EA Sports WRC – Exigente quanto baste | Análise

Será possível a Electronic Arts dominar o mundo dos jogos de desporto brevemente? Eu diria que estão no caminho certo, e a mais recente adição ao seu portfólio é o EA Sports WRC, o jogo oficial do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, que já está disponível para Xbox Series S/X, Playstation 5 e também para PC. 

Apesar de ter EA Sports no seu nome, quem nos produz este jogo é a Codemasters, que está muito bem acostumada a jogos de ralis, não fossem eles os criadores de diversos nomes de peso, como os jogos Dirt ou os já icónicos jogos da série Colin McRae Rally. Portanto, isto é a mesma coisa que dizer que a licença do WRC está muito bem entregue. 

Eu sou grande entusiasta de jogos de corridas mais virados para a simulação, mas jogar qualquer título de rali sempre foi para mim um grande desafio. Depois de muito tempo, muita paciência e a customizar o meu setup ideal, finalmente consegui encontrar o meu estilo de condução no EA Sports WRC. Uma das coisas que mais achei interessante no jogo da EA, foi que ele apresenta tutoriais bastante explicativos de como temos que controlar o carro em diferentes tipos de situações e de estradas. Até existiam tutoriais similares assim em jogos anteriores do WRC, mas neste novo jogo os tutoriais diria até que são quase obrigatórios, pois é aqui que podemos errar e voltar a tentar até atingirmos a “perfeição”. 

Assim, desde que comecei a jogar e a estudar os carros, traçados e como reagir em diferentes tipos de terrenos (asfalto, neve e terra), pude perceber a complexidade do jogo da EA, que não consiste apenas em velocidade, mas em muita técnica, reflexos e controlo. São muitas coisas para pensar ao mesmo tempo é certo, contudo, isso torna a experiência de jogo ainda mais incrível e imersiva. Porém, posso já adiantar para os fãs menos apreciadores de simulação, que o jogo tem uma série de opções que o deixam mais fácil de ser jogado, excluindo assim boa parte das coisas que um simulador exige. Nota-se o cuidado que a EA teve para agradar a todas as audiências, e que assim continue em futuros jogos. 

Um dos modos onde certamente iremos passar uma boa parte do tempo é no modo carreira. Aqui poderemos tentar a nossa sorte nas três categorias do campeonato do mundo, o WRC Júnior (recomendo começarem aqui), o WRC2 e claro o WRC.  

ea sports wrc

De engenheiros a companheiros de equipa, o jogo permite a criação de equipas de rali totalmente customizáveis. Podemos, portanto, contratar funcionários, fazer escolhas de calendário, ajustar todos os pequenos detalhes mecânicos dos carros, personalizar a pintura… enfim, temos o poder de fazer muita coisa. Desta forma, o modo permite-nos ser um autêntico “construtor” se assim o posso dizer, visando ter o melhor carro da história, e não é uma tarefa nada fácil diga-se.

São todos estes fatores juntos que me dão ânimo e que me levam a dar continuidade a jogar, sobretudo com escolhas de opções mais próximas da simulação. Já tive por exemplo uma perda total de veículo (no rali de Portugal ainda por cima), e tudo devido a uma curva mal feita, e só pude assistir o carro a ir por uma ribanceira abaixo. Se podia ter reiniciado a classificativa? Podia sim, mas gosto de jogar o mais real possível. Concluindo, a EA Sports criou um modo carreira bem apelativo e que nos dá muitas e boas horas de jogo. 

O jogo também nos apresenta outros modos, como o Moments, onde é possível reviver momentos do passado (bem como alguns mais recentes) do Campeonato do Mundo de Ralis. Este modo é ideal para conduzir uma coleção de carros muito diversificada, e tem um gosto ainda mais especial quando se trata de carros clássicos. Temos ainda o modo multiplayer, que está também interessante, pois podemos fazer parte de clubes que permitem-nos juntar a diferentes grupos de jogadores e criar campeonatos onde podemos entrar ao longo de diferentes dias. Também temos ainda o modo time trial e ainda o modo Championship, que é basicamente o modo carreira sem toda a preocupação de gerir a equipa, basta escolher a classe que queremos entrar e o respetivo carro. 

Como referi anteriormente, o jogo tem três tipos de terreno, terra, neve e asfalto, cada um com características bem específicas, aumentando ainda mais o nível de realismo. Desta forma, a cada tipo de terreno, deveremos escolher pneus e configurações específicas para ter maior controlo. Tenho de mencionar que conduzir no asfalto por vezes é preciso um pouco de habituação, pois os níveis de aderência podem ser traiçoeiros. Os modelos das condições atmosféricas também apresentam desafios interessantes que nos farão fazer pensar duas vezes de como vamos abordar as diferentes provas. 

Não posso deixar de mencionar que o jogo também traz uma novidade que irá ser do agrado de muitos fãs, que é a de construirmos o nosso próprio carro. É possível então criarmos carros de três categorias diferentes (WRC Júnior, WRC2 e WRC), desde os diferentes sistemas e componentes do carro, assim como diversos elementos visuais e técnicos (assento, volante, entre outras coisas). Este novo sistema integra-se muito bem no modo carreira, dando-nos a capacidade de criar uma equipa bastante competitiva independentemente da classe do carro que construímos. Ao longo da carreira completamos ainda alguns objetivos que nos irão fornecer novos componentes com diferentes níveis de durabilidade e fiabilidade. 

 

Quanto a aspetos menos bons, diria que o sistema de danos precisa de alguns ajustes. Mesmo com os danos definidos para modo de simulação, as mazelas que o carro fica depois de um acidente bastante aparatoso são mais dignas de uma simples batedela a menos de 50 km/h. Também denoto algum screen tearing quando jogo com carros mais rápidos e mais concretamente quando faço curvas a grande velocidade, o que por vezes chega a ser um pouco incomodo para os olhos. Também é de lamentar a inexistência de super-especiais…, mas pronto.

Visualmente EA Sports WRC é um jogo competente, bastante bonito, com ambientes bem imersivos, mas que não fazem suar a PS5. Na componente sonora, façam o favor de ter o som bem alto, e se possível liguem a uma soundbar ou equivalente, pois é um verdadeiro festim para os ouvidos. O som dos motores, o estrondo das máquinas ao atravessarem os diferentes tipos de terrenos e o feeling de potência que transmitem são simplesmente notáveis. Cada curva, cada pisar no acelerador é acompanhado por um som genuíno que acrescenta uma camada extra de adrenalina ao gameplay. 

Conclusão:

EA Sports WRC consegue ser o melhor jogo do campeonato mundial de ralis que já joguei, e já joguei bastantes. O modo de carreira interessante, bem estruturado e imersivo, aliado ao modo de construção dos nossos carros, oferece uma componente single player bem motivadora. Traz ainda mais de 70 carros do WRC para serem conduzidos, em ambientes bem construídos e bonitos, não esquecendo ainda o enorme trabalho sonoro, que é de uma excelente qualidade. Se são fãs de ralis ou simplesmente curiosos, vale (e muito) a pena dar uma chance ao novo jogo da Codemasters.