumas cenas são  utilizados modelos 3D dos protagonistas, que são usadas principalmente para os movimentos rotativos da câmara, e estão bastante bem executadas e irão de certeza impressionar.

Algo que pessoalmente gostaria de ter visto, era a inclusão dos restantes Z fighters. Quem não gostaria de ver o Piccolo (ele aparece sim, mas com muito pouco tempo de antena) a dar uma ajuda, por muito pouca que fosse. Ou então mesmo o Android 17, que muito protagonismo teve no Torneio do Poder e foi bem explorado o seu potencial para ser um defensor do planeta. Uma pena na minha opinião, mas em que nada interfere no resultado final do filme.

A versão nacional do filme conta com alguns dos atores da dobragem original da série animada.  Estão de regresso João Loy, que dá voz ao príncipe dos Super Sayajin, Vegeta, e Cristina Cavalinhos, que na versão portuguesa é a voz da Bulma. É com alguma pena que Henrique Feist, ator que empresta a voz a Son Goku em Portugal e que nós tão bem conhecemos, não estar presente na dobragem deste novo filme. Miguel Raposo foi o ator escolhido, e na minha opinião fez um bom trabalho, principalmente nas cenas de ação, onde se nota todo o empenho do ator. Por isso se voltar no futuro a emprestar a sua voz a Songoku, a dobragem portuguesa do icónico herói está bem entregue. Contudo e se são fãs da versão original em japonês…então já sabem o que esperar! Pessoalmente, acho que é a versão que deve ser vista, e digo isto sem tirar prestigio à dobragem nacional. Afinal de contas, Dragon Ball é de origem japonesa, e nada melhor que os seus atores para lhe darem um toque “especial”. Bom exemplo disso é o da Sra Masako Nozawa, que dá voz a Songoku (e não só no universo Dragon Ball) desde o primeiro episódio do anime.

Dragon Ball Super: Broly é um filme  para ver e rever! Está repleto de ação (praticamente do inicio ao fim), que juntamente com os seus visuais incríveis voltou a trazer um enorme hype ao universo Dragon Ball. Merece ser visto por todas as gerações de fãs de Dragon Ball, que de certeza só vão ficar a desejar por mais. Esse mesmo desejo já falta pouco para ser realizado, pois foi divulgado no passado dia 9 de Maio (Goku Day) pelo próprio criador, Akira Toriyama, que um novo filme de Dragon Ball Super chegará durante o próximo ano. Está quase!!!