Submerged: Hidden Depths é um jogo diferente. E faz dessa diferença uma virtude.
(Artigo escrito em Português do Brasil)
Dias há que estamos fartos daquele clássico jogo de corrida, ou dos tiroteios online com os amigos e até daquele velho beat´n´up no qual o boss final é um pesadelo de vencer… para essas ocasiões, por sorte, há games pensados para nos fazer relaxar enquanto divertem, para além do visual incrível que nos hipnotiza.
Criado pela Uppercut Games utilizando a engine Unreal 5, trata-se de um relaxante jogo de exploração em terceira pessoa, totalmente ambientado num mundo assustadoramente belo de água e ruínas. A aventura é vivida na pele de dois irmãos, uma rapariga determinada a usar sua maldição para o bem e um rapaz determinado a não deixar que sejam destruidos.
Navegamos pelas tranquilas águas azuis e espumantes enquanto vasculhamos partes das ruínas da cidade submersa em busca das sementes de sua salvação e de itens que vão esclarecendo sobre a história do jogo e garantindo upgrades visuais, das ferramentas e do barco que o transporta no jogo.
Aldeias misteriosas se agarram às pontas dos arranha-céus em ruínas, remanescentes da cidade que está afogada logo abaixo. Criaturas enigmáticas percorrem o rastro enquanto seu barco quebra as ondas e nas profundezas tesouros perdidos brilham entre a escuridão crescente.
A versão testada foi a de PC (STEAM) que correu bem a 1080p (fullHD) e otimamente bem a 720p (HD) com a qualidade gráfica setada no HIGH mesmo numa modesta máquina Ryzen 5 4600G com gpu integrada. Alguns bugs e travamentos aleatórios que não acontecem em outros games, mas como ainda se trata de uma versão provavelmente em fase final de desenvolvimento, devem ser aplicados patches e updates que vão tornar a versão final bem mais estável.
O que mais gostei:
- história cativante de dois irmãos perdidos que se ajudam para salvar o mundo onde vivem
- os itens a caçar pelas ruínas são bem posicionados e os desafios equilibrados, sem frustrar
- usando uma luneta para observar o cenário ativa-se os checkpoints, um convite à exploração
- itens colectados rendem upgrades visuais e da embarcação
- sistema de teletransporte entre partes ja exploradas do mapa
- animais e pontos de interesse marcados no mapa desvendam os mistérios da história
- visual incrível (deve ser ainda mais se forem activados recursos como raytracing)
- jogo leve, relaxante e no melhor estilo puzzle, sem morte ou riscos aos personagens
O que menos gostei:
- sistema de uso da luneta e de localização no mapa um tanto confusos no começo do jogo
- navegação do barquinho pelo mapa é um tanto lenta no começo (depois melhora com os upgrades)
- movimentação dos irmãos é bastante lenta e um tanto irritante mesmo estando a correr
- falta de um modo cooperativo (2 players online ou offline) que pudessem explorar o mapa juntos
- travamentos e erros gráficos aleatórios (bugs) na versão PC (Steam) testada
Diversão leve, apropriada a todas as idades, recomendo para quem gosta desse género mais casual light. Se tivesse um modo cooperativo seria um jogo espetacular para passar horas com amigos, namorada, irmãos ou família explorando os segredos dessas profundezas ocultas!
Em breve para todas as plataformas PC (Epic Game Store e Steam), Playstation 4 e 5, todos os Xbox e Google Stadia. GG – good game a todos!
Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉