Electronic Arts adiciona 6 novas patentes de acessibilidade

Antes do Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, a 3 de dezembro, a Electronic Arts anunciou que foram adicionadas mais seis patentes à sua promessa de patentes de acessibilidade.

Lançada pela primeira vez em agosto de 2021, o compromisso proporciona aos concorrentes e programadores livre acesso a patentes e tecnologia relacionadas com acessibilidades, como parte do compromisso contínuo da EA com o jogo positivo e a redução ou eliminação do maior número possível de barreiras ao acesso nos videojogos.

As adições deste ano à promessa facilitam o envolvimento de mais jogadores com um videojogo ou dispositivo. Inclui uma patente que cobre um sistema de machine learning para melhorar a experiência e o desempenho de um jogador. Esta tecnologia permitirá aos jogadores com deficiência descobrir configurações de acessibilidade que melhor respondam às suas necessidades.

Também está incluída a tecnologia que utiliza sequências de feedback háptico para comunicar a um jogador tanto o conteúdo exibido num ecrã, como opções de menu ou caracteres de jogo, como selecionar cada item. A promessa abrange ainda tecnologias que tornam mais simples para os jogadores usar a sua voz para interagir com videojogos.

Outra patente abrange a tecnologia já utilizada no FIFA Mobile, que fornece aos jogadores um joystick virtual que se move com base na posição do polegar do jogador num ecrã tátil. A sexta patente baseia-se nas patentes de daltonismo, prometidas no ano passado, e é um sistema de diagnóstico que utiliza objetos no jogo para identificar automaticamente a condição de um jogador e ajusta as definições de acessibilidade conforme necessário.

As tecnologias inaugurais de promessa de patente de acessibilidade do ano passado incluíam o popular Sistema de Ping de Apex Legends, que permite aos jogadores comunicarem através de simples inputs de comando. Também foram incluídas tecnologias patenteadas que detetam e modificam automaticamente as cores, brilho e contraste num jogo para melhorar a visibilidade de objetos com luminosidades semelhantes, permitindo aos jogadores perceberem melhor e interagirem com o conteúdo.

O compromisso de patentes de acessibilidade baseia-se em iniciativas anteriores, incluindo o lançamento do portal de acessibilidades da Electronic Arts, onde os jogadores podem aprender sobre as funcionalidades de acessibilidade nos jogos da Electronic Arts, partilhar preocupações e fazer sugestões de melhorias.