SideFUT – Preview Packs, o surpreendente golpe (de génio?) da EA

Preview Packs. A EA surpreendeu-nos com a possibilidade de ver o conteúdo dos packs antes de os comprar. O que se está a passar?

Fomos todos apanhados de surpresa com funcionalidade temporária (ou será que não?) Preview Packs, que a EA anunciou para os packs comprados na loja, durante a promoção Festival of Futball. Podemos ver todas as cartas que estão dentro de cada pacote, antes de decidir se o vamos querer comprar ou não e de que forma (moedas ou FIFA Points). Para tal, basta carregar em Preview e o jogo mostra-nos a animação de abertura normal, como se o tivéssemos a comprar. Mas não estamos… ainda. Depois de analisar podemos escolher comprá-lo ou retroceder e ignorar que aquele momento aconteceu, sem gastar nada nele.

Os Preview Packs ficam disponíveis durante 24h, período após o qual, se não foram comprados, levam um refresh e um novo pacote, com novas cartas, fica disponível. Não podemos fazer preview a um novo pacote do mesmo tipo sem comprar o anterior ou sem esperar que este leve o dito refresh.

Preview Packs

Mas a EA está louca, perguntamos todos? O que ganham eles com estes Preview Packs, se é óbvio que só vamos comprar os bons? Mas é só uma benesse durante esta promoção, ou será que pode ser algo mais? Uma coisa é certa: os jogadores estão satisfeitos com esta novidade como nunca antes eu tinha visto nesta relação amor/ódio (mais ódio) que a comunidade de jogadores mantem com EA.

Mas vamos por partes. Isto pode ter muitas implicações futuras e convém dissecar bem esta bomba que nos foi largada em cima.

Convém não tirar do contexto o facto mais importante que pode estar por trás disto: a EA tem estado muito escrutinada, sobretudo no último par de anos, por causa das suas práticas de monetização do Ultimate Team. As chamadas loot boxes têm estado no alvo de muita gente, não só no FIFA, mas também nos restantes jogos que utilização esta forma de receitas adicionais, havendo processos judiciais a decorrer em vários países. Em causa está que este tipo de monetização terá, na sua estrutura, mecanismos idênticos ao do jogo num casino e deverá ser regulado como tal. Já foram aplicadas multas à EA e paira a ameaça em muitos países do jogo ser retirado ou de haver restrições de idade similares às aplicadas num casino.

Este paralelismo com um casino é legítimo e bem fundamentado, pois estamos a gastar dinheiro num conteúdo aleatório. Estamos a “apostar” o nosso dinheiro (real ou virtual) num resultado final que pode ou não ser positivo. E, como em tudo o que é jogo, “a casa ganha sempre” e, na esmagadora maioria dos casos, os conteúdos dos pacotes não valem o seu custo. Existe também o lado viciante do jogo. Todos conhecemos também as histórias de contas absurdas que aparecem nos cartões de crédito dos pais, de filhos que não conseguiam parar de abrir pacotes com dinheiro real, em busca da terra prometida.

Preview Packs

Ora, ao usar estes Previews Packs, uma coisa é certa: a EA está a eliminar as suas problemáticas loot boxes, sem ter de mudar nada na estrutura do seu Ultimate Team. Ao sabermos o conteúdo dos pacotes antes de os comprarmos, deixa de haver a variável jogo de sorte. Estamos a tomar uma decisão de compra informada. Sabemos o que estamos a comprar. Sim, é sorte na mesma, mas o gasto de dinheiro é só feito à posteriori, pelo que o produto comprado é conhecido e não aleatório.

Isto leva à questão “Serão os Preview Packs apenas uma benesse desta promoção ou é algo mais?” Eu acredito que a EA aproveitou este momento para testar as águas. A Team of the Season já acabou e o ciclo do FIFA 21 entra na sua fase descendente. O grosso do dinheiro de monetizações já foi feito e a EA pode dar-se ao luxo de servir-se desta fase do ano mais “morta” para testar o impacto dos Preview Packs no seu jogo. E testar porquê? Acredito que este pode ser o futuro do Ultimate Team, se os tribunais apertarem mais com a EA.

E como estará a correr o teste? Se a EA só passa a vender os packs bons, como é que vai conseguir fazer o dinheiro que fazia? Estas perguntas, nesta fase, só podem levar respostas expeculativas, mas algumas conclusões podemos tirar pelo impacto que os Preview Packs tiveram no mercado e na comunidade.

Primeiro, a comunidade recebeu muito bem isto. E uma comunidade feliz, só por si, é bom para o jogo, mantendo uma base de jogadores activos maior. Vi muitos relatos de pessoas que não abriam o FIFA há imenso tempo e foram ligar, de propósito para ver a sua sorte em packs. Sim, estou ciente que é o factor novidade. Não obstante, conseguimos facilmente extrapolar o que aqui aconteceu para um comportamento futuro. O entrar no jogo diariamente, só para ir ver o que os Preview Packs reservam e se vale a pena comprá-los, pode tornar-se uma nova rotina do jogador de FIFA. É mais um novo elemento a levá-lo ao jogo.

Depois e mais importante, o mercado crashou na sexta-feira. A segunda equipa da promoção Patch to Glory tem uma pool de jogadores muito superior à da primeira equipa. Contudo, estão bastante mais baratos. Estão, aliás, estupidamente baratos para a qualidade dos jogadores em causa. Isso levou a que outras cartas caíssem em preço, de forma a acompanhar o valor oferecido por estas novas cartas. E este crash aconteceu porque a oferta das novas cartas no mercado é enorme! E é enorme porque houve muitos mais packs que o habitual a serem abertos. E isso mostra o sucesso potencial deste golpe da EA.

Senão reparem: atrevo-me a dizer que a maioria dos jogadores não abrem packs da loja. A maioria não quer gastar dinheiro nisto e sabe que gastar as suas moedas em packs é prejuízo garantido. Mas se puder ver esses conteúdos antes, de borla, só é burro quem não for espreitar. E, de repente, de uma pool enorme de jogadores que não compravam packs, a EA passa a conseguir bastantes mais vendas. Quem é que não vai comprar um pack em que sabe que lá dentro está um jackpot?… E quem já faz grandes aberturas de packs, não vai deixar de o fazer porque o Preview Pack é mau. Se estivesse nos vossos planos abrir 10 packs iam deixar de abrir o primeiro, só por ser terrível?

Preview Packs

O que eu vejo a acontecer, caso isto seja implementado de forma definitiva, é haver muitas mais compras de pacotes com moedas do jogo. Isto porque podemos olhar para a coisa do ponto de vista do investimento. Se o pacote de cartas custa 50k e lá dentro temos um valor acumulado de, por exemplo, 80k, estamos a lucrar 30k. Este vai ser o pensamento de muitos jogadores que, antes, ignoravam quase por completo a loja.

Mas isso significa menos pessoas a comprar FIFA Points, certo? Talvez… mas talvez não. Imaginem que acabaram de comprar uma série de jogadores e têm a conta quase a zeros. Fazem preview a um pack e lá dentro está um CR7. Vão deixar passar a oportunidade porque não têm moedas para o pacote ou vão comprar uns FIFA Points para concluir a compra? Agora multipliquem este dilema por toda uma pool enorme de jogadores que dantes nem consideram comprar pacotes.

Se isto foi a EA a testar as águas para implementar isto no FIFA 22 ou se foi apenas um mecanismo para ser usado unicamente nesta promoção ou de forma mais pontual quando a EA quiser ser boa, para já não podemos concluir. O que sei, é que os Preview Packs só têm coisas boas para os jogadores. Se são suficientemente boas para a EA implementar, eles é que têm os números.

Mas, entre poderem ver-se obrigados a seguir por esta via ou o teste correr tão bem que este modelo até possa ser mais rentável, a implementação definitiva dos Preview Packs seria certamente muito bem recebida por todos e iria ajudar a diminuir a hostilidade perante uma empresa tida como gananciosa e manipuladora da sua base de jogadores.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.