SideFUT – Como começar o FIFA 22 Ultimate Team

É importante começar de forma eficiente o FIFA 22 Ultimate Team.

Este guia vai-te ajudar a criar uma boa base para chegares à tua equipa ideal mais rapidamente. Sem depender da sorte e sem gastar dinheiro em FIFA Points!  Na verdade, há uma série de coisas que podemos fazer para criar uma boa base de moedas, de forma a conseguir a equipa dos nossos sonhos, de forma completamente gratuita. Estas são as maneiras de iniciar o FIFA da forma mais vantajosa e eficiente:

WEB/COMPANION APP

Geralmente  entre uma a duas semanas antes do lançamento do jogo, fica disponível o acesso à Web App, no navegador da internet, e à Companion App, no telemóvel.

Estas aplicações permitem realizar a maioria das actividades de menu do jogo: criar equipas, usar o mercado e fazer desafios. Adicionalmente, só por entrar na aplicação dá recompensas todos os dias, variando entre pacotes bronze e pacotes de ouro ou 2500 coins.  No início do jogo, qualquer extra minúsculo é uma grande ajuda.

Captura de imagem da Web App do FIFA 21

Quando nos ligarmos a primeira vez no FIFA 22, iremos receber alguns packs de boas-vindas. Estes variam consoante o tempo que já temos o nosso clube. Alguém que jogue Ultimate Team com a mesma conta desde o FIFA 17, por exemplo, receberá mais e melhores packs que alguém que começou no FIFA 21.

Deves tentar vender tudo! E quando digo vender, é vender mesmo. A tentação de descartar rapidamente em troco de moedas é grande, mas, antes de o fazeres, tenta sempre vender primeiro, re-listando no mercado um par de vezes antes de descartar. Todo o dinheiro conta e a diferença entre vender e descartar, na primeira semana de FIFA, é importante.

A exceção pode ser se nos sair uma carta valiosa, de um daqueles jogadores que serão meta no jogo. Nesse caso, temos de avaliar a nossa disponibilidade para dedicar ao mercado. Vou conseguir pegar nessas moedas e rentabilizá-las imenso no mercado? Ou não tenho assim tanto tempo/vontade para me dedicar ao trading e é preferível guardá-lo, pois ele irá valorizar imenso nos primeiros dias de jogo? Sejam honestos convosco próprios para tomar essa decisão.

De seguida, vão querer ir aos desafios.

Todos os anos, os desafios de Foundation são sempre os mesmos. Completem o Let’s Get Started, para desbloquear novos e depois saltem o League and Nations Basics e League and Nation Hybrid e vão directos ao Hybrid Leagues e Hybrid Nations. Estes dois grupos mais avançados vão custar algo com 20-30k a completar mas os packs que oferecem em retorno são excelentes e ainda estou para conhecer uma pessoa que não tenha lucrado por os completar. No início do jogo muitas cartas são raras e valiosas, havendo até cartas de menos de 80 de rating que podem chegar perto dos 10k de valor. Cartas que, umas semanas depois, valem o seu preço de descarte. É a melhor altura do jogo para abrir packs e deles lucrar.

Contudo, nunca gastem todas as moedas que têm a completar estes desafios, na perseguição do jackpot! Vão completando estes desafios de forma racional, reservando de lado sempre uma boa quantidade de moedas para continuar a fazer trading. Não hipotequem o vosso progresso no FIFA 22 para apostar na sorte. Façam vocês a vossa sorte!

Objectivos avançados

Os requisitos para estes desafios avançados são os mesmos todos os anos, pelo que podem consultar antecipadamente e saber o que vão precisar. Alguns precisam de loyalty (jogador, pelo que ter já um plano para os abordar pode ser útil, mantendo alguns jogadores que nos saem em vez de os vender, já com o intuito de os meter nestes desafios.

Depois, é altura de meter as mãos no trading.

Tal como vocês, um mar de gente estará a tentar completar esses desafios avançados também. Está na altura de aproveitarem flutuações de preços nas cartas para comprarem jogadores que são necessários e venderem com lucro. Vão à página do Futbin, procurem as soluções para desafios e vejam quais os jogadores que estão recorrentemente a aparecer em várias soluções e tentem lucrar disso. Uma dica: a solução que aparece listada como a mais barata, não é realmente a mais barata, pois toda a gente está a vê-la e os jogadores que nela aparecem estão a ser comprados e a subir de preço. Interessa ir às soluções mais para baixo na lista, onde os jogadores ainda estão a preços “normais”. À medida que as soluções “mais baratas” vão actualizando os preços e ficando mais caras, aquela onde investimentos vai começar a aparecer no início da lista e os nossos preços a subir.

Mas mais sobre o trading lá para a frente, no artigo…

Aumentar as nossas moedas na Web/Companion App é algo que podemos ir sempre fazendo nos tempos livres do trabalho ou qualquer intervalo, sem ter de estar na consola, melhorando a nossa situação para quando o jogo for lançado. Habituarmo-nos a realizar as tarefas de menus nestas aplicações, deixando o nosso tempo de consola exclusivamente para jogar é, também, uma forma muito eficiente de optimizar o nosso tempo e a nossa conta.

EARLY ACCESS (EA PLAY)

Este é o único ponto deste artigo que envolve gastar dinheiro real. Mas é mínimo e as vantagens que trás são enormes.

Se tiveres subscrito o serviço EA Play, poderás jogar FIFA 22 até 10 horas (supostamente 20 horas em consolas da nova geração, este ano), em acesso antecipado, 1 semana antes do lançamento oficial. O ano passado, isso significou uns bons 5 dias antes dos acessos antecipados da pré-compra. Otimizar essas 10/20 horas para fazer o máximo de moedas possível a jogar e depois rentabilizá-las no mercado da Web App, até ao lançamento do jogo, é uma vantagem tremenda.

Este ano, é expectável que o acesso antecipado saia dia 22 de Setembro.

Dica importante: Não percas tempo com acções nos menus do jogo! Usa todos os teus preciosos minutos a jogar e deixa as acções de menu, como abrir packs, fazer trading ou completar desafios para a Web App. Assim, vais rentabilizar ao máximo o teu acesso antecipado. Deves também garantir que fechas a aplicação correctamente de cada vez que sais, em vez de a deixar “adormecida”, de forma a que o contador das horas que ainda tens disponíveis pare de contar.

Quanto mais cedo começarem, também mais baratos serão os jogadores, o que apresenta imensas oportunidades de negócio. Para dar um exemplo concreto, que nunca me esqueci: no FIFA 20, o Anthony Martial era muito popular na fase inicial do jogo. Ele custava 13k pela altura do EA Access, 22k quando entraram os jogadores das pré-compras, 30k no lançamento do FIFA e 62k 3 dias depois. Estamos a falar de uma valorização de quase 500%. Em 10 horas de jogo, conseguimos fazer bem mais de 13k, pelo que conseguimos fazer múltiplos investimentos.

O ano passado, ter tido o acesso antecipado do EA Access, permitiu-me ganhar, facilmente, mais de 250k adicionais na primeira semana de jogo e sem ter tido qualquer sorte nos meus pacotes.

Podes subscrever o EA Play apenas durante um mês, para colher estas vantagens por apenas 3,99€ e cancelar a subscrição. Não te esqueças é de cancelar a subscrição antes de entrar no segundo mês de utilização, de forma a não seres cobrado novamente.

PRIMEIRA EQUIPA / OBJECTIVOS INICIAIS

Monta a tua equipa com jogadores não negociáveis que tenhas, mesmo que sejam fraquinhos, não desperdiçando também os jogadores por empréstimo. Nos primeiros jogos, ainda não importa seres muito competitivo e teres liquidez para rentabilizar no mercado é mais importante.

Objectivos iniciais no FIFA 21

Com essa equipa, completa tantos objectivos quantos conseguires, sobretudo os iniciais, de forma a ir acumulando as recompensas. Todas as recompensas, no início, são importantes. Tanto os objectivos de fundação como o progresso de época, com XP ganho por completar objectivos de época, são formas excelentes de conseguir ajudas para o nosso arranque.

JOGAR SQUAD BATTLES

Começa por jogar Squad Battles. Pode ser uma seca, eu sei. Mas estás a usar uma equipa fraca, não faz sentido avançar já para o online. Assim, podes ir completando objectivos e conhecendo o novo jogo, habituando-te à nova realidade e fazendo os teus testes. Adicionalmente, nesta fase do jogo, é muito fácil conseguires chegar a um patamar de Ouro ou Elite, o que te dará excelentes recompensas no final da semana.

Isto é ainda mais obrigatório se estiveres a jogar nas 10/20 horas de acesso antecipado do EA Play. Se apontarmos para o acesso antecipado ser no dia  22 de Setembro, isso significa que estás à porta do fim-de-semana e podes conseguir ter o teu primeiro set de recompensas de Squad Battles no domingo, antes ainda do jogo ter sido lançado. As vantagens disso são auto-explicatórias e dão-te uma grande vantagem para abordar o mercado, durante a semana anterior ao lançamento do jogo.

INVESTIMENTOS DE MERCADO

Os primeiros dias no FIFA são um mar de oportunidades para fazer investimentos. Uma nota prévia: nunca invistam todas as vossas moedas! Os investimentos implicam ficar algum tempo à espera de colher frutos e, se ficarem sem liquidez durante todo esse tempo, não podem fazer trading. E trading, em que rapidamente vendemos para lucro um jogador recentemente comprado é muito mais rentável, se tiverem tempo para dedicar.

Dito isto, investimentos nesta fase muito dificilmente correm mal, pelo que o risco é mínimo. Isso acontece porque, invariavelmente, a maioria dos jogadores irão subir de valor até à primeira weekend league. Quanto mais cedo os fizermos, maior será a valorização.

Podem ainda  aproveitar para utilizar os jogadores onde investiram para montar em torno deles a vossa equipa, com a qual atacarão os primeiros jogos de Division Rivals. Assim, não ficam inutilmente parados no clube à espera de valorizar.

Alguns investimentos que, ano após ano, dão bons frutos:

1) Comprar as cartas de ouro dos jogadores que esperam que vão estar na promoção Ones to Watch. Se não estás dentro dessa promoção, são versões especiais de jogadores de mudaram de clube este  verão. Isto tem de ser feito antes do lançamento do jogo, pois a promoção começa logo no dia 1. Porque é um bom investimento? Ter uma versão especial da carta, logo no dia 1, significa que a carta de ouro não estará disponível nos pacotes e será muito rara, logo mais valorizada. Terá muita procura, até por ser uma carta nova num clube novo, mas baixa oferta. Alerto apenas para o facto de poder haver demasiado investimento nestas cartas, por ser um método muito popular, e poder já não dar tanto rendimento como o esperado, por isso mesmo.

2) Comprar cartas da primeira equipa da semana. A primeira equipa da semana é sempre muito rara. Isso acontece porque ela é lançada para o Early Access, ainda antes do jogo começar, e tem pouco fornecimento. Já sabem, quando a oferta é pouca e a procura está lá… Escolher aqui cartas que possam ser populares ou com potencial de serem usadas em soluções de desafios de equipa é importante. Aqui importa ter alguma paciência, pois podemos ter de esperar um par de semanas até a valorização ser significativa.

3) Aproveitar o crash do primeiro dia. Se entraste no jogo ainda no Early Access ou com a Pré-compra, podes tirar partido disto. O dia de lançamento do jogo é, talvez, o dia do ano em que mais pacotes são abertos, resultando num grande fornecimento de cartas para o mercado. Demasiada oferta para a procura, preços vão cair. Se tens investimentos feitos em cartas que estão disponíveis no mercado, vende-os no dia antes do jogo ser lançado e recompra-os, mais baratos no dia seguinte. Quer tenhas investimentos, quer não, aproveita para os fazer nesse dia. No dia 2, os preços já vão estar a subir novamente, recuperando a sua tendência de crescimento acentuado.

… E DEPOIS, ACIMA DE TUDO, TRADING

É assim que multiplicamos todas as moedas ganhas. Comprar por um valor e vender por mais, gerando lucro. Quanto mais nos dedicarmos ao trading, mais frutos colhemos. E aqui, o melhor mesmo é usarmos a web app, para não nos roubar tempo de consola. Façam-no nos tempos mortos do trabalho, nos intervalos das aulas, nas deslocações de transportes públicos, na casa de banho ou quando tiverem a levar uma seca de alguém. Há duas formas de o fazer:

1) Identificar os jogadores mais populares para as equipas iniciais. Jogadores de ligas populares, transferências novas, jogadores rápidos… há aqui muitas variáveis, interessa perceber quem vai estar em quase todas as equipas iniciais no FIFA 22. Jogadores da Premier League costumam ser os que mais valorizam, por ser a liga mais popular. Um jogador destes pode ser uma pechincha nas primeiras duas horas de acesso à Web App e depois disparar, quando os jogadores já têm dinheiro e começam a comprar as suas equipas. E mesmo depois, estes são jogadores que têm tendência a ficar cada vez mais caros até ao lançamento do jogo e cujos preços vão oscilar bastante.

Aproveitem essas mesmas oscilações. Há horas do dia que um jogador pode estar a sair no mercado por 1700 moedas, por exemplo, para, mais tarde, o seu preço estar a rondar 2200 moedas. Geralmente, os jogadores são mais baratos de manhã cedo e atingem o seu pico de valor durante a tarde, com mais jogadores online.

Contudo, os mais populares podem não ser as melhores apostas, por haver mais traders no mercado atentos a eles. Escolher alguém mais discreto, mas com boa procura, pode ser o jackpot. O ano passado, por exemplo, fiz muitas moedas com o Hermoso, do Atlético de Madrid, um defesa central com 79 de velocidade, o que é fantástico para o início do jogo. Aproveita o site Futbin, que te dá o valor dos jogadores e gráficos com as suas oscilações. Aqui não há jogadores certos para escolher. É importante cada um de nós fazer a sua pesquisa e escolher os jogadores que lhe estão a dar mais lucro. Define uma lista de 10 a 12 jogadores que achas que podes fazer trading com e vai rodando entre eles.

2) Snipping. Este termo aplica-se a um método de conseguir comprar jogadores pelo seu BIN (buy it now), a preços mais baixos que o seu valor, nos poucos segundos que estão no mercado. É preciso alguma paciência, mas o potencial de lucro é enorme. Há sempre pessoas que colocam jogadores no mercado sem ter noção do seu preço real e pode-se pescar autênticas pechinchas. Para fazer isso, recomendo que definam filtros de pesquisa, que permitam estar a tentar vários jogadores ao mesmo tempo, melhorando as vossas hipóteses de lucrar. Por exemplo, lembro-me bem no FIFA 20, que pesquisar por jogadores brasileiros do Everton permitia-te comprar tanto o Richarlison (4400 moedas) como Bernard (3700 moedas). Colocar um BIN máximo de 3400 moedas, permitia-te lucrar sempre, independentemente que quem caísse na rede, sendo que, ocasionalmente, algum Richarlison também era comprado, dando-te um lucro maior. Pesquisa, encontra o teu filtro que apanhe 2-4 jogadores com valores similares e tenta a tua sorte. Se tiveres alguns minutos nesse filtro sem conseguir comprar ninguém, é porque muitos podem estar a tentar o mesmo que tudo. Procura outro filtro que esteja a funcionar melhor.

Isto tudo dá trabalho? Sim! Mas vais ficar satisfeito por colher os resultados e fazeres a tua própria sorte. E muito disto podes fazer na web app, sem roubar tempo de jogo na consola. Boa sorte!

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.