Revelado EA Sports FC 24 – o que ficámos a saber

Num evento de revelação ao estilo da Apple, a EA levantou a cortina sobre EA Sports FC 24.

Este ano, para o anúncio do primeiro título da nova marca, após separação com a FIFA, a Electronic Arts precisava de caprichar e não desiludiu. Em Amsterdão, para uma plateia cheia de criadores de conteúdo, várias pessoas importantes da estrutura revezaram-se para revelar o EA Sports FC 24.

Entre palestras ao estilo de Steve Jobs e com aparições de nomes como Luís Figo, Didier Drogba, Ronaldinho, Alex Scott ou Erling Haaland, tivémos as primeiras impressões sobre o que esperar da nova iteração do mais jogado simulador do “The World’s Game”, termo com que a EA posiciona o futebol.

O que ficámos a saber?

Confirmadas as parcerias e licenciamentos

A EA mantém para o EA Sports FC 24 os licenciamentos e parcerias com ligas e competições, renovando ainda com a UEFA Champions League, pelo que toda a autenticidade que marcou o jogo sobre a chancela FIFA irá manter-se no novo título.

Futebol masculino e feminino vão partilhar o campo

Vai ser possível jogar com estrelas do futebol masculino e feminino na mesma equipa e isso vai ser revolucionário no modo Ultimate Team. As jogadores femininas receberão o exacto mesmo tratamento que os seus colegas masculinos, tanto na disponibilidade em pacotes como integração em campanhas, SBCs e objectivos. A nível de rating também se espera estarem equiparadas. Para quem goste ou não desta inclusividade, será a nova realidade do jogo. A pool de jogadores disponíveis para construir a nossa equipa aumenta consideravelmente.

Hypermotion V e Playstyles+

EA Sports FC 24 vai dar continuidade à utilização da tecnologia de captura de animações Hypermotion, agora na sua versão “V”, que utiliza dados volumétricos de mais de 180 jogos profissionais do futebol masculino e feminino para refletir o movimento do mundo real no jogo de uma forma alegadamente mais fiel do que nunca. Por aqui não temos grandes novidades, mas esperamos sempre que isso se reflita em animações mais fluídas e realistas.

A grande novidade está nos Playstyles+, que dão aos jogadores capacidades únicas que e tornam a sua forma de jogar mais autêntica. A EA apresenta esta funcionalidade, possível através da Opta, como uma dinâmica que vai além dos atributos e das notas gerais dos jogadores, dando-lhes habilidades distintivas, que reflitam a sua forma de jogar real. O exemplo usado foi a de uma jogadora marcando um Finesse Shot de longe, só possível através do seu Playstyle, pois a habilidade regular não seria suficiente. Parece funcionar como os traits, mas promete ser mais personalizado e diferenciador para cada jogador. Lembra-me também a forma como funcionam os Badges no NBA 2k.

Evoluir jogadores do Ultimate Team

Pela primeira vez, no Ultimate Team, iremos ter a possibilidade de evoluir jogadores, melhorando o seu rating, habilidades e playstyles, de forma a manterem-se competitivos ao longo do ano, transformando-se em verdadeiras lendas do nosso clube. Podemos ainda evoluir o aspecto das suas cartas, tornando-as ainda mais únicas para o nosso clube. Esta é uma novidade há muito pedida pela comunidade de jogadores e chega agora ao EA Sports FC 24.

Capa e Data de Lançamento

Ja vinha sendo um rumor e confirma-se: Erling Haaland será a capa do EA Sports FC 24, jogo que será lançado a 29 de Setembro para todas as plataformas, com um acesso anticipado a partir de 22 de Setembro para quem adquira a Ultimate Edition.