TSW 3 banner

Train Sim World 3 – “Para os aficionados dos comboios” | Análise

Como grande fã de jogos de simulação, não poderia perder a nova entrada de um dos melhores simuladores de comboios que existe no mercado. Train Sim World 3 já está disponível, e vamos então saber se mantêm a qualidade dos jogos anteriores. 

Já sigo a série Train Sim World da Dovetail Games desde o primeiro jogo de 2018, e fiquei bastante satisfeito quando soube que iria ser lançado o terceiro jogo este ano, e o facto de estar disponível no Game Pass Ultimate é um “bónus” bem agradável. 

Estava convicto que depois de jogar os dois jogos anteriores, seria capaz de me lembrar de como fazer um comboio movimentar-se. Estava obviamente enganado, pois nem sequer sabia como dar uso aos travões… e até mesmo abrir as portas das carruagens…, portanto achei melhor dar uso ao tutorial, que nos ensina tudo passo a passo. E para cada locomotiva, existe um tutorial específico, por isso é recomendado que completem cada um deles, pois estarão mais à vontade sabendo como cada uma delas opera. 

Depois de ter passado pelos tutoriais intensivos, não demorou muito para que eu estivesse no lugar do maquinista, preparado para cumprir os horários e seguir com precisão as regras do “código dos carris”. A premissa do jogo é muito simples, iremos operar vários tipos de locomotivas, que irão transportar não só passageiros aos seus destinos, mas também diversos tipos de mercadorias, por rotas com diversos quilómetros de extensão. 

TSW 3 - UK Train

Na versão standard de Train Sim World 3 vão encontrar três rotas distintas (com diversas sub-rotas), localizadas em três locais diferentes do globo. Podemos então viajar até à Califórnia, nos Estados Unidos, para completarmos os 130 quilómetros da rota Cajon Pass, enquanto operamos o “monstro” ES44C4, que precisa até de uma escada para se chegar ao banco do maquinista. Esta autêntica “besta” facilita o trabalho na hora de transportar qualquer carga pesada e está preparada para lutar contra as altas temperaturas e condições adversas do Cajon Pass. 

Também podemos visitar a Alemanha, e aqui iremos encontrar a rota mais longa de todos os jogos Train Sim World. São 186 quilómetros de ferrovia, que ligam Schnellfahrstrecke Kassel a Würzburg, e para chegarmos ao destino em menos de nada iremos operar o extremamente rápido ICE-1. Esta rota é das mais bonitas de se fazer, ora não estivéssemos a viajar pela Alemanha, repleta de áreas verdes. 

A terceira rota disponível, vai levar-nos até ao Reino Unido, e confesso que é a rota que mais gosto de fazer. Aqui a versatilidade e a precisão dos tempos modernos combinam-se no Classe 395, o comboio mais rápido da Grã-Bretanha, que atinge 225 quilómetros por hora. Uma autêntica bala! 

TSW 3 - cajon pass

Verdade seja dita, a Dovetail Games sabe o que está a fazer com a série Train Sim World, e isso denota-se neste novo jogo. Como é habitual, cada um dos comboios estão com um detalhe impressionante, seja dentro da cabine ou fora dela. E existe bastante para se fazer, desde experiências guiadas, rotas com horários reais que temos que seguir à risca e alguns cenários com desafios para enfrentarmos. Com tanto que fazer, podemos passar horas e horas nos carris, a desfrutar das viagens. Até podemos planear as nossas próprias rotas usando para isso o criador de rotas que está presente, e para quem quer dar uso à imaginação, podemos também criar as nossas próprias liveries e compartilhá-las com todo o mundo. 

À medida que vamos jogando em cada cenário/rota, iremos acumular pontuação com base no nosso desempenho. Para alcançar as melhores pontuações, temos de fazer cumprir os limites de velocidade, chegar e partir das estações dentro dos horários e certificar que paramos em cada plataforma com um posicionamento decente. Ao aproximarmo-nos das plataformas, iremos ver uma marcação que nos indica onde precisamos parar, e convém parar na área verde, pois se paramos na área vermelha da plataforma seremos penalizados na nossa pontuação. 

TSW 3 - ICE 1

Em termos visuais Train Sim World 3 teve um upgrade significativo, e uma das primeiras coisas que saltam à vista nesse departamento são os efeitos climáticos. Os céus parecem incrivelmente realistas e quando nós estamos no meio de uma tempestadem, por exemplo, parece que estamos realmente lá, com efeitos de iluminação bem detalhados, não esquecendo a chuva a bater nas janelas do comboio de forma bem realista e complexa (a velocidade que o comboio vai afeta os efeitos da água da chuva). Também se nota que as estações estão mais movimentadas no que toca a passageiros, especialmente em estações como St. Pancras no Reino Unido. Mas convinha haver mais diversidade de passageiros, pois existem imensos passageiros duplicados. 

Na componente de áudio nota-se também um grande empenho por parte da Dovetail Games, desde os barulhos das estações repletas de gente, os altifalantes a anunciar a chegada dos comboios, passando pelos sons de trovoada e chuva, não esquecendo claro os sons dos comboios que passam por nós a alta velocidade. Tudo conjugado cria um ambiente bem imersivo e realista. 

TSW 3 - cockpit

De referir ainda que todo o conteúdo e progresso do Train Sim World 2 (caso o tenham claro) podem ser transportados para o novo jogo, tudo através de um prompt muito simples no início do jogo. Train Sim World 3 está disponível para a Xbox One, Xbox Series S/X, Playstation 4/5 e ainda para PC, para já apenas em formato digital, pois a versão física para as consolas chegara apenas no último dia de Outubro. 

Conclusão:

Train Sim World 3 foi feito para um mercado muito específico de jogadores, portanto, se por ventura não se deixam “encantar” com a ferrovia e não gostam de operar comboios, provavelmente não vão achar o jogo interessante. Já os veteranos ficarão certamente encantados e vão de certeza sentar-se no lugar do maquinista durante horas a fio. Este terceiro jogo da série Train Sim World é mais uma grande oferta no leque de jogos de simulação atualmente disponíveis.